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Inovação | DIFERENCIAL
Empresas com nomes engraçados: como chamar a atenção da clientela

Trocadilhos e referências divertidas podem ser um diferencial, mas nomear um empreendimento é assunto sério.

· 12/09/2022 · Atualizado em 19/09/2022
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Toda pessoa que decide empreender precisa de um planejamento cuidadoso para que as possibilidades de sucesso sejam maiores. São muitas as variáveis importantes, como custos, localização, contratações, estoques, dentre outras. Além de toda essa organização, é importante escolher um bom nome para o seu empreendimento. Esse, provavelmente, será o primeiro contato dos consumidores com o seu negócio, então, essa decisão pode fazer muita diferença.

O melhor é optar por um nome marcante e diferente, que fique na cabeça dos frequentadores, mas que também seja fácil de ler e pronunciar. Nomes genéricos e comuns, geralmente, não ajudam um estabelecimento a se destacar.

Algumas opções podem funcionar apenas para pequenos empreendimentos ou empresas de bairro. Se, por exemplo, só existe um mercado em determinada região, ele pode se chamar “Mercado Boas Compras” ou “Mercado do Zé” sem problemas.

No entanto, a maioria dos setores do comércio e dos serviços envolve muita competição, e um nome forte pode ser decisivo para estar na memória dos clientes. Além disso, expandir a marca em novas localizações e mais lojas é muito mais fácil se a empresa tem uma identidade fácil de lembrar e reconhecer.

Nomes engraçados podem funcionar

Alguns estabelecimentos apostam no humor e aproveitam títulos e expressões que ficaram famosos no cinema ou na TV. É o caso de O Senhor dos Pastéis, Meu Salgado Favorito ou Hakuna Batata.

Também são comuns os comércios que fazem jogos de palavras com outras marcas conhecidas, como Outbeth (inspirado na rede Outback) e iPhome (baseado no nome do celular da Apple).

Porém, a melhor recomendação é evitar referências a marcas já existentes, para não correr nenhum risco de problemas legais. Mesmo com essas limitações, ainda é possível bolar nomes muito criativos.

Um salão de beleza usou um nome comum para fazer um trocadilho inusitado: SobranSheila. Outro caso, que ficou famoso na internet, é o da clínica de depilação que foi batizada de Pello Menos.

Até sacadas simples, como a lanchonete chamada Avalanches e o pet shop Cãobeleireiro, podem chamar a atenção da clientela.

Escolhendo um nome ideal

A melhor escolha vai ser sempre a que ajuda mais o seu negócio a ter visibilidade e chegar ao público desejado. Pode ser divertido ver um restaurante chamado “Comeu Morreu”, mas não seria uma boa escolha se a ideia é oferecer refeições caras e elaboradas. Também não adianta usar palavras em francês para um estabelecimento que serve comida mineira.

Esta é outra boa dica: lembre-se de batizar a empresa levando em consideração o tipo de serviço ou produto oferecido. O ideal é que os clientes saibam já de cara o que podem comprar ou contratar assim que ouvem falar ou veem a fachada do empreendimento.

Na dúvida, faça uma lista de nomes e peça ajuda a amigos e parentes. Qualquer pessoa pode opinar, já que o objetivo, provavelmente, é chamar vários clientes para a empresa, e cada um tem pontos de vista diferentes.

Vale lembrar que tudo isso se aplica ao chamado “nome fantasia” da empresa, o que será usado publicamente. No caso do nome empresarial, existe toda uma série de regras previstas no Código Civil e que devem ser seguidas para formalizar o empreendimento.

Outro procedimento legal que precisa ser priorizado é o registro da marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Só assim é possível garantir a propriedade sobre esse nome perante a lei. Caso contrário, você corre o risco de depois de já estar usando determinado nome, outra pessoa registrá-lo e cobrar pelo seu uso ou impedir que você continue usando-o.

Tenha essas dicas em mente na hora de nomear o seu empreendimento para fazer a melhor escolha. Afinal, toda decisão é importante para alcançar o sucesso e ter uma boa presença no mercado.

No comércio on-line, o nome da empresa é ainda mais importante, então, vale a pena buscar orientações sobre as particularidades desse modelo de negócio. O Sebrae tem artigos com dicas para as vendas digitais e o uso das redes sociais. Confira no Saiba mais.

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