Aumente o lucro diminuindo o estoque e apostando em mini-coleções. Esse modelo de renovação rápida de peças pode ser o diferencial competitivo da sua loja.

Esqueça o prêt-à-porter, o conceito de moda pronta para vestir. Esqueça a preparação para uma coleção inteira a cada temporada: dê poder ao seu cliente, ao seu consumidor e invista na fast fashion, na moda rápida. É ela quem dita uma tendência de mercado que já se mostrou altamente lucrativa.
Fast Fashion significa moda rápida, é o termo utilizado para designar a renovação constante das peças comercializadas no varejo de moda.
É sobre esse modelo de renovação rápida das peças que pode ser usado como diferencial competitivo do seu negócio que vamos falar agora.
O que é fast fashion?
Se ainda não conhece, você já percebeu que tem instantaneidade neste conceito, né? Pois é, em português o fast fashion significa moda rápida; é o termo utilizado para designar a renovação constante das peças comercializadas no varejo de moda.
É só para grandes marcas?
A resposta é não. Se você não é empreendedor de uma grande corporação, também poderá aderir a este conceito. Pequenas e médias empresas brasileiras já investem nesse modelo.
Como adotar o conceito de fast fashion?
O hábito do consumidor muda e é preciso acompanhar a tendência. Por isso, nesse conceito, é o cliente quem dita as regras. Como? No modelo tradicional, a produção do varejo de moda é dividida em duas coleções durante o ano: a moda primavera-verão e a moda outono-inverno. Já no sistema fast fashion, são produzidas mini-coleções ao longo do ano.
As coleções que antes levavam meses para serem elaboradas e confeccionadas são substituídas por produções temáticas, que refletem as demandas do consumidor e são rapidamente produzidas e comercializadas.
Mais lucro e menos estoque
Os produtos têm vida curta e os estoques são baixos na cadeia do fast fashion. Além disso, não se perde tempo fabricando o que não está sendo vendido. De olho nas tendências, quem investe nesse modelo abre demanda de produção para as novas coleções que estão sendo pensadas e desenhadas.
Então, com essa mudança no sistema produtivo, as peças são oferecidas com preço final mais baixo, o que as deixa mais competitivas, proporcionando incremento no lucro do negócio.
5 vantagens do fast fashion no varejo da moda
Já está convencido de como aplicar essa tendência ao seu dia a dia? Listamos mais algumas vantagens do fast fashion no varejo da moda:
Quem pode aderir a essa tendência no varejo de moda?
Antes de investir no modelo fast fashion, é necessário fazer uma avaliação do perfil do seu negócio. Você precisa saber qual público que atende hoje e quais novos clientes pretende atrair.
Se a sua loja tem como marca oferecer produtos exclusivos, que agregam estilo e identidade, esse não é o modelo de gestão indicado. Nós já mostramos que o fast fashion oferece rápida renovação dos produtos. O objetivo desta tendência é o de movimentar os lucros.
Se a sua loja pode adotar este perfil de negócios ou se você está disposto a fazer um direcionamento para isso, com reposicionamento de mercado, então é melhor elaborar um plano de negócio. Aqui você encontra um modelo elaborado pelo Sebrae para te auxiliar.
Você pode consultar outros conteúdos que o deixarão mais próximo dessa tendência do varejo da moda. Nós separamos mais essa dica para você: Fast Fashion decreta o fim das estações.
E, se quiser, pode encontrar mais informações para melhorar cada vez mais na hora de empreender em nosso portal.
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