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Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
Estratégias de venda on-line: estoque e-commerce

Veja como fazer um estoque inicial e saiba quais são os tipos de estoque que você pode adotar em seu negócio.

· Atualizado em 05/12/2022
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Tão importante quanto criar a sua loja virtual e expandir as possibilidades de compra para o seu cliente é ter um controle de estoque para o seu e-commerce, o que é determinante para a saúde financeira do negócio. Por isso, para quem está começando ou quando a empresa ainda é pequena, é possível fazer esse controle de forma mais simples, gerenciando os produtos a partir de um inventário (número de produtos que estão armazenados e, conforme forem sendo vendidos, a anotação do registro de saída). Ou seja: ainda que na fase inicial, é essencial fazer um controle dos produtos que serão vendidos, já que são eles que vão gerar receita.

Além do inventário, existem ferramentas/tecnologias (softwares pagos ou gratuitos) que auxiliam no controle de estoque ou mesmo as conhecidas (e já modernizadas) planilhas de controle, bastando escolher uma com a qual você mais se adapte. É importante destacar que quem investe no comércio eletrônico, geralmente, inicia suas atividades de forma bastante compacta, o que não quer dizer que o controle de estoque não deva ser feito antes mesmo de as primeiras vendas ocorreram.

É preciso, portanto, definir um estoque inicial, que vai garantir as vendas das primeiras semanas, nem sobrando uma grande quantidade nem faltando produtos. É claro que, nesse aspecto, é imprescindível contar com bons fornecedores e planejar as suas compras, informando aos seus clientes sobre o prazo de entrega.

Tipos de estoque: vantagens e desvantagens

Ao conhecer o comportamento do seu consumidor, ficará mais fácil definir o tipo de estoque a adotar e gerenciá-lo de forma eficiente. A seguir, apresentamos alguns dos principais tipos de estoque que você pode adotar no seu e-commerce:

  • estoque físico próprio: é conhecido como pronta-entrega, ou seja, o produto está disponível no momento de decisão de compra do consumidor. Uma grande vantagem é ter a liberdade de escolher os produtos que mais combinam com a sua marca. Um cuidado a tomar é definir uma persona para o seu negócio (personagem fictício com as características do cliente ideal), a fim de realizar um estoque adequado ao seu público-alvo, evitando compras de produtos que vão ficar parados no estoque ou a falta de outros que são mais procurados. É fundamental ter uma planilha de controle e repor o estoque conforme as vendas forem realizadas;
  • estoque físico compartilhado: há uma integração do estoque da loja virtual e da loja física, por isso o controle do estoque também precisa ser integrado, a fim de evitar que o mesmo produto seja vendido para duas ou mais pessoas. A vantagem é que, para quem atua no figital (físico e on-line), esse tipo de estoque reduz significativamente os custos com armazenagem. Uma boa dica é adotar as ferramentas de gestão conhecidas como ERPs; 
  • estoque físico descentralizado: esse tipo de estoque é melhor para lojas de grande porte, que possuem clientes em diferentes pontos geográficos. Nele, os produtos ficam distribuídos em mais de um local de armazenamento, o que reduz os prazos de entrega e os custos com frete (deixando a loja mais competitiva). Se pensa em adotar esse tipo de estoque, é necessário, antes, analisar se as  despesas com a criação de um novo espaço para estoque serão compensadas com a redução dos custos de logística;
  • estoque consignado: ideal para quem não quer assumir muitos riscos porque permite que o empreendedor devolva ao fornecedor os itens que não são vendidos. Assim, não há necessidade de grandes investimentos para ter um estoque próprio. Por outro lado, com esse tipo de negociação, normalmente, os preços dos produtos são maiores. Não se esqueça de estabelecer uma relação contratual clara;
  • estoque de terceiro: essa modalidade é usada, principalmente, por quem possui uma loja virtual que comercializa produtos de muitas marcas diferentes. É o chamado estoque sob demanda, em que a loja faz o pedido aos fornecedores somente quando uma venda é concluída. Geralmente, o cliente, quando está comprando em uma loja com esse tipo de estoque, recebe a mensagem “pedido entregue por…”. Existem vantagens como oferecer uma grande diversidade de produtos, reduzir custos operacionais e evitar mercadorias paradas no estoque. No entanto, isso não tira da sua empresa a responsabilidade pela entrega dos produtos, então, invista no acompanhamento dos pedidos e em comunicação.

Antes de tomar uma decisão, analise as vantagens e desvantagens de cada uma dessas modalidades de estoque, levando em consideração também o tipo de empresa que você tem e, principalmente, quanto você tem para investir inicialmente. Acompanhe também no infográfico as dicas para escolher o melhor tipo de estoque para o seu negócio. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato com o Sebrae pelo 0800 570 0800.


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