this is an h1

this is an h2

Tue Nov 29 02:46:19 BRT 2022
Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
Estratégias de venda on-line: Social Commerce

Crescem cada vez mais as vendas feitas pelas redes sociais, saiba mais sobre estratégias digitais

· Atualizado em 29/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Já parou para pensar em tudo o que se faz hoje pelas redes sociais? Elas vão muito além do contato com amigos. O que antes era um espaço para compartilhar fotos e relacionar-se socialmente, com a chegada dos influenciadores e das marcas, acabou transformando-se em um lugar para consumo de conteúdo e, principalmente, de oportunidade de vendas.

Considerada uma das estratégias de negócio mais revolucionárias do momento, especialmente para os varejistas, o social commerce são as vendas feitas pelas redes sociais, uma prática crescente porque permite uma proximidade maior com o consumidor.

Plataformas como WhatsApp, Instagram ou Facebook Messenger, aplicativos que têm a função de troca de mensagens, são muito utilizadas para vendas diretamente nas redes sociais, permitindo que a experiência de compra do cliente ocorra de uma forma muito próxima da empresa que oferece o social commerce, gerando engajamento. Isso porque é muito prático para o consumidor pesquisar um produto e comprar sem ter que sair da plataforma. Além dessas plataformas, outras redes que também têm sido utilizadas pelos varejistas são o TikTok, Pinterest e Snapchat.

Oportunidades de enviar catálogos interativos, vídeos, imagens, conversa em tempo real, realizar lives (a chamada live shopping - compras com transmissão ao vivo), instrumentos de avaliação da loja são algumas das possibilidades de explorar as redes sociais como ferramentas de vendas. Outro aspecto importante a observar, do ponto de vista do varejista, é que ele pode otimizar o uso das redes, criar conteúdos compartilháveis, que sejam relevantes para a persona de sua marca. Também pode aproveitar as redes para criar coleções de produtos similares. E, muito importante, aproveitar para utilizar as métricas (indicadores de desempenho), específicas de cada rede.

É interessante perceber que as redes sociais acabam funcionando como canais de comunicação e de vendas ao mesmo tempo. Para que você compreenda a potencialidade das redes, estudos apontam que 30% dos consumidores on-line afirmam que estariam bastante inclinados a realizar compras por meio de redes sociais. Outra pesquisa indica que 75% dos consumidores usam as redes sociais para buscar produtos. E um dado importante: no país, em 2020, durante a pandemia da covid-19, as vendas por redes sociais saltaram de 22% para 34%, de acordo com o site E-commerce Brasil.

Se você pensa em investir nessa estratégia, tenha atenção com a qualidade do produto, tempo de entrega e preço, já que, nas redes, o engajamento é grande, e os comentários dos clientes podem impactar tanto positiva quanto negativamente o seu negócio. Comentários positivos promovem a chamada propaganda boca a boca e incentivam outros consumidores, que normalmente têm medo de realizar compras on-line, a comprar da sua loja.

Então, prepare sua empresa para o social commerce e conte com a parceria do Sebrae para isso. Você pode ligar para o 0800 570 0800. Inspire-se fazendo o nosso curso Criatividade.

Acompanhe também os outros artigos da série Estratégia de venda on-line e veja no infográfico as vantagens em adotar as vendas pelas redes sociais.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?