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Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
E-commerce apresenta boas oportunidades de negócios para franquias

Um dos segredos para ampliar a atuação das franquias e outros modelos de negócio é aproveitar o alcance do e-commerce

· 24/04/2023 · Atualizado em 12/07/2023
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O comércio eletrônico, conhecido como e-commerce, refere-se à prática de compra e venda realizada por meio de sites na internet. Na era digital, cada vez mais pessoas usam o ambiente virtual para atividades cotidianas, incluindo o comércio de produtos e serviços. Por isso, essa modalidade pode trazer novas oportunidades para sua franquia.

Antes de definir como vender os produtos da sua franquia na internet, é preciso conhecer cada categoria de e-commerce para entender qual delas é mais adequada ao seu negócio. Acompanhe:

1. Business to Business (B2B) - Ocorre quando as vendas são entre empresas e geralmente envolvem comércio de insumos ou matéria-prima. Este modelo é ideal para as franquias que atendem outras empresas.

2. Business to Consumer (B2C) - É o e-commerce de vendas de empresas para consumidores, sendo ideal para quem vende direto para pessoas físicas. Dentro desta categoria, estão as empresas varejistas de eletrodomésticos, móveis e eletrônicos. A maior vantagem competitiva do modelo B2C é a concorrência de preços e benefícios como frete grátis.

3. Business to Administration (B2A) - Este modelo, por sua vez, engloba vendas entre um negócio e a administração pública. Para uma franquia vender para o governo, é preciso estar rigorosamente de acordo com a legislação trabalhista e fiscal para conseguir participar de licitações.

Diferença entre e-commerce e marketplace

Muita gente confunde o conceito de e-commerce com marketplace, pois ambos são comércios eletrônicos. Enquanto o e-commerce refere-se ao comércio realizado por uma empresa em um site da sua própria marca, o marketplace é uma forma de vender on-line por meio de uma plataforma comum que também oferece espaço para outras empresas.

Para as franquias, a melhor opção é desenvolver o seu próprio e-commerce, com padronização da rede e a identidade da marca.

Como o e-commerce pode ajudar as franquias

Tanto consumidores quanto empresários podem se beneficiar das vantagens proporcionadas pelo comércio eletrônico. Nos últimos anos, as plataformas de compra on-line evoluíram significativamente e se tornaram mais seguras, o que tem incentivado cada vez mais pessoas a optarem por realizar compras por meio de seus dispositivos eletrônicos, como computadores e smartphones. Confira os principais benefícios:

  • Baixo custo em relação a lojas físicas, que exigem espaço físico e funcionários fixos.
  • Maior acessibilidade, visto que a loja on-line fica aberta 24 horas por dia e pode ser acessada de qualquer lugar do mundo.
  • O e-commerce permite melhor gestão do comportamento dos consumidores, visto que as informações são acessíveis em poucos cliques.
  • Processo de venda facilitado, principalmente se a marca estiver indexada em sites de busca.
  • Atendimento automático por meio de ferramentas como perguntas e respostas mais frequentes (FAQ).
  • Gestão de estoque simplificada pela automatização.
  • Marketing assertivo, com base em banco de dados criado a partir da coleta de informações sobre o comportamento dos clientes
  • Maior visibilidade da marca em diferentes locais.
  • Presença em diferentes canais de venda.

Loja física, e-commerce e PAP: como gerenciar

Se você tem uma franquia, saiba que combinar as estratégias de vendas em lojas físicas, e-commerce e revendedores porta a porta (PAP) pode trazer grandes vantagens competitivas. Uma possibilidade, por exemplo, é o sistema “Clique e Retire”, que permite ao consumidor comprar online e retirar o produto na loja. O e-commerce, por sua vez, pode oferecer promoções exclusivas para incentivar a compra online. Já o PAP pode se concentrar em áreas geográficas específicas ou em produtos que sejam mais adequados para vendas porta a porta.

A integração das lojas da marca com o canal de e-commerce e o PAP facilita as vendas e melhora a experiência do cliente, que não experimenta a frustração de ir até a loja e não encontrar o produto necessário.

Para integrar as modalidades com maior eficiência, é fundamental investir em estratégias de cooperação entre loja física, e-commerce e revendedores porta a porta, a exemplo do que faz O Boticário.

Saiba quais são algumas ações esperadas:

  • Comunicação unificada entre todas as partes envolvidas, que devem estar alinhadas quanto à comunicação da marca, promoções e ofertas.
  • Preços consistentes em todos os canais para evitar conflitos.
  • Oferta de treinamento e suporte a franqueados e revendedores PAP para que eles compreendam e promovam adequadamente os produtos e serviços da marca.
  • Integração tecnológica em todos os canais de venda, com oferta de informações em tempo real.
  • A melhor experiência do cliente, com compra consistente e de alta qualidade em todos os canais. 
  • Estratégia omnichannel que abranja todos os canais de venda e explore as vantagens de cada um deles.
  • Parcerias e colaboração entre franqueados, revendedores PAP e a equipe de e-commerce, com compartilhamento de informações sobre as melhores práticas, promoções conjuntas e programas de incentivo que beneficiem todas as partes envolvidas.

Ao implementar as estratégias corretas, é possível alinhar todos os canais de venda e garantir que eles trabalhem juntos para promover sua marca, aumentar as vendas e oferecer uma experiência de compra positiva aos clientes.

Se você deseja melhorar suas vendas e ampliar seus negócios, o Sebrae oferece uma série de produtos e serviços que podem ajudar nessa jornada. Não deixe de conferir e descobrir como podemos ajudá-lo a alcançar seus objetivos.

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