this is an h1

this is an h2

Wed May 10 20:09:53 BRT 2023
Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
Empreendedores na defesa da concorrência e acesso a mercados digitais

Pesquisa aponta a preocupação dos empreendedores nos temas: defesa da concorrência e acesso a mercados digitais.

· Atualizado em 10/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

No final de 2020, a Unctad, a Cepal e o Sebrae realizaram um trabalho com o objetivo de identificar a opinião dos pequenos negócios sobre os temas “defesa da concorrência” e “acesso a mercados digitais”. 

A parceria resultou em uma pesquisa realizada pela web, aplicada durante o mês de dezembro, junto a 1.205 empresas (Microempresas - ME e empresas de Pequeno Porte - EPP) nos setores de construção, indústria e serviços, que proporcionou resultados interessantes sobre os temas citados.

A seguir, alguns dos principais resultados apurados:

Para a pergunta: “Como a concorrência poderia beneficiar a sua empresa”, os dados apontam que:

  • A a maioria dos respondentes considera que o aumento da concorrência nos mercados traria benefícios para sua empresa, especialmente se fosse em relação aos fornecedores diretos dessas empresas (26%), entre os clientes dessas empresas (20%), no próprio setor (18%) e no setor financeiro (18%);
  • O item mais demandado, em termos de aumento de concorrência “entre os fornecedores” foi proporcionalmente mais citado entre as EPP (30%) e no setor da construção (36%).

Para a pergunta “Sua empresa já tem acesso aos benefícios do mundo digital (por exemplo, usa WhatsApp, Instagram, sites, plataformas on-line, etc.)”, os dados apontam:

  • Com relação ao acesso aos benefícios do mundo digital (por exemplo, uso de WhatsApp, Instagram, sites, plataformas on-line, etc), 91% dos entrevistados afirmaram que já têm acesso a esses benefícios. E, nesse grupo específico dos que já têm acesso, 85% declararam que entrar no mundo digital melhorou a situação da sua empresa. Nesse mesmo grupo, 81% ainda disseram que pretendem continuar investindo para ampliar o nível de digitalização do seu negócio.

Para a pergunta “Sua empresa tem dificuldade para EXPOR ou VENDER na internet (só % de sim)”, os dados apontam:

  • A despeito do amplo reconhecimento dos benefícios do mundo digital, parte expressiva das empresas diz que ainda tem dificuldades para EXPOR (43%) e para VENDER (49%) seus produtos/serviços na internet. Entre as dificuldades para EXPOR estão, por exemplo, o fato de que a visibilidade nos mecanismos de pesquisa on-line é considerada cara (40%) e difícil (29%). Entre as dificuldades para VENDER, destacam-se os custos no transporte dos seus produtos/serviços (24%).

Para a pergunta “Quais as dificuldades que a sua empresa tem para estar presente no mundo digital (internet)?”, os dados apontam:

  • Entre as empresas que ainda não entraram no mundo digital, 76% pretendem fazer investimentos para ampliar o nível de digitalização do negócio. Na região Norte, onde o nível de digitalização é menor, a intenção em investir chegou a 88% dos que ainda não estão inseridos;
  • Neste grupo, que ainda não entrou no mundo digital, as dificuldades mais citadas para concretizar essa ação, são a falta de pessoal com habilidades e conhecimentos (55%), a falta de recursos financeiros (42%), a falta de tempo (19%) e a falta de acesso à internet (2%). A principal dificuldade citada (falta de pessoal com habilidades e conhecimentos) chegou a ser mencionada por 75% dos entrevistados na região Norte. 

Saiba mais:

Se precisar, procure a ajuda especializada do Sebrae no seu estado.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?