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Inovação | INOVAÇÃO EM COMÉRCIO ELETRÔNICO
E-commerce: invista em variedade e praticidade para o Dia das Mães

As lojas virtuais precisam oferecer, além de boas promoções, produtos exclusivos, preços diferenciados, facilidade no processo de compra e entrega pontual.

· 05/05/2017 · Atualizado em 17/04/2023
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O Dia das Mães, celebrado no segundo domingo de maio, é sinônimo de demonstração de carinho e afeto pela figura materna. A tradição de presentear as mães colocou a comemoração na segunda posição entre as datas que mais movimentam as vendas no comércio brasileiro, perdendo apenas para o Natal.

As empresas que querem usar a comemoração para impulsionar as vendas devem estar atentas, principalmente, às tendências que acompanham o gosto do público a cada ano. Por isso, uma preparação para impulsionar suas vendas nesse período é mais que necessária para aumentar os lucros. Seja no comércio, indústria ou serviços, antecipar o ciclo de vendas e diferenciar-se é fundamental para que sua ação tenha sucesso.

O que as pessoas buscam?

Os presentes para o Dia das Mães podem – e devem! – ir além do combo tradicional: flores + chocolates. De acordo com o Google, perto da data, roupas, calçados e assessórios lideram a lista de palavras mais buscadas na plataforma, sendo essa, então, uma oportunidade para as lojas desses segmentos, que podem apostar em promoções e em maneiras de diversificação de valor.

Além disso, a tecnologia também conquistou seu espaço nas listas de desejos, tanto para presentear quanto para ser presenteado. Enquanto as mães mais modernas estão interessadas em produtos eletrônicos, quem busca por presentes tende cada vez mais a enxergar o e-commerce como uma opção prática para comprar esses produtos.

Invista no e-commerce

A maior vantagem do e-commerce é que o ambiente virtual permite que os clientes visualizem os produtos, coloquem em seus “carrinhos”  e efetuem o pagamento exclusivamente no ambiente on-line, sem sair de casa. Isso tudo faz com que o consumidor gaste menos tempo com pesquisa de preços e com restrições de horários das lojas, já que os produtos estão disponíveis 24 horas por dia. A praticidade é o maior atrativo desse tipo de comércio.

Para quem quer inovar, mas ainda gosta das tradições, o caso da floricultura Flores Online pode servir de inspiração. No ano 2000, Clóvis Souza, dez anos após a fundação da sua primeira loja física, sentiu a necessidade de expandir seu negócio. Na época, o e-commerce começava a ganhar espaço no Brasil, e ele viu ali a oportunidade de crescer com o uso da internet, tornando-se o primeiro no mercado de flores on-line do Brasil.

Em pouco tempo, a ideia ganhou o gosto do público e, com um faturamento girando em cerca de R$ 20 milhões, segundo o proprietário, a Flores Online é considerada um dos maiores casos de sucesso do segmento.

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Agregue valor ao site

No e-commerce, a qualidade visual do site é fundamen tal e deve ser considerada por quem deseja abrir esse tipo negócio ou pensa em aperfeiçoar o layout de sua loja virtual. Uma boa apresentação inclui cores coerentes, imagens de boa resolução e uma forte identidade visual, de forma que o consumidor reconheça a cara da sua loja.

Com a adoção de práticas gerenciais, é possível diminuir custos, agregar valor à imagem da empresa, atrair novos clientes e fidelizar aqueles que conhecem o negócio. Para iniciar uma loja no e-commerce, mesmo que a ideia seja uma microempresa, é possível inspirar-se nos grandes modelos de negócio. Para isso, separamos dois casos de sucesso para que você possa se inspirar:

Netshoes

A Netshoes, empresa ganhadora do Prêmio BR Week em 2016, a maior premiação nacional para o varejo brasileiro, iniciou suas atividades em 2000, com dois sócios, dois vendedores e apenas uma pequena loja física. Os sócios resolveram, então, investir no e-commerce que, em pouco tempo, tornou-se 70% do faturamento da empresa. Por esse motivo, as lojas físicas foram fechadas e um deu-se inicio a um processo de melhor estruturação das lojas on-line.

A partir do momento em que a Netshoes adotou o meio on-line como única forma de comércio, seguiu-se uma sequencia de fatos que fizeram o site alcançar o reconhecimento atual. Todo o processo não foi simples, mas, é possível apontar medidas determinantes para o sucesso e que podem ser adotadas por todos os tipos de empreendimentos que desejam apostar na internet.

Atendimento inteligente

A Netshoes preza pelo rápido atendimento e pela boa impressão perante os consumidores. O site disponibiliza boas fotos, layout interativo, tabela de medidas e garante troca grátis, importante para o comércio on-line de vestuário. Além disso, 100% das reclamações feitas à loja são atendidas em torno de 24h, um tempo muito melhor do que o de outras grandes lojas, que levam de cinco a sete dias para responder seus consumidores. Adotar essas práticas é tarefa fácil, basta apenas o empresário dedicar parte do seu tempo para escutar os clientes.

Planejamento e logística

Entre os principais elogios à Netshoes, está a rapidez na entrega de seus produtos, assim como a segurança do processo, que inclui desde a embalagem até a possibilidade de rastreamento da mercadoria. Para que isso seja possível, o site busca estreitar sua relação com os parceiros de logística, como os Correios. Mas, para uma pequena empresa, é possível começar optando por meios de entrega mais rápidos, mesmo que custem um pouco mais ou, até mesmo, pela contratação de uma transportadora confiável.

Entenda o público

Desde o seu início, a empresa emprega maneiras de descobrir o que recomendar para quem compra e visita seu site, personalizando a experiência de cada consumidor. A ideia é que, além de aumentar as vendas, essa ação permita que o relacionamento com o cliente seja estreitado, fidelizando-o.

Dafiti

Variedade

A Dafiti, hoje, trabalha com mais de 800 marcas e possui cerca de 80 mil produtos espalhados por diversas categorias, que vão de acessórios e roupas até decoração. Esse fato faz com que o cliente encontre de quase tudo em uma única loja, poupando tempo. Para um pequeno negócio trabalhar com tamanha diversidade, é difícil e desnecessário, mas é possível escolher apenas um segmento e buscar a maior variedade de opções dentro dele, apresentando sempre uma novidade ao consumidor.

Promoções

Uma das principais características da loja são as promoções. Sejam três pares de tênis pelo preço de um ou na compra de dois vestidos, o terceiro sai de graça, as promoções são o que mais chamam a atenção na página principal da loja. E, devido à boa divulgação de tais anúncios nas redes sociais, fica difícil resistir a, pelo menos, clicar nos banners que direcionam à loja virtual, atraindo novos clientes.

Preços atraentes, variedade e entrega rápida são os principais desejos do cliente que compra no e-commerce, tornando mais fácil o sucesso de uma loja virtual.

Ficou interessado? Aqui você encontra toda a informação necessária para começar e aprimorar um negócio no e-commerce.


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