É preciso avaliar opções e garantir que o cliente da loja online tenha a mesma experiência que o cliente da loja física antes de partir para o e-commerce

O comércio virtual deixou de ser tendência para passar a ser uma realidade há muito tempo atrás.
Somente no Brasil, segundo pesquisas da NeoTrust, o e-commerce cresceu 75% na pandemia. Ou seja, que o e-commerce veio para ficar nós sabemos, mas qual seria o melhor momento para começar?
Esse aumento se deve também à corrida dos empreendedores quando o mundo de repente se tornou digital, muitos deles sem qualquer conhecimento ou planejamento sobre como manter um negócio físico de forma online.
Levando a porcentagem em conta, adequar o seu negócio para o comércio virtual depende de um processo saudável e de um plano de negócios estruturado para que a ideia funcione de ambas as formas.
O plano de negócios é uma ferramenta que mostra ao empreendedor as chances de o negócio obter êxito com relação ao mercado, dinheiro e estratégias. Ou seja, é um passo importante antes de qualquer mudança em qualquer negócio.
Lojas físicas x Lojas online:
Um dos principais pontos de convencimento aos empreendedores no momento de decidir se devem ou não abrir um e-commerce, é o custo de um aluguel que simplesmente não existiria.
Portanto, caso tenha uma loja física e esteja planejando expandi-la para o online também, siga o passo a passo abaixo:
- Defina os produtos que irá vender;
- Pesquise sobre os seus concorrentes;
- Faça um plano de negócios para o online;
- Escolha os canais de vendas online ideais.
Dica: atente-se sempre ao Omnichannel do seu negócio. Em outras palavras, acompanhe de perto a experiência do consumidor em ambas as modalidades de vendas, bem como o relacionamento que você mantém com eles.
Empreendedor, traga a experiência que o cliente possui no mercado físico para o mercado online: se preocupe com o atendimento, cuide dos detalhes, das suas mercadorias e da segurança do negócio também.
Outra tendência que deve ser mencionada sobre o mundo dos consumidores é a modalidade de compra online, mas retirada das mercadorias de forma física. Se for o caso, adote a tendência.
Quais as vantagens do e-commerce?
- Custos menores;
- Maior visibilidade;
- Público-alvo definido;
- Flexibilidade;
- Possibilidade de crescimento.
Empreendedor, você conhece a parceria SEBRAE SERASA? Estamos dispostos a te auxiliar com uma série de conteúdos voltados para o crescimento seguro e longe de fraudes do seu negócio. Acesse e saiba mais.
Continue lendo:
Foi um prazer te ajudar :)