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Thu Mar 02 16:14:46 BRT 2023
Inovação | MELHORIA DE PRODUTO
Elevator Pitch: como apresentar seu negócio ou ideia em segundos

Conheça os formatos de pitches e veja como otimizar seu elevator pitch.

· 03/02/2023 · Atualizado em 02/03/2023
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Provavelmente, você já precisou apresentar o seu negócio ou uma ideia para outras pessoas, não é mesmo? Mesmo se preparando, fazer essas apresentações não é uma tarefa fácil.

E se você tiver poucos minutos para falar da sua ideia a um possível investidor, enquanto encontra-o, casualmente, em um elevador? O conceito "Elevator Pitch" (Pitch de Elevador) vem dessa situação.

Antes de mais nada, o que são pitches? São apresentações rápidas e diretas sobre uma ideia, produto ou serviço. A intenção é convencer a outra parte a aderir a um objetivo, que pode ser, por exemplo, a formação de uma parceria, uma venda, a implementação de algum projeto interno, uma proposta de emprego ou a captação de investidores.

A ideia é apresentar sua empresa, valores e o diferencial, mas de forma sucinta. É possível perceber que, em muitos momentos, o empreendedor precisa transmitir sua mensagem de forma rápida, mas convincente e impactante. Para se precaver e estruturar uma fala assertiva, é importante criar pitches estruturados e estratégicos.

 

São momentos rápidos, que podem mudar a história do seu negócio!

 

O Pitch é uma ferramenta poderosíssima de comunicação. Fazê-lo de forma estratégica envolve muitas questões: conseguir resumir, entender quem é sua audiência, qual a melhor linguagem e de que forma falar, o que pode atrair a atenção e como provocar uma reação à proposta.

Os tipos de pitch variam conforme os objetivos, tempo disponível e o meio da apresentação. Algumas rodadas de negócio e investimento, têm tempos padrão para apresentações e costumam classificá-las por tipos de pitch, como:

  • Pitch de vendas: abordar os benefícios da aquisição de um produto ou serviço.
  • Pitch de captação: convencer o interlocutor a fazer um investimento ou patrocínio em seu negócio. O foco é mostrar o retorno que a solução pode entregar. A duração da fala depende do que foi combinado.
  • Pitch deck: são pitches que contam com um material de apoio, geralmente, recursos visuais informativos, como slides e gráficos. Eles podem ser apresentados durante a fala ou enviados como material complementar.
  • Elevator pitch: apresentações restritas em relação ao tempo, variando entre 30 a 60 segundos, conforme o combinado ou de acordo com o tempo disponível para abordar a outra parte.
  • Tweet Pitch: um pitch escrito resumido em até 140 caracteres, inspirado numa limitação de caracteres das postagens no Twitter.
  • One-sentence: mensagem apresentada em uma única frase de impacto. Muito utilizado em campanhas.

Como otimizar o elevator pitch

O elevator pitch tem como objetivo despertar a curiosidade da audiência para que ela se interesse pelo assunto e realize alguma ação ou aceite um convite para uma conversa mais estendida.

Por mais que seja possível, ele não, necessariamente, precisa resultar numa venda instantânea. Mas, deve gerar oportunidades para que a pessoa abordada saiba mais sobre sua proposta.

Lembrando que um pitch bem preparado mostra a proposta de valor de uma ideia ou negócio. É importante que a apresentação tenha foco na visão do cliente e aborde os seguintes pontos:

  • A dor que a proposta pretende resolver;
  • Quem sente essa dor e de que forma a persona está relacionada ao ouvinte do pitch;
  • Tamanho do mercado;
  • Solução que entrega;
  • Diferenciais em relação a outras alternativas do mercado ou exclusividade de atuação;
  • Demonstração de autoridade. Você pode levar algum case de sucesso, referenciar o negócio ou os profissionais envolvidos;
  • Potencial de lucratividade ou benefício que retornará à audiência;
  • Chamada para ação, ou seja, incentivar a audiência e gerar uma oportunidade de explicar melhor a proposta para fechar o negócio. Por exemplo, entrar em contato, consultar algum material, marcar uma reunião, visita ou encontro, validar referências.

Parece muito assunto para caber em poucos segundos, mas algumas boas práticas podem otimizar o elevator pitch:

  • Capriche nos primeiros segundos, busque ser criativo e direto, sem utilizar frases de impacto generalistas.
  • Após criar o roteiro do seu pitch, contemplando todos os pontos listados acima, teste-o apresentando-o à colaboradores, amigos e outras pessoas que possam ajudá-lo. Neste momento, não se prenda ao limite de tempo, aborde todos os pontos e veja quais tópicos que mais chamam a atenção no discurso.
  • Enxugue o roteiro, mantendo os principais pontos que podem atrair a atenção do ouvinte e que cabem no pequeno intervalo de tempo de um elevator pitch.
  • Treine sua fala do pitch, cronometre e evite falar acelerado. O pitch precisa ser compreendido e simples de ser lembrado. Treine também sua entonação e expressão corporal durante a apresentação.
  • Prepare as oportunidades de extensão de contato. Tenha disponível material para fazer a chamada para ação, como cartões de visita, data para agendamentos, site, material gráfico ou convite.
  • Compartilhe sua apresentação com sua equipe.
  • Atualize o pitch, de acordo com o receptor da mensagem ou seu objetivo.

Quer saber qual o momento para captar recursos para sua startup? Confira o artigo Quando começar a captar recursos para uma startup?.

E para saber mais, leia os textos a seguir:

Investimentos para startups: venture capital

Como montar uma boa apresentação e conquistar Capital Empreendedor

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