Profissionais da área buscam apoio de divulgadores em plataformas digitais, que atingem públicos mais amplos e também nichos de mercado

Eles não precisam ter milhões de seguidores como Cristiano Ronaldo, Leo Messi, Selena Gomez ou Beyoncé, mas os influenciadores digitais e blogueiros voltados ao turismo são cada dia mais cobiçados por agências do setor. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira dos Blogueiros de Viagem (ABBV) revelou que nada menos do que 92% das empresas de turismo já levam em conta, em suas estratégias, a realização de ações que tenham a participação de influenciadores digitais e blogueiros.
Já faz algum tempo que o setor de turismo, por meio de agências de comunicação e marketing, interage com influenciadores e blogueiros. Segundo a pesquisa, entre os 118 entrevistados, 109 declararam ter feito ações com blogueiros e influenciadores em 2017 e 117 declararam interesse em fazê-lo oportunamente.
Realizada pouco antes da pandemia da covid-19, a pesquisa ouviu profissionais de marketing e turismo, como representantes de órgãos de turismo de destinos (33%); hotelaria (23%); empresas prestadoras de serviços diretamente relacionados ao turismo (tours, câmbio, seguros etc. (22%); e agências de viagem (12%).
Segundo os dados da pesquisa, 74% das empresas trabalham com um mix de plataformas, tendo como prioridades o Instagram (76%); os blogs e sites (61%). O estudo mostra ainda que, entre os que priorizam influenciadores e blogueiros, 38% usam a metodologia de busca e análise manual. Apenas 13% dos profissionais afirmaram que usam ferramentas para mapeamento e análise de blogs e perfis de redes sociais. Outros 5% mencionaram a contratação de agências especializadas em influencerMarketing.
Ainda segundo a pesquisa da ABBV, há grande participação de atendimento nas demandas recebidas (23%) quando o blogueiro ou influenciador entra em contato com a empresa buscando parceria. O relacionamento direto e a troca de indicações entre profissionais de marketing é bastante frequente (21%).
Parte dos entrevistados tem interesse em atingir um público qualificado, segmentado por nichos e de acordo com o público-alvo das marcas.
O Sebrae promove cursos e traz diversas informações sobre a importância do marketing de influência digital para que micro e pequenos empresários possam impulsionar seus negócios.
Sobre a pesquisa da ABBV clicando aqui.
Descubra aqui por que as pessoas estão investindo cada vez mais em influenciadores digitais.
Sobre a importância dos influenciadores digitais clicando aqui.
Veja aqui como micro e pequenos empreendedores podem buscar apoio com influenciadores digitais.
Fique por dentro dos acontecimentos no setor de turismo:
siga as comunidades Sebrae, no Telegram.
Sebrae Turismo
Aacesse: https://t.me/sebraeturismo
Foi um prazer te ajudar :)