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Wed Jan 11 14:39:41 BRT 2023
Mercado e Vendas | PONTO COMERCIAL
Escolha o melhor ponto para seu salão de beleza

Público-alvo adequado, facilidade de acesso, estacionamento, visibilidade e respeito à lei são fundamentais para você acertar na escolha do ponto.

· 11/01/2023 · Atualizado em 11/01/2023
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O sucesso de um salão de beleza começa com a escolha certa do ponto. Listamos, a seguir, fatores fundamentais para você acertar na hora de decidir onde irá funcionar seu negócio.

O primeiro passo é decidir qual será seu público-alvo. Classes A e B? B, C e D? Isso já vai fazer você se inclinar para um ou outro bairro da cidade. Mas você precisa ser realista e conferir se os valores dos aluguéis praticados na região estão dentro das suas possibilidades – afinal, não adianta montar um salão enorme e não conseguir pagar pelo espaço. E não se esqueça de que todo negócio precisa de algum tempo para começar a girar.

Pesquise bem o local

Nessa fase inicial, é preciso que você estude com cuidado a região e tente responder às seguintes perguntas: o bairro está em uma fase de crescimento econômico ou em decadência? O público local é consumidor potencial dos produtos e serviços que pretendo oferecer? Há outros salões nas proximidades?

Esse último item merece atenção porque, em alguns lugares, uma concorrência forte limita as possibilidades de seu negócio. Mas, por outro lado, alguns pontos podem ser conhecidos como polos de beleza, trazendo clientes de diferentes bairros. Nesses casos, a concorrência até ajuda a atrair a clientela.

Confira também se existem negócios complementares ao seu na região – farmácias ou supermercados, por exemplo -, pois muita gente gosta de sair de casa e fazer várias coisas. Mais adiante, você pode até pensar em fazer parcerias com esses estabelecimentos ou profissionais.

Acesso, estacionamento e segurança são prioridades

Pense no conforto do cliente desde os primeiros passos do negócio. O acesso ao futuro salão é fácil, a pé ou por transporte coletivo? E há a questão do estacionamento: uma boa oferta de vagas, hoje em dia, é fundamental para o êxito de qualquer negócio.

Além disso, caminhe pela região, pesquise na internet e pergunte a outros lojistas e moradores se o ponto é seguro, já que esse fator pode influenciar positiva ou negativamente a história de seu salão.

Outros gastos

Não se esqueça de calcular os outros gastos com o imóvel, como o IPTU e, eventualmente, a quota de condomínio. Ah, claro, há também os investimentos que você talvez necessite fazer em reformas e adaptações no ponto escolhido.

Todos esses cálculos devem fazer parte do seu plano de negócio para que não haja sustos e você conheça em detalhes a relação entre a previsão de gastos e as perspectivas de faturamento.

Outro erro comum de empreendedores que estão começando é tentar instalar o negócio em uma região não autorizada pelo plano diretor municipal. Uma simples consulta à prefeitura antes de alugar o imóvel pode esclarecer essa dúvida.

Você precisa ser visto! 

Mais um aspecto importantíssimo na escolha do ponto é a visibilidade para o cliente. Por isso, questione-se: a região é residencial? O lugar escolhido tem um fluxo grande de pedestres? Se o fluxo for apenas de passageiros de carros ou de transportes coletivos, a chance de o seu negócio ser percebido é muito menor.  

Você fez as pesquisas necessárias? Tomou todos os cuidados antes de fechar o aluguel? Então, use também uma dose de intuição, válida para todo negócio!

O Sebrae também ajuda você na escolha do ponto. Conheça nossos materiais e bom trabalho!

Como escolher o melhor ponto comercial para seu negócio

Como montar um salão de beleza


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