this is an h1

this is an h2

Fri Apr 17 17:23:46 BRT 2020
Inovação | RECURSO TECNOLÓGICO
Dicas para o uso de tecnologias nas escolas

Muitas escolas estão se adaptando para o uso de novas tecnologias no ensino à distância. Conheça algumas dicas para ser bem-sucedido nesse processo.

· Atualizado em 17/04/2020
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O isolamento físico e o fechamento das escolas, necessários para o controle da pandemia do novo coronavirus, forçaram a implantação do uso de recursos tecnológicos para interação online da comunidade escolar e continuação das atividades educacionais.

O desafio é ainda maior para escolas que não se utilizavam de recursos digitais online em seu cotidiano. Nesse sentido, algumas escolas terão mais condições de suportar experiências digitais do que outras, mas nem por isso podemos deixar de pensar em estratégias para tentar diminuir diferenças. De qualquer maneira, a escola deverá fazer um plano de contingência imediatamente.

Compartilhamos, abaixo, algumas dicas de Marina Lopes (Porvir), Luciana Allan (Instituto Crescer) e Laurel Schwartz (Edutopia): 

Dica 01 - Atenção às políticas públicas e anúncios oficiais. Fique atento se as diretrizes vêm acompanhadas da clareza sobre a formalidade do cumprimento dos dias letivos. 

Ministério da Educaçã (MEC) o divulgou que irá publicar uma portaria para permitir que escolas da educação básica substituam aulas presenciais por aulas a distância por um período de 30 dias, que poderá ser prorrogado.

Dica 02 - Estabeleça parceria com as famílias. Envolva-os desde o início do plano e mantenha uma comunicação clara e constante.

Dica 03 - Verifique se todos os professores têm dispositivos para utilizar em casa, caso contrário, é possível que a escola empreste os equipamentos? E no caso dos estudantes, é possível que eles levem os equipamentos da escola para casa em regime de empréstimo?

Dica 04 - Definidos os objetivos pedagógicos, avalie a usabilidade e os recursos multimídia. Nessa etapa, é importante que você desenvolva intimidade com o material, para que esteja seguro ao apresentá-lo para os alunos.

Dica 05 - Programe uma atividade por dia com bastante intencionalidade, deixe as regras claras e vá aumentando a carga horária gradativamente conforme perceber o amadurecimento da turma.

Dica 06 - Tecnologia não funciona da mesma forma para todas as faixas etárias. Utilize tecnologia de acordo com cada segmento, para fortalecer o trabalho pedagógico de acordo com as necessidades de desenvolvimento de cada idade. Também não podemos esquecer da inclusão de estudantes com qualquer tipo de deficiência física ou intelectual.

Dica 07 - Promova atividades também em papel para que os estudantes não fiquem o tempo todo na frente do computador ou do smartphone. As orientações podem ser dadas online, mas as atividades podem ser desplugadas e, depois de finalizadas, fotografadas, filmadas ou digitalizadas para serem compartilhadas com os colegas e docentes.

Dica 08 - No horário letivo, a sugestão de é que os professores estejam online em softwares de comunicação instantânea, como o Skype, WhatsApp e Zoom, para atender e interagir com os alunos em tempo real enquanto estão estudando e fazendo suas lições de casa, o que irá trazer maior conforto aos pais e alunos na medida em que diminui a sensação de isolamento.

Dica 09 - Segurança. Observe o tempo de exposição à tela, navegação assistida, requisitos de privacidade e proteção de dados.

Dica 10 - Preserve a saúde mental dos professores e gestores. Uma dica importante é não exigir que professores estejam conectados por muito tempo nem para atividades profissionais e nem em navegação especulativa. É preciso estabelecer horários de atendimentos e respeitá-los. Os professores não podem ficar à disposição de estudantes o tempo todo. Faça conferências regulares e coloque o assunto da saúde emocional na pauta para falar sobre como está sendo o processo para todos os envolvidos.

Dica 11 - Para evitar que os alunos se dispersem navegando online, uma recomendação importante é que todos os arquivos sejam disponibilizados em um único repositório online, como por exemplo o One Drive, evitando compartilhar links, o que pode levar a dispersão.

Dica 12Melhor ainda se a instituição puder organizar um LMS (Learning Management System) ou, em português, uma plataforma para gerenciamento de turmas a distância, onde em um único lugar é possível compartilhar documentos, montar uma agenda, interagir em fóruns, criar enquetes, gerenciar turmas etc. Há inúmeros recursos, mas no Brasil o Moodle continua sendo uma das opções mais conhecidas e utilizadas.

Dica 13 - Muitas plataformas abertas estão disponíveis e podem ser utilizadas para aulas virtuais, como o próprio Microsoft Office 365, o Google Classroom, oTrello e tantos outros softwares direcionados para organizar reuniões, no caso aulas, fazer upload e download de arquivos, gravar vídeos ou áudios, criar grupos, fazer pesquisas, produzir jogos e várias outras atividades que permitirão criar novos formatos de ensino e aprendizagem online. 

Dica 14 - O Instituto Crescer disponibiliza diversos materiais que ajudam os professores na utilização das novas tecnologias como ferramentas educacionais, como os disponíveis nos Guias Crescer em Rede, que podem ser baixados gratuitamente. Vale a pena conferir!

Para conhecer aplicativos, softwares e plataformas leia o artigo Melhores tecnologias de interação educacional em tempos de isolamento.

 

Escrito por Vanessa Lima, colaboradora do Sebrae/SP.
Foto de William Iven no Unsplash.

_________________________________

Referências:

ALLAN, Luciana. Recursos Educacionais. Disponível em: https://sites.google.com/view/luciana-allan/recursos-educacionais?authuser=0.

ALLAN, Luciana. Como a tecnologia pode ajudar nossas escolas a vencer o Coronavírus? Disponível em: https://exame.abril.com.br/blog/crescer-em-rede/como-a-tecnologia-pode-ajudar-nossas-escolas-a-vencer-o-coronavirus/.

LOPES, Marina. Plataformas liberam recursos para escolas fechadas durante pandemia do coronavírus. Disponível em: https://porvir.org/plataformas-liberam-recursos-para-escolas-fechadas-durante-pandemia-do-coronavirus/.

SCHWARTZ, Laurel. What Teachers in China Have Learned in the Past Month. Disponível em: https://www.edutopia.org/article/what-teachers-china-have-learned-past-month.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?