this is an h1

this is an h2

Tue Jan 10 01:44:07 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
Entenda como o Marketing 4.0 pode influenciar suas estratégias

Marketing 4.0 integra as novas tecnologias com as pessoas, visando a uma melhor experiência do cliente.

· Atualizado em 10/01/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Mesmo com as novas tecnologias, o marketing ainda é feito para pessoas. Por isso, integrar o humano com a tecnologia é o ponto central do Marketing 4.0. Os dados passaram a ter relevância nas estratégias de marketing digital que, junto com a inteligência artificial, buscam prestar um atendimento assertivo e personalizado. 

O conceito de Marketing 4.0 surgiu com Philip Kotler, no livro “Marketing 4.0: do tradicional ao digital”. Nele, Kotler define as características do marketing na era digital. A sustentabilidade, as relações digitais e a experiência do usuário são as bases de uma estratégia eficiente.

Assim como a indústria, o marketing está em um processo evolutivo. O Marketing 1.0 foi, justamente, marcado pela Era Industrial, tendo como foco o produto. As empresas tinham como objetivo a padronização da produção, redução de custos e vendas em larga escala.

O Marketing 2.0 veio em seguida, junto com a Era da Informação. O foco passou a ser o consumidor, que tinha subsídios para pesquisar e escolher seus produtos. As empresas precisavam conquistar o cliente e, por isso, passaram a levar em consideração as necessidades dele.

Já o Marketing 3.0 surge no início do século XXI e é marcado pela colaboração e participação. A abordagem passou a ser mais humana e, com as redes sociais, as empresas começam a investir no relacionamento e em uma conexão emocional com o cliente. 

Enfim, chegamos no Marketing 4.0, que vem para aprofundar as características do anterior. Na era pós-digital, a internet continua influenciando o comportamento do consumidor, que realiza pesquisas e faz compras no ambiente on-line. 

No marketing 4.0, as empresas devem levar em consideração três fatores que impactam o consumo:

  • Google: as buscas por conteúdo em blogs ajudam a estreitar o relacionamento entre empresa e consumidor, além de aumentar o alcance do negócio.
  • Redes sociais: canais de relacionamento que geram conexão, humanização e proximidade.
  • Negócios digitais: as plataformas digitais são cada vez mais frequentes no mundo atual e oferecem serviços pela internet, como Uber e Airbnb.

O consumidor 4.0 é bem informado e está conectado às redes sociais. Ele é mais exigente e consciente de direitos e necessidades. Assim, o consumidor está sempre atento à reputação da empresa e às avaliações de outros consumidores. Ele também quer agilidade no atendimento e na aquisição tanto de produtos quanto de informações. E, por fim, está engajado em causas sociais e de relevância. 

Em relação ao marketing tradicional, as principais diferenças que o Marketing 4.0 traz são:

Definição do público: com as ferramentas digitais disponíveis, é possível compreender o comportamento e o perfil do consumidor. Com a interação pelas mídias sociais, há uma maior conexão com o cliente. 

Comunicação: aplicativos de mensagens, redes sociais e chatbots facilitam e agilizam a comunicação no Marketing 4.0.

Fidelização: com recursos de comunicação e conexão, a fidelização torna-se viável e exitosa. Além disso, no Marketing 4.0, a experiência do usuário é uma prioridade. 

Monitoramento de resultados: ferramentas analytics conseguem identificar padrões de comportamento em cada canal de comunicação. 

Na prática, o Marketing 4.0 deve seguir os 5 A’s, segundo Philip Kotler: 

Assimilação: o potencial cliente deve ter consciência da existência do seu produto ou serviço. 

Atração: o potencial cliente é atraído pelas marcas que considerar mais adequadas às suas necessidades.

Arguição: etapa em que o consumidor tira dúvidas, faz críticas ou sugestões.

Ação: o consumidor segue para a ação depois que tirar suas dúvidas e confirmar suas expectativas a respeito de um produto ou serviço.

Apologia: um cliente satisfeito passa a ser um defensor da marca, fazendo avaliações positivas e indicações.

As novas tecnologias surgem e impactam tanto no perfil do consumidor quanto nas estratégias de marketing das empresas. É preciso constante atualização para adequar processos e seguir competitivo no mercado. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Tendências para os negócios: marketing e propósito social

Anúncios, SEO e Marketing de Influência são tendências do Digital


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?