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Tue Aug 30 11:39:57 BRT 2022
Mercado e Vendas | VENDA
É dono de uma loja de construção? Expanda seu negócio para o on-line

Descubra como escolher uma boa plataforma de vendas, organizar seus produtos e viabilizar o crescimento de sua loja para quem prefere comprar sem sair de casa.

· Atualizado em 30/08/2022
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Para quem busca um meio alternativo para expandir seus negócios, as vendas on-line podem ser uma excelente opção. Após o período de lockdown, durante a pandemia do coronavírus, diversas lojas tiveram que se reestruturar para manter o seu funcionamento.

Com isso, houve um aumento nas vendas por meio das plataformas digitais e do e-commerce (lojas virtuais). Assim, se você é um microempreendedor no setor de construção, saiba como alavancar o seu negócio com o auxílio da tecnologia.

Como começar?

Em primeiro lugar, é necessário analisar a quantidade de produtos que a sua empresa oferece. Na sequência, liste algumas informações importantes, como os tipos de material que você vende, as marcas, o seu nicho e a média de valores.

A depender das respostas, você irá escolher qual a melhor plataforma para catalogar os produtos e elencar as informações necessárias para o cliente.

Escolha a plataforma certa

A escolha do ambiente digital onde irá expor o seu trabalho é de suma importância, pois é a partir dela que você irá construir a identidade visual do seu negócio no universo on-line. Para isso, realize uma pesquisa de mercado, avalie os custos de manutenção, analise a sua concorrência e estipule o seu diferencial.

A plataforma Google Meu Negócio, por exemplo, foi criada para empresas de médio e pequeno porte.  Ela conecta possíveis clientes às empresas cadastradas mediante a consulta do comprador no Google.

Também existem diversas outras possibilidades de sites, como o Wix, o Shopify e o Ebax Beep.

Organização e clareza

Independentemente da plataforma que você escolher, uma coisa é fato: para facilitar o momento das compras, o consumidor precisa estar seguro de qual produto irá adquirir. Com o objetivo de melhorar esse processo, organize a distribuição de suas mercadorias em seções no menu para que a identificação seja facilitada pelas categorias.

Além disso, devem estar relacionadas na descrição todas as informações sobre os produtos anunciados, incluindo marca, cor, tamanho, profundidade e funcionalidade. E, ainda que as fotos de divulgação devam enfatizar o produto, o cenário de fundo também deve ser atrativo e conversar com o item divulgado.

Comodidade

Ao optar por realizar uma compra on-line, o freguês busca por comodidade - senão, iria à loja física. Nesse caso, contribua para que a experiência do seu cliente seja satisfatória com algumas dicas práticas:

  1. Ofereça opções de pagamento diversificadas, como cartão de crédito, Pix, depósito bancário ou boleto.
  2. Possua um canal de comunicação com curto prazo de resposta - algo como um chat ao vivo, um número corporativo que atenda WhatsApp e mensagens instantâneas.
  3. Tenha um padrão de embalagens e opte por algo que seja resistente e funcional.
  4. Disponibilize serviço de entregas e retiradas presenciais  ao , dando ao seu cliente o poder de escolha. Em caso de entrega, certifique-se de como será feita e quais são os prazos mínimos e máximos de chegada.
  5. Peça um feedback, pergunte se o produto chegou bem e se atendeu a necessidade e/ou expectativa do cliente. Com a autorização dos clientes, desenvolva uma área de feedback para aumentar a credibilidade do seu empreendimento.

Conteúdo adicional

E que tal se, além do seu site, você ainda tivesse uma plataforma simplificada para notificar seus clientes sobre os produtos? Um canal no Telegram ou uma página no próprio Instagram são bem pertinentes para avisos pontuais, como ofertas, saldões e novos produtos.

Se houver disponibilidade, você também pode produzir conteúdos que despertem curiosidade ou incentive seus clientes a consumir materiais de construção. Indicações de reforma ou decoração de ambientes, conectadas aos produtos que você tem disponíveis, são uma ótima opção.

Invista em conhecimento

O universo do e-commerce não é para amadores, então invista em capacitação e conhecimento para aproveitar tudo da melhor forma e gerar crescimento para a sua loja virtual. Para quem não tem nenhuma experiência na área, um curso básico de informática ou fotografia pode ser de grande ajuda.

Saber manusear o celular, operar fotos e gerenciar mídias é primordial para administrar sua loja de construção on-line, bem como atentar para tendências e selecionar o que pode ser utilizado no seu ramo.

Conteúdos de multimídia, como fotos, vídeos e GIFs, costumam chamar mais atenção e gerar engajamento. Por outro lado, textos longos demais não são atrativos, pois, na era digital, quanto mais direto e breve você for, maiores as chances de ser alcançado por outras pessoas.

Segurança

Para garantir a proteção dos seus dados, não permita o acesso às contas da sua loja por muitas pessoas nem em muitos dispositivos diferentes. Opte por senhas fortes (com números, letras e símbolos) e tenha um antivírus instalado no seu computador e smartphone.

Para ter sempre o controle de todas as vendas, emita selo de segurança nas páginas de pagamento e realize o fluxo de caixa diário com relação ao que for vendido on-line.

Para continuar aprendendo mais sobre esse tema, não deixe de conferir os artigos do Sebrae que abrangem desde a estrutura básica de uma loja de material de construção a dicas de como montar uma loja de material de construção.


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