this is an h1

this is an h2

Mon Dec 12 23:42:04 BRT 2022
Inovação | INICIATIVA SUSTENTÁVEL
Energia no campo: sabendo usar, não vai faltar para o agronegócio

Cada vez mais, o agronegócio brasileiro investe em tecnologia e em novas fontes energéticas.

· Atualizado em 12/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Já faz tempo que os avanços tecnológicos chegaram ao segmento agropecuário e agroindustrial brasileiro. Sem isso, o setor não teria dado conta: a demanda cresceu e continua crescendo. Junto com ela, a necessidade de produzir sem impactar o meio ambiente. E não é só de tecnologia que o campo precisa: uma boa gestão do consumo de energia é também essencial. Essa é uma preocupação que deve ser de todos que atuam no setor, sejam grandes ou pequenos produtores. 

A agricultura é um dos setores da economia mais importantes do Brasil, e, em certo sentido, o mais importante. Afinal, como viveríamos sem comida? Não só nós, no Brasil, mas no mundo, já que o país é um dos maiores exportadores de commodities agrícolas do planeta. Para continuar gerando riqueza e renda, o setor precisa estar cada vez mais bem-informado sobre tecnologias que contribuam para a sustentabilidade do negócio. Agricultura 4.0, esse é o caminho. Com gestão de energia de baixo custo, sustentável.

Cada vez mais, há uma cobrança absolutamente justa e necessária por maior produção, que não prejudique a natureza, não degrade o solo, não derrube a floresta, não expulse os animais de seus habitats. Sabemos o impacto que tudo isso causa no clima e na própria produção. Sem agro sustentável, não há como garantir segurança alimentar para as próximas gerações. É preciso aumentar a produtividade mais do que somente aumentar a produção, e isso precisa ser feito de forma sustentável e consciente. 

Para avançar na maior produtividade, a agricultura também avançou no caminho da automatização de seus processos produtivos, assim como fez a indústria 4.0.

Importante! O princípio do Agronegócio 4.0, pela sua própria natureza, aplica-se a todos os empreendimentos agrícolas brasileiros, independentemente de seu tamanho e especificidade. Um pequeno empresário do ramo de agricultura pode optar por um sistema automático para irrigação, facilitando o uso da energia elétrica nas bombas hidráulicas ou um jeito mais rápido e eficiente de medir o PH ou a umidade do solo. 

E há também várias outras maneiras de fazer com que a produção cresça e custe menos: implantar boas-práticas de gestão da energia, ampliar o uso e o investimento em fontes renováveis e limpas de energia e gerenciar o uso dessa energia da maneira mais eficiente.

Para atingir esse objetivo usam-se, cada vez mais, sistemas de alto desempenho, redes de sensores, comunicação entre máquinas (a chamada M2M), a conectividade via dispositivos móveis e o armazenamento e processamento de dados na nuvem. Tudo para promover mais produtividade, melhor aproveitamento dos insumos e uma melhoria na qualidade e na segurança no trabalho. Tudo para poder alavancar os negócios.

Energia implica em custo, e, no campo, o peso do componente “energia” é bastante expressivo. Por isso, também, a união Agro + TEC é importantíssima. A tecnologia é uma aliada muito importante na busca contínua de eficiência energética. E de mais sucesso nos negócios.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?