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Mon Aug 08 01:23:10 BRT 2022
Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Embarque no varejo digital e boas vendas!

A pandemia da covid-19 acelerou a digitalização do comércio. Confira dicas importantes para aproveitar essa onda.

· 19/07/2022 · Atualizado em 08/08/2022
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A pandemia da covid-19 forçou bilhões de pessoas, em todo o mundo, a se isolarem em suas casas por meses, às vezes um ou dois anos. Nesse período, todos precisaram continuar a fazer compras, mesmo sem poder ir ao supermercado ou à padaria. A solução veio na forma de um crescimento vertiginoso do e-commerce, que já vinha avançando ano a ano. Ou seja, o celular se transformou em um grande shopping center na palma de nossas mãos.

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Os números

Milhões de pessoas passaram a pedir refeições, fazer a compra mensal do supermercado ou adquirir remédios por aplicativo. O e-commerce brasileiro registrou faturamento recorde em 2021: foram R$ 161 bilhões, um crescimento de 26,9% em relação ao ano anterior, em nada menos que 353 milhões de entregas, de acordo com a Neotrust, empresa que monitora o comércio eletrônico brasileiro. O valor médio por compra também cresceu em relação a 2020, +8,6%, batendo em R$ 455 por compra.

Várias startups brasileiras que abriram as portas nessa época – em áreas como transporte por aplicativo ou entregas rápidas – transformaram-se em unicórnios, isto é, ultrapassaram a barreira de US$ 1 bilhão em valor.

Espaço para todos

Se você acha que o comércio eletrônico é só para grandes marcas e corporações, não se engane. De fato, pesos-pesados do varejo, como Americanas.com, Magalu e Mercado Livre ampliaram muito seus negócios nos últimos dois anos.

Mas restaurantes, bares, farmácias e lojas de todo tipo também encontraram no comércio eletrônico uma alternativa para não fechar as portas. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae, em 2021, apontou que 72% dos pequenos negócios brasileiros já utilizavam o WhatsApp no dia a dia, e 40% tinham seu perfil no Facebook. Em Santa Catarina, por exemplo, 81% dos empresários usavam redes sociais e aplicativos em seus negócios, de acordo com a pesquisa.

Loja virtual ou marketplace?

Na hora de mergulhar no comércio eletrônico, você terá à frente dois grandes caminhos. O primeiro é criar sua própria loja virtual. O segundo, é utilizar o marketplace dos grandes varejistas. 

A vantagem da loja virtual é que todo o faturamento fica em sua empresa. Mas você precisa garantir que seu website seja claro, de fácil navegação, otimizado para ser bem “visto” pelos robôs de busca e ofereça ao cliente a maior variedade possível de meios de pagamento (cartão de crédito ou débito, boleto, pix etc.)

Atenção: você não pode descuidar do controle de estoque. Não há nada mais frustrante, para o cliente, do que embarcar em uma promoção e ser surpreendido com a frase: “sentimos muito, mas o estoque esgotou”. A pontualidade na entrega e o atendimento rápido às dúvidas e reclamações do cliente são outros pontos que devem estar na sua lista de prioridades. 

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Marketing digital 

Não se pode pensar em investir em comércio eletrônico sem uma boa estratégia de marketing digital. Isso inclui presença nas redes sociais, vídeos no Youtube e ações no whatsApp. Estude com cuidado o perfil de seu cliente para não jogar dinheiro fora.  

Já o marketplace dos gigantes do varejo, embora fique com uma fatia do seu faturamento, oferece a você uma grande vantagem: a exposição de seus produtos e serviços em uma área que já tem grande circulação de clientes virtuais. Você economiza muito nos investimentos em marketing e divulgação, por exemplo.

Observe que você ainda pode combinar os dois caminhos; montar sua loja virtual própria e também trabalhar com os grandes varejistas digitais. Quer dizer, o e-commerce oferece inúmeras oportunidades. Bora escolher um caminho e pôr o pé na estrada virtual?

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