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Mon Feb 13 02:30:01 BRT 2023
Mercado e Vendas | CLIENTE
Esteja pronto para encantar e vender muito no Dia do Cliente

Um bom planejamento vai ajudar você a se aproximar do seu cliente e oferecer produtos e promoções na medida certa para garantir bons resultados.

· 19/01/2023 · Atualizado em 12/02/2023
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Vender muito todos os dias é o sonho de todo empreendedor, e o calendário anual oferece algumas datas que ajudam a aumentar as vendas. Uma delas é o Dia do Cliente, comemorado no segundo semestre, em 15 de setembro. Uma oportunidade para você que tem uma pequena empresa ou é MEI melhorar seus resultados no bairro ou região onde trabalha.

Para conseguir o desejado impulso nas vendas, é necessário algum planejamento, e que você conheça bem o seu público. Para vender, é preciso saber o que há no estoque, quais produtos combinam melhor com a época e como fazer esse produto chegar ao cliente. 

Um exemplo: o Dia do Cliente acontece dias antes do início da primavera, então, destacar produtos com temas florais, leves e alegres tem tudo a ver. Vale a pena mudar o visual do seu ponto de venda e até da embalagem. Muita gente costuma presentear os amigos no início de cada estação. 

Para ajudar na sua organização, elencamos alguns passos para boas vendas: 

Planejamento: Antes de partir para a ação, faça um esquema no papel. Comece listando tudo o que será necessário para fazer do Dia do Cliente um sucesso e, em seguida, coloque as tarefas por ordem de importância. Se trabalhar sozinho, a lista o ajudará a saber quais tarefas foram e quais não foram feitas. Se tiver parceiros, funcionários ou ajuda da família, é importante partilhar suas ideias e ouvir as sugestões. Muitas vezes, alguém que passa o dia inteiro na rua ou atrás do balcão conhece detalhes sobre o produto e o cliente melhor do que ninguém. 

Escolha os produtos que entrarão na promoção – aqueles que estão em maior número no estoque ou que têm maior margem para que o desconto seja atrativo. 

Defina o tipo de promoção que pode ser “pague um, leve dois”, “50% na segunda peça”, “cashback”, brinde promocional, enfim, todo tipo de vantagem, ainda que bem pequena, agrada o cliente.

Estabeleça regras claras – foi-se o tempo em que os clientes toleravam frases que prometiam uma tremenda vantagem e, na hora H, a realidade não era bem aquela. Seja claro e assertivo na divulgação da promoção que vai oferecer.

Divulgação – defina os meios para comunicar a promoção. Aproveite o mailing list de clientes e informe por e-mail ou WhatsApp as vantagens oferecidas. E não se esqueça das redes sociais, comprovadamente um dos melhores canais para divulgação de qualquer negócio. Pense na possibilidade de integrar os serviços on-line dos grandes marketplaces como Americanas, Amazon. Mercado Livre ou Magazine Luiza, que oferecem uma boa estrutura para facilitar as vendas. 

Treinamento - Se você não trabalha sozinho, esteja certo de que a equipe esteja treinada, com todas as informações na ponta da língua para passar ao cliente. 

Formas de pagamento – Este é um ponto importante para o cliente, mas também para o empreendedor para prever seu fluxo de caixa. Vale listar as formas em que os pagamentos serão recebidos e fazer uma tabela para saber como e principalmente quando esses pagamentos chegarão à sua empresa.

O Sebrae oferece uma série de cursos on-line para aprender essas técnicas. Conheça o Empretec, o principal programa de formação de empreendedores do mundo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), promovido exclusivamente pelo Sebrae no Brasil, além de outras opções como os cursos Marketing Digital: Planejar para vender pela internet e o vídeo Segredo por trás das vendas que ensina como elaborar estratégias e promoções mais adequadas para o objetivo do seu negócio e alavancar seus resultado.

Com um bom planejamento sua empresa terá um feliz Dia do Cliente

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