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Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Earned media: como conseguir mídia espontânea para sua empresa

Conheça boas-práticas de earned media para obter mais clientes para o seu negócio.

· Atualizado em 23/12/2022
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Earned media ou mídia ganha é um conceito essencial para o planejamento de marketing digital. Isso porque refere-se a toda exposição orgânica de uma marca. Ou seja, são canais, mídias ou plataformas que não são próprios da sua empresa, mas que você consegue influenciá-las e ser indicado, sem precisar pagar por isso. 

Além do earned media, é possível ter owned media ou mídia própria, como site, loja on-line ou blog. E a paid media ou mídia paga, que são as campanhas de anúncios, sejam eles tradicionais em rádio e TV ou nas redes sociais. 

Earned media é feito por outros canais de comunicação, como a imprensa, seus clientes e as comunidades virtuais, por exemplo. Mas, para que eles falem sobre o seu negócio ou produto, é preciso planejamento e estratégia. 

Uma empresa deve considerar o earned media porque ele gera tráfego orgânico sem altos investimentos. É a indicação boca a boca que, muitas vezes, é mais eficiente do que outras formas de divulgação. 

Boas-práticas

Você desenvolve earned media quando, por exemplo, influenciadores ou pessoas comuns recomendam sua marca ou produto. Eles produzem conteúdo espontaneamente, seja porque gostaram do seu atendimento, produto ou serviço. Mas, eles precisam conhecer o seu negócio, antes de tudo. E aí entra a estratégia. 

Outro exemplo de earned media é quando você consegue espaço nos canais de mídia tradicionais, como jornais, rádios ou televisão. Ocorre por meio de entrevistas ou participações em eventos, reportagens ou programas. Assim, você ganha autoridade e faz networking. Nesse caso, o trabalho pode ser feito por meio de uma assessoria de imprensa, que faz com que o seu negócio ganhe relevância e autoridade para ser incluído na mídia tradicional.

Avaliações em sites como Trip Advisor, Mercado Livre, Google Meu Negócio (Perfil de Empresa) também são boas oportunidades para você criar sua reputação e fortalecer sua presença on-line. Nessas plataformas, as pessoas realizam avaliações espontâneas, que são vistas por outros consumidores e que influenciam a decisão de compra em muitos casos. 

Para conseguir tudo isso, o ideal é que o empreendedor crie conteúdo autêntico e de alto valor para o cliente, respondendo suas dúvidas e dores. Para facilitar o compartilhamento do seu conteúdo, produza formatos de qualidade e atrativos, como vídeos, que têm alto poder de compartilhamento.

Você também pode inserir um call to action (CTA) no final dos seus posts ou texto no blog, orientando e incentivando seu público a comentar e compartilhar aquele conteúdo. Lembre-se de colocar botões de compartilhamento via e-mail, redes sociais, WhatsApp visíveis e próximos das suas publicações. 

Além disso, tenha como preocupação oferecer uma experiência de compra única e otimizada. O atendimento, inclusive no pós-venda, pode ser fator determinante para a sua estratégia de earned media. Conquistando e fidelizando seus clientes, você também está ganhando promotores da sua marca. Em tempos de internet e redes sociais, a recomendação de outros consumidores, sem dúvida, faz diferença nas vendas. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Confira 4 dicas para usar o conteúdo do seu cliente nas mídias sociais

A importância da assessoria de imprensa para micro e pequenas empresas


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