Conhecida como “a terra do Saci”, São Luiz do Paraitinga é um excelente destino para oferecer aos seus clientes.

O folclore funciona como um grande atrativo para o turismo em todo o mundo. O termo “folclore”, aliás, foi criado em 1846 pelo pesquisador norte-americano William John Thoms, juntando os termos “folk” (povo, popular) e “lore” (cultura, saber). E define as manifestações da cultura tradicional de cada nação. Ou, como dizia Thoms, “o saber tradicional de um povo".
No Brasil
O Brasil tem um folclore riquíssimo, graças ao aporte das diferenças culturais que se estabeleceram no país. Em 1965, a data de 22 de agosto foi instituída como o Dia do Folclore, como forma de valorizar as manifestações de cultura popular no país. São lendas, contos, músicas, mitos, danças, vestuários, comidas típicas, artesanato e brincadeiras que, em muitas cidades, funcionam como grandes atrações turísticas.
A capital do Saci
São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo, por exemplo, atrai dezenas de milhares de visitantes a cada ano, em função de suas manifestações folclóricas. A cidade, muito charmosa por conta da arquitetura centenária, está completamente recuperada da inundação de 2010, que destruiu boa parte de seus edifícios. Inclusive a igreja matriz, construída no século XVI.
Conhecida também como “a cidade das mil festas”, Paraitinga tem em seu calendário as animadíssimas comemorações juninas, um festival de marchinhas e os famosos bonecos gigantes. Mas, ela é conhecida, principalmente, pelo culto a personagens do folclore brasileiro, como o Saci, o Lobisomem, a Cuca, o Boitatá, o Mapinguari e a Mula sem Cabeça. Cada um tem seu próprio bloco nas festas de rua.
O favorito da cidade – e dos turistas – é o Saci. Tanto é que a cidade abriga a Sociedade dos Observadores de Sacis (Sosaci), composta por ativistas culturais que juram ver o personagem com frequência. Na verdade, a Sosaci desenvolve uma luta permanente em defesa da cultura nacional. E, inclusive, se opõe à comemoração do Haloween, importado dos Estados Unidos.
Festa do Saci
São Luiz do Paraitinga realizará, entre os dias 28 e 30 de outubro, a 20º edição da Festa do Saci, personagem que conta com seu próprio dia – 31 de outubro. A festa incluirá shows, contação de histórias, brincadeiras, oficinas, passeio saciclístico, passeata (a “saciata”) e um seminário cultural.
A Festa do Saci e as outras manifestações folclóricas se constituem na principal atividade econômica de São Luiz do Paraitinga, beneficiando, inclusive outras cidades da região.
O afluxo de turistas assegura uma excelente ocupação hoteleira e, também, movimenta dezenas de restaurantes e lojas de suvenirs na cidade. Sem contar a geração de trabalho para as costureiras que fazem as roupas e enfeites usados nas festas da cidade, e para os profissionais que se dedicam à infraestrutura das comemorações.
Agora que você já conhece a terra do Saci, que tal incluí-la nos roteiros de viagem sugeridos aos seus clientes?
Conheça também alguns materiais do Sebrae que podem auxiliá-lo em suas atividades.
Como montar uma empresa de organização de eventos.
Curso pelo WhatsApp: empreendedor de sucesso.
Foi um prazer te ajudar :)