this is an h1

this is an h2

Thu Mar 02 22:47:59 BRT 2023
Inovação | INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS
Drawback é incentivo para conquistar o mercado internacional

Micro e pequeno empreendedor pode comprar insumos com desoneração de impostos. Conheça o drawback.

· Atualizado em 02/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O mercado externo traz muitas oportunidades para o micro e o pequeno empreendedor, melhorando sua competitividade e aumentando os seus lucros. Essas empresas podem, inclusive, aproveitar o benefício do drawback, que é um regime aduaneiro que oferece às empresas exportadoras a possibilidade de compra de insumos com a desoneração de impostos. 

De origem inglesa, a palavra drawback significa reembolso dos direitos alfandegários, que resulta em um benefício de natureza fiscal.  O objetivo desse regime é proporcionar redução nos custos dos produtos vendidos ao exterior, que assim terão maior competitividade com similares de outros países.  

O empreendedor tem ainda como vantagens a redução de custos dos seus produtos, a possibilidade de acesso a produtos e serviços no exterior, bem como o registro das operações de forma eletrônica no Siscomex e informações consolidadas das operações de importação e de exportação.  

Incentivo  

Publicada em 13 setembro de 2022 no Diário Oficial da União, a Portaria Conjunta nº 76 da Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (Secint) e da Receita Federal do Brasil (RFB) traz como principal novidade a permissão para que as micro e pequenas empresas optantes pelo Simples Nacional – com receita bruta anual de até R$ 4,8 milhões – possam utilizar os regimes de drawback suspensão e isenção. Isso garante aos empreendimentos a compra no exterior com suspensão, isenção ou alíquota zero de tributos incidentes sobre itens utilizados ou consumidos em suas exportações.  

Modalidades  

O micro e pequeno empreendedor tem bons motivos para exportar e abrir muitas portas para o sucesso. 

Conheça as vantagens do regime drawback nas suas três modalidades:  

Drawback suspensão – permite a isenção do pagamento dos tributos incidentes na importação de matérias primas, componentes e produtos intermediários, com o compromisso futuro de exportar o produto finalizado.  

Drawback isenção – a modalidade possibilita a isenção ou redução de tributos incidentes na importação ou aquisição doméstica de mercadoria equivalente à empregada ou consumida na industrialização de produto previamente exportado, para reposição de estoque.  

Drawback restituição – é aplicado aos casos em que as empresas tenham pago os tributos na importação de insumos, que deram origem a um produto que foi exportado, e não deseja repor tais insumos. 

Condições  

Para usufruir dos benefícios do drawback, as empresas precisam cumprir algumas exigências:  

  • Possuir Certidão Negativa de Débitos ou Certidão Positiva de Débitos com Efeito de Negativa;  
  • Podendo ser do Lucro Real, Presumido e Simples Nacional;  
  • Operar sistematicamente no comércio exterior;  
  • Agregar valor aos produtos;  
  • Realizar uma das operações: Transformação; Beneficiamento; Montagem; Renovação ou Recondicionamento; Acondicionamento ou Recondicionamento.  

Oportunidade  

O Sebrae ajuda a sua empresa a conquistar novos mercado. Conheça os conteúdos exclusivos e prepare-se para realizar o sonho de conquistar o mercado internacional. 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?