this is an h1

this is an h2

Fri Nov 11 18:14:43 BRT 2022
Mercado e Vendas | DEMANDA DE CONSUMO
Eco-hotelaria: sustentabilidade e ótimos negócios

O mundo exige cada vez mais negócios sustentáveis. Aderir à eco-hotelaria mantém você antenado com essa realidade. E oferece um grande diferencial no mercado.

· Atualizado em 11/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Cresce, em todo o mundo, a exigência de compromisso dos negócios para com a sustentabilidade, por conta de riscos graves como a degradação ambiental e o aquecimento global. Essa exigência atinge em cheio a cadeia econômica do turismo, cuja matéria-prima, afinal, são os patrimônios naturais e culturais.

Assim, os empreendedores da área hoteleira, não importa a classificação ou o porte de seu estabelecimento, devem estar atentos às normas de sustentabilidade, incorporando-as ao seu dia a dia. Por exemplo, adotando a economia de água, reciclagem de resíduos sólidos ou o apoio a projetos sociais.

Compromisso e bons negócios

Além de estar em dia com as normas legais, isso irá fazer com que você responda às demandas dos clientes e de toda a cadeia do turismo, e, também, com que crie um ambiente de trabalho agradável para seus colaboradores.

O compromisso com a sustentabilidade é, ainda, um diferencial importante de mercado. Apresentar selos de compromisso social ou ambiental em sua comunicação, por exemplo, transforma-se em um fator de atração (e fidelização) de turistas conscientes, que não se importam de pagar um pouco mais por uma hospedagem que respeita a natureza e as pessoas.

FAVORITAR
Botão favoritar

Por onde começar?

O caminho mais simples é conhecer – e seguir – as principais normas brasileiras de sustentabilidade da indústria hoteleira. Veja alguns exemplos:

  • ABNT NBR ISO 15401:2006 – Abrange requisitos ambientais, socioculturais e econômicos básicos para o desenvolvimento de uma gestão sustentável dos meios de hospedagem, usando como referência em seu processo de estruturação o Ciclo PDCA (planejar, fazer e/ou executar, checar e agir);
  • NIH 54:2004 – Norma Nacional para Meios de Hospedagem: requisitos para a sustentabilidade. Desenvolvida pela Instituto de Hospitalidade (IH), em colaboração com o Conselho Brasileiro de Turismo Sustentável (CBTS); 
  • ABNT NBR ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental – Requisitos: Reconhecida em nível internacional, estabelece um sistema de gestão ambiental praticável por todas as organizações, independentemente do porte;
  • ABNT NBR ISO 26000 – Diretrizes sobre Responsabilidade Social. Tem como foco o desenvolvimento da responsabilidade social corporativa, de modo que as empresas incorporem considerações socioambientais em seus processos decisórios e responsabilizem-se pelos impactos de suas decisões e atividades sobre a sociedade e o meio ambiente.

Seu estabelecimento pode também seguir diretrizes internacionais de sustentabilidade na indústria hoteleira, o que dará destaque ainda maior para o negócio. Confira: 

  • Green Key e Blue Flag – Prêmios criados pela Foundation for Environmental Education (FEE), reconhecendo os empreendimentos turísticos de excelência no campo da responsabilidade ambiental;
  • Global Sustainable Tourism Council – Entidade que propõe um caminho de construção de um planejamento empresarial que leve em conta questões sociais, econômicas, ambientais e culturais;
  • Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) - Programa que reconhece as edificações construídas do zero com práticas sustentáveis, desde a concepção do projeto até a manutenção;
  • GreenLeaders do TripAdvisor – Índice que reconhece hotéis e pousadas com práticas ecologicamente corretas em todo o mundo. Leva em conta itens como reaproveitamento de lençóis, monitoramento do consumo de energia, reciclagem de resíduos sólidos, iluminação com eficiência energética, tratamento de esgoto e presença de estações de recarga elétrica.
FAVORITAR
Botão favoritar

Eco-hotéis no Brasil

Já há dezenas de estabelecimentos em todo o Brasil que podem ser classificados como eco-hotéis. O Hotel Cantos das Águas, localizado em Lençóis (BA), na Chapada Diamantina, foi construído em 1986 já com uma postura sustentável. Ele destaca-se pelo aproveitamento da iluminação natural e a preservação do rio que corre ao lado do estabelecimento. 

Já o Mabu Resorts Foz do Iguaçu (PR) foi o primeiro resort do país a receber o selo de sustentabilidade da ABNT. O hotel substituiu os geradores movidos a energia elétrica e a diesel por fontes de energia renováveis, o que representou uma queda de 39% no consumo. E o Cambará Eco Hotel, de Cambará do Sul (RS), entre outras iniciativas, realiza a compostagem do lixo, tratamento de efluentes e reaproveitamento da água da chuva. Também prioriza a aquisição de produtos locais.

Agora é sua vez: vamos mergulhar fundo na onda da eco-hotelaria?

Para auxiliar e incentivar a implementação da sustentabilidade nos meios de hospedagem, como um diferencial competitivo no mercado, o Sebrae coloca à disposição dos pequenos negócios vários cursos e produtos.

FAVORITAR
Botão favoritar
Saiba mais no Sebrae

Responsabilidade social empresarial: curso online 

Empreendedor de sucesso: curso por WhatsApp

Gibi: Sustentabilidade em meios de hospedagem


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?