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Tue Feb 21 14:56:38 BRT 2023
Mercado e Vendas | EXPORTAÇÃO
Exportação: aprenda a vender seus produtos nos Estados Unidos

Entenda como funciona o sistema de exportação para os Estados Unidos e comece agora a vender para este mercado em franca expansão para produtos brasileiros.

· Atualizado em 21/02/2023
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Em 2021, os Estados Unidos figuraram como o segundo principal destino das exportações brasileiras, alcançando alta de quase 40% em relação à 2020. Para incentivar os empreendedores a explorar este mercado em franca expansão, destacamos passos básicos para começar a exportar para os EUA. Entre eles, como identificar a demanda de consumo do seu produto e quais adaptações o mercado norte-americano exigirá, além de analisar sua capacidade de produção.

Os Estados Unidos detêm o maior estoque de investimentos diretos no Brasil (US$ 145 bilhões). As subsidiárias brasileiras de empresas americanas empregam quase 554 mil pessoas, enquanto os investimentos brasileiros já são responsáveis diretos por quase 100 mil empregos nos EUA. E o estoque de investimentos diretos do Brasil nos EUA alcança cerca de US$ 45 bilhões, com crescimento de 350% na última década. 

Para iniciar um projeto de exportação para os Estados Unidos, o empreendedor brasileiro precisa observar as exigências legais e especificações técnicas determinadas pelo importador e pela legislação do país, como: qualidade, design, composição, desempenho, embalagem e rotulagem. Aspectos culturais também são importantes no processo de compra e venda internacional. Para saber como exportar para os EUA, é preciso se inteirar sobre a cultura local. 

O empreendedor brasileiro deve, ainda, entender o sistema tarifário norte-americano. A Classificação Fiscal de Mercadorias consiste em determinar códigos para bens que vão passar por processo de importação ou exportação. No Brasil, é feita pelo sistema NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul). Mas, nos EUA, produtos importados precisam ser classificados de acordo com a tabela aduaneira do país, a Harmonized Tariff Schedule of the United States (HTSUS). 

Para enviar produtos brasileiros para os EUA, fique atento à estrutura tarifária e aos tipos de alíquotas estadunidenses, que são:

  • Ad valorem: como proporção do valor internalizado;
  • Específica: como função da unidade de comercialização do produto;
  • Mista: como combinação de “ad valorem” e específica. 

Para conferir informações completas sobre as regras de interpretação do sistema tarifário, acesse o site da USITC.

Oportunidades para pequenas e médias empresas

Muitas pequenas e médias empresas (PME) brasileiras têm aproveitado os Tratados de Livre Comércio (TLC) e programas preferenciais com os Estados Unidos para fazer negócio com o maior parceiro comercial da América Latina.

Os TLC, resultantes de negociações comerciais, são acordos feitos entre dois países ou acordos multilaterais, que abrangem várias nações. Há 12 países nas Américas com TLC com os Estados Unidos. Apesar de cada um destes acordos ser único e estar em diferentes fases de implementação, a maioria dos produtos destes 12 países entram nos Estados Unidos sem pagar impostos. O Brasil ainda não possui acordo comercial individual com os Estados Unidos.

Para toda PME que investe na exportação, é importante aproveitar as regras de comércio favoráveis.  Entre elas, saber se o produto exportado está isento de impostos de importação, por exemplo. Também é necessário descobrir se a empresa pode qualificar-se para um acesso livre de impostos ou para impostos rebaixados no âmbito de programas especiais ou preferenciais.

Os Estados Unidos oferecem acesso livre de impostos para muitos produtos. Para acessar o Sistema Harmonizado de Tarifas dos Estados Unidos (HTS), clique neste link.

Independentemente de quais produtos você exportar, os compradores serão atraídos pelas importações com preços favoráveis em comparação a alternativas de qualidade semelhante. Por isso, é importante não só conhecer o custo final de seu produto para os compradores, mas familiarizar-se com as regras e regulações comerciais que podem baixar o preço de suas mercadorias. 

Agora que você já sabe quais passos seguir para exportar para o mercado norte-americano, que tal começar a enviar suas mercadorias para os Estados Unidos para incrementar ainda mais o seu faturamento?

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