Empreender no digital exige conhecimento do público e comprometimento com o trabalho realizado.

Estamos produzindo uma série de artigos que mostram o caminho dos empreendedores digitais no Brasil, seus desafios, propósitos e valores.
Marcelo Kalim é um dos fundadores do banco digital C6, que, durante a pandemia de covid-19, atraiu cerca de 11 milhões de novos correntistas e se tornou um unicórnio, após um aporte de R$ 1,3 bilhão de 40 investidores.
O banco C6 foi fundado em 2018 pelos ex-sócios do BTG Pactual: Marcelo Kalim, Leandro Torres, Teco Calicchio e Adriano Ghelman. Sua proposta era ser um banco digital completo, que oferecesse pagamento, investimento e crédito para públicos de renda alta.
O nome do banco, inclusive, é uma referência ao carbono, elemento químico que é caracterizado pela sua versatilidade.
Marcelo Kalim é o CEO do banco e tem uma longa trajetória no setor financeiro. No BTG, atuou como presidente do conselho e de chefe dos comitês da instituição, tanto em âmbito nacional, quanto internacional. Saiu do BTG em 2017 e se juntou aos outros sócios para criar o C6.
A startup digital surgiu a partir de uma análise sobre o atendimento ao público do chamado personnalité, o de classe alta. Kalim e seus sócios consideravam esse atendimento caro e ruim. Por isso, pensaram em soluções de atendimento personalizado, mas com qualidade, que o cliente não precisasse conversar com robôs.
Outro ponto que influenciou a criação do C6, foi o momento vivido pelas instituições financeiras com foco no digital. Eles perceberam que elas estavam ganhando mais espaço no mercado financeiro e que era uma tendência real e necessária para a sociedade.
Um dos objetivos de Kalim para o futuro, é transformar o C6 em um marketplace bancário. Nele, o cliente conseguiria ter acesso a produtos, como câmbio, seguro e previdência de maneira fácil e rápida. Alguns desses objetivos já estão em andamento, como o câmbio facilitado.
Atualmente, o C6 tem mais de 20 milhões de contas abertas e já disponibiliza 90% dos produtos que os grandes bancos possuem. Para ser um negócio rentável no curto prazo, os empresários sempre tiveram foco no atendimento personalizado e na formação da marca.
O posicionamento da marca, segundo Teco Calicchio, um dos sócios de Kalim, sempre foi ser um banco aspiracional, identificado com pessoas de alta renda.
O perfil de empreendedores digitais foca no mindset empreendedor, na análise das dores do mercado e o fit que suas propostas têm para ajudar a solucionar problemas. Além do mais, o perfil faz uma conexão com o ecossistema de inovação no Brasil.
Para saber mais, leia os textos a seguir:
Entrevista Investidor-anjo: entenda e veja como atrai-los ao seu negócio
Foi um prazer te ajudar :)