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Fri Mar 17 02:18:56 BRT 2023
Inovação | DESIGN
Entenda como utilizar o Canvas no seu modelo de negócio

Conheça o quadro do modelo de negócios Canvas para quem deseja desenvolver novas ideias ou remodelar estratégias.

· 07/02/2023 · Atualizado em 17/03/2023
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O mundo mudou, os clientes mudaram e o modo de fazer negócios mudou. Como está a sua forma de fazer negócios? Tem eficiência e boa visão do mercado? Qual valor sua empresa gera e que público quer atender? Para alcançar o sucesso, definir uma estratégia clara é um grande diferencial. Mas, como fazer isso? Elaboramos este artigo, inspirado no post do Sebrae Minas, para te ajudar a aplicar o Canvas no seu negócio.

Por onde começar? Comece compreendendo o modelo de negócio da sua empresa. O modelo de negócios é a representação visual de como entregar valor ao cliente. Nele, você identifica quem é o seu cliente, qual problema ele precisa resolver, como o seu produto ou serviço pode ajudá-lo a resolvê-lo e como se ganha dinheiro com isso.

O modelo de negócios se baseia em um quadro chamado Canvas, criado pelos pesquisadores Alexander Osterwalder e Yves Pigneur. O Canvas (ou plano de negócios) é utilizado para visualizar de modo geral a sua empresa, quais são as partes envolvidas e, principalmente, como elas estão interconectadas. Ele auxiliará principalmente na identificação de todos os aspectos da sua organização como, também, na compreensão das suas necessidades principais.

O Canvas é um mapa formado por nove blocos que vão conter a descrição das principais partes de um negócio. Ele é um elemento visual e prático, diferente de documentos convencionais com páginas e páginas a percorrer. Por meio dele, empreendedores iniciantes colocam suas ideias no papel, empresários podem inovar, melhorar processos, aumentar as vendas, reduzir custos e obter margens melhores. Mas, como preencher os nove blocos do Canvas?

Segmentos de clientes

O primeiro bloco é o de segmentos de clientes e trata dos diferentes grupos de pessoas ou empresas que se pretende atender. Faça as seguintes perguntas:

  • Para quem estou criando valor?
  • Quem são meus clientes mais importantes?

Exemplo: pessoas apaixonadas por animais de estimação

Proposta de valor

O bloco seguinte traz a proposta de valor que são os produtos e serviços que geram benefícios para os segmentos de clientes. Ele descreve como a empresa se diferencia dos concorrentes. Pergunte-se:

  • Qual valor eu entrego ao meu cliente?
  • Quais são os problemas dos clientes que eu ajudo a resolver?

Exemplos: personalização, rapidez, redução de custos, qualidade, design, simplicidade no uso.

Canais da empresa

Em seguida, vêm os canais da empresa, que podem ser de comunicação, vendas e distribuição. Por meio deles, o cliente pode conhecer melhor a sua proposta de valor, efetuar a compra e receber assistência. Faça as seguintes perguntas:

  • Por quais canais nossos clientes querem ser abordados?
  • Qual é o custo-benefício de cada canal?
  • Como os clientes ficam sabendo da minha oferta?

Exemplos: loja própria, correios, site, mídias sociais, publicidade.

Relacionamento

O bloco seguinte estabelece os tipos de relacionamento que a empresa tem com seus clientes e como fortalecer esse relacionamento. As perguntas aqui são:

  • Que tipo de relacionamento meus clientes esperam?
  • Como criar vínculos duradouros com meus clientes?

Exemplos: atendimento personalizado, serviços automatizados

Fontes de receita

Em seguida, vem o bloco fontes de receita que representa o quanto e como o cliente pagará pelos benefícios recebidos a partir da proposta de valor. Pergunte-se:

  • Qual valor meus clientes estão dispostos a pagar?
  • Como eles preferem pagar?

Exemplos: venda de produtos, serviços de assinatura, aluguel, anúncios, licença etc.

Recursos principais

Visto tudo isso, é hora de estabelecer os recursos-chave para a operação da empresa. Faça as seguintes perguntas:

  • Quais recursos críticos são essenciais para a minha proposta de valor?

Exemplos: equipe, máquinas, marca, tecnologia, cadastro de clientes.

Atividades-chave

Além dos recursos, é preciso identificar as atividades-chave que a empresa deve executar para que seu modelo de negócios funcione. Aqui, as perguntas são:

  • Que atividades são importantes para a minha proposta de valor?

Exemplos: produção, vendas consultivas, logística, marketing.

Parcerias principais

Outro aspecto importante são as parcerias principais, ou seja, a rede de fornecedores e parceiros necessários para que a empresa funcione e entregue sua oferta de valor. Pergunte-se:

  • Quem são nossos parceiros estratégicos e os principais fornecedores?

Exemplos: fornecedores de materiais e produtos, prestadores de serviços, parceiros estratégicos.

Estrutura de custos

Para finalizar, escolha sua estrutura de custos. Ela representa os custos para construir e manter a oferta de valor da empresa. Faça as seguintes perguntas:

  • Quais são os custos mais importantes?
  • Quais os recursos e atividades mais caras?

Exemplos: fornecedores, manutenção, marketing, salários e encargos.

Agora que conheceu cada parte dessa nova ferramenta, aqui vão algumas dicas para desenhar seu modelo de negócios:

  • Faça um trabalho colaborativo, envolvendo colaboradores e, se possível, clientes;
  • Imprima ou desenhe quadro em uma folha grande;
  • Use post it e marcadores;
  • Comece pelo lado direito, identificando o valor que sua empresa vai gerar. Para isso, defina o tripé: cliente, proposta de valor e fonte de receita;
  • Escolha um segmento de clientes;
  • Tenha clara a sua proposta de valor e pense em como gerar receita por meio dessa proposta;
  • Depois defina os canais e a estratégia de relacionamento com clientes;
  • Em seguida, vá para o lado esquerdo, que é representado pelas categorias recursos principais, atividades-chave, parcerias principais e estrutura de custos;
  • Use desenho e técnicas de ideação para gerar em sites e inovações para o seu negócio;
  • Avalie criticamente o modelo para torná-lo viável;
  • Faça protótipos, experimente e valide seu modelo na prática;
  • Teste produtos, serviços ou estratégias com cliente e colha seus feedbacks antes de fazer grandes investimentos.

Lembre-se também que o mapa gerado pelo Canvas é a base perfeita para elaborar o plano de negócios da sua empresa. Repense com criatividade sua forma de fazer negócios e aprofunde-se.

Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você:

Curso: Criatividade

Criatividade e sucesso nos negócios! O passo a passo do pensamento criativo é uma ferramenta para o crescimento e a inovação dos empreendimentos.

Curso: Planejamento estratégico para empreendedores

O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

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