this is an h1

this is an h2

Mon Feb 06 14:19:54 BRT 2023
Inovação | STARTUP
Entenda o que é um Hub de Inovação e como funciona

Hubs de inovação são ambientes físicos e on-line de conexão e desenvolvimento de soluções inovadoras.

· Atualizado em 06/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Os hubs de inovação são espaços que vêm crescendo, nos últimos anos, no Brasil e no mundo. Eles trazem diversos benefícios tanto ao ecossistema de inovação quanto para as grandes corporações. Embora os pioneiros e maiores hubs de inovação brasileiros estejam concentrados na região sudeste, é possível notar seu desenvolvimento em todas as regiões do país. 

Mas, o que são os hubs de inovação? 

São ambientes baseados na filosofia da inovação aberta, ou seja, que buscam, por meio da colaboração, gerar oportunidades de parcerias bem sucedidas para o desenvolvimento de soluções inovadoras.

Os hubs de inovação integram e estimulam a interação entre diversos atores de um ecossistema de inovação como startups, empresas, instituições de ensino e pesquisa, além de investidores. Todos em um ambiente que favorece o networking e as conexões para gerar negócios inovadores. 

No entanto, esses ambientes não se limitam a espaços físicos. Eles também podem ser formatados em plataformas virtuais, conectando instituições, independentemente da localização física. 

Os hubs de inovação proporcionam diversos benefícios para seus usuários. A disseminação do conhecimento, empreendedorismo e tecnologias, seja através de cursos, workshops e palestras, ministrados inclusive pelas próprias startups que fazem parte do hub, são algumas vantagens. 

Muitos hubs contam com a estrutura de laboratórios e recursos para experimentação e a construção de protótipos. Alguns contam, ainda, com a presença de incubadoras e aceleradoras, que são instituições com foco no apoio a startups. 

Cada um dos atores do ecossistema de inovação pode se beneficiar de uma forma única em um hub de inovação: 

  • Startups e empreendedores: se beneficiam da visibilidade e atração de investidores e parceiros, que podem fazer seu negócio alavancar;
  • Grandes empresas: se beneficiam da aproximação de soluções tecnológicas, seja para suas demandas internas ou de seus clientes; 
  • Investidores: se beneficiam do acesso a novas soluções com grande potencial de retorno. 

Os hubs de inovação funcionam como uma porta de entrada para quem deseja se inserir no ecossistema de inovação. Também são ambientes para se trabalhar de forma colaborativa e fazer parcerias valiosas.

Algumas corporações brasileiras criaram seus próprios hubs de inovação, em busca de colaboração externa e para encontrar novas soluções e tecnologias para os seus problemas.

O InovaBra, desenvolvido pelo Bradesco, o Cubo, do Itaú e o Órbi Conecta, fundado por corporações mineiras, são exemplos de hubs de inovação de grandes organizações. 

O InovaBra, por meio do trabalho colaborativo entre startups, corporações e o Bradesco, busca atender às necessidades dos clientes e garantir a sustentabilidade da organização.

O Cubo Itaú se define como uma comunidade internacional que realiza a curadoria de startups em fase de tração e com alto potencial de escalabilidade para impulsionar os negócios.

Já a Órbi Conecta, oferece um espaço de trabalho para startups, salas de reuniões, espaços de aprendizado e áreas para eventos de diferentes portes.

Para saber mais, confira o conteúdo a seguir:

Hubs de inovação: trilha para o desenvolvimento de ponta

Sebraelab


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?