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Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE MERCADO
Dicas para superar os desafios de acesso no setor de artesanato

Ao criar parcerias, empresários e artesãos podem elevar suas vendas e conquistar novos espaços de atuação.

· 09/11/2015 · Atualizado em 17/02/2023
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Com a expansão da consciência ambiental e a constatação de que a identidade e a cultura local impulsionam processos criativos e de inovação, investir na comercialização de produtos artesanais é uma excelente oportunidade para pequenos empresários.  

Além de valorizar a cultura local, o artesanato é um segmento que tem na sua natureza a sustentabilidade como vertente. Emprega mão de obra de pessoas da própria comunidade, faz uso de matérias-primas naturais e contribui para a preservação de técnicas e conhecimentos tradicionais.

A técnica utilizada, a originalidade dos produtos criados, e a produção manual são aspectos que tornam o trabalho artesanal único e apreciado por um público cada vez maior.

Porém, apesar de todas essas vantagens, é ainda grande o número de artesãos que enfrentam muitos desafios de acesso ao mercado.

Entre alguns desses desafios, podem ser listados: falta de recursos para investir; dificuldade em estabelecer parceria; dificuldade de acessar diretamente o consumidor; sazonalidade e falta de iniciativa empreendedora. 

Muitas vezes, o artesão tem dificuldade de entender que ele é o principal vetor para alavancar seu negócio. O fato de ser ele o criativo, o que tem o domínio da técnica, muitas vezes herdada, a partir de uma tradição passada de geração em geração, dá a ele todos os elementos para fazer do produto artesanal um objeto de desejo e cheio de história.

Uma dica para atrair vendas é enaltecer essa história, baseada na vivência do artesão.

Outra dica que pode ajudar a superar os desafios identificados, é estabelecer parcerias com pessoas que possam transformar positivamente esses pontos de fragilidade do negócio. 

Parcerias

Formalizar parceria pode ser bastante lucrativo para as duas partes envolvidas, porque cada um entra com sua expertise, visando complementar talentos para melhorar os resultados do negócio. 

O parceiro lojista é uma interface que aproxima o artesão de um público maior de consumidores. Ao mesmo tempo, cria oportunidades de inserção dos produtos em outros segmentos, como o corporativo, por exemplo. 

O lojista é aquele que estará focado na venda e, que por isso, sua experiência pode não só facilitar as vendas dos produtos dos artesãos, como também impulsionar o crescimento do negócio. 

Além disso, o lojista estará o dia todo ouvindo os desejos dos clientes. Isso é muito positivo, pois ajuda o artesão no processo de criação de novos produtos, com as dicas e demandas dos clientes passadas para os lojistas. 

Confira as dicas que podem ajudar você a entender como ir atrás de uma parceria para seu negócio:

  • Parceiros interessantes podem ser, por exemplo: estabelecimentos como hotéis, pousadas, prefeitura e lojas;
  • Pesquise sobre sua futura parceria para mostrar que tem conhecimento sobre ela;
  • Apresente os benefícios trazidos com a parceria;
  • Prepare um material sobre seu trabalho para apresentar para o parceiro;
  • Mantenha suas redes sociais atualizadas com fotos atraentes dos seus produtos e também do processo de confecção dos objetos.
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