O consultor de campo é um dos principais canais de comunicação entre o franqueador e o franqueado e o elemento fundamental para a manutenção do padrão na rede.
Consultor de campo
Ao fazer as visitas às unidades, o consultor seguirá um roteiro de ações de verificação de conformidade e deverá elaborar um relatório assinado por ele e pelo franqueado, indicando uma data para correção dos problemas verificados.
Esse mesmo profissional identificará as necessidades do franqueado através de avaliações periódicas em cada unidade, relatando ao franqueador as dificuldades enfrentadas pelo empresário.
Com o crescimento da rede, outros canais de comunicação vão sendo incorporados à rotina de suporte à rede. Dependendo do seu tamanho, esses outros canais receberão as solicitações dos franqueados e buscarão as soluções para os seus problemas. Nesses casos, o consultor de campo receberá as informações sobre o desempenho das unidades que estão sob sua responsabilidade e as soluções dadas caso a caso. Assim, quando estiver em contato com o franqueado, o consultor saberá todo o histórico de relacionamento entre a unidade e a franqueadora.
A boa atuação do consultor de campo é essencial para os resultados a serem alcançados pela franquia. Para cumprir seu papel, ele precisará ser um profissional com capacidade para analisar os principais aspectos tanto da operação quanto os financeiros, bem como as ações de marketing, o atendimento e a gestão de pessoal da unidade franqueada.
Antecipando-se aos problemas
Através das visitas de rotina, o consultor de campo tem tanto a oportunidade de verificar o andamento das atividades realizadas pelo franqueado, seu desempenho e a conformidade com os padrões determinados pela franquia, quanto de conhecer as dificuldades enfrentadas por ele.
Mesmo que o franqueado ainda não tenha formalizado uma reclamação, nem o franqueador, à distância, tenha percebido um problema, a atuação proativa do consultor auxiliará para que as correções sejam feitas e o problema sanado antes que alcance uma proporção maior ou se torne incontornável.
Cabe lembrar que a rotina do consultor de campo começa antes mesmo de ele ir ao encontro do franqueado, utilizando a coleta de informações gerenciais da unidade e fazendo análise comparativa com os resultados obtidos em outras unidades ou no mercado em que ele atua.
É verdade que não se pode esperar que ele resolva todos os problemas, mas sua visão sistêmica, capacidade de liderança e conhecimento da operação permitirão que ele ajude o franqueado na busca de soluções.
Devido às competências, habilidades e atitudes comumente requeridas desses profissionais, muitas situações que poderiam levar a conflitos são corrigidas sem grandes transtornos para a rede.
Tanto as visitas de rotina quanto as visitas eventuais poderão ser utilizadas para que seja feito um diagnóstico da situação e assim elaborar um plano de ação e fazer avaliação dos seus resultados como forma de se antecipar aos problemas.
Reduzindo os conflitos
As visitas dos consultores de campo costumam seguir um roteiro predefinido que mostra ao franqueado que os itens avaliados em sua unidade serão também objeto de análise em todas as outras unidades da rede. Seguir esse check-list, manter uma rotina de atendimento e apresentar soluções para os problemas verificados são fundamentais para que ele perceba que a atuação do consultor vai muito além da supervisão ou auditoria.
Desde sua entrada na rede, todo franqueado sabe que essas visitas ocorrerão. Mas é necessário que ele perceba desde o início que o consultor de campo não está ali somente para dar notificações e penalizá-lo por descumprir alguma cláusula ou não seguir uma determinação. Ele será também responsável pela solução de muitos problemas enfrentados pelo franqueado no dia a dia de sua operação ou até mesmo por encaminhá-los ao franqueador.
Conhecer o perfil de cada franqueado, cumprir o que tiver prometido e não prometer o que não puder realizar são atitudes que minimizam os conflitos nas redes de franquias.
Aliada ao trabalho desenvolvido pelo consultor, a avaliação do grau de satisfação dos franqueados, procurando ouvi-los de maneira formal ou informal e em diversas oportunidades, também levará a resultados positivos quando acompanhada de um plano de ação.
Fortalecendo a parceria
No desempenho de suas funções, o consultor de campo será um dos elos entre o franqueador e o franqueado. Em muitas situações, a sua capacidade de análise e o seu senso crítico serão fundamentais para validar as ações que serão propostas, verificando sua adequação à operação das franquias e o alcance de seus resultados. Sua atuação, juntamente com canais de comunicação da franqueadora, como Serviço de Atendimento ao Franqueado, e a participação de outros profissionais disponibilizados para o atendimento às unidades aumentarão o vínculo entre o franqueador e seus franqueados e permitirão que o sentido de parceria se sobreponha a qualquer outro.
Quando o franqueado compra uma franquia, seu desejo é seguir um modelo de sucesso. Se a franquia mantiver boas práticas no relacionamento com a rede, com consultores de campo competentes e dedicados à solução dos problemas, a tendência será o franqueado ver a atuação do consultor como algo que agrega valor à sua gestão.
Quanto mais profissionalizada a rede, mais facilidade o franqueado terá de perceber os objetivos das ações propostas a ele e menos irá resistir para implementar mudanças. Mesmo quando determina ações corretivas e exige o cumprimento dos padrões da franquia, a atuação do consultor de campo sempre terá o sentido de desenvolvimento de uma relação de confiança, apontando rumos e dando sustentabilidade ao negócio do franqueado.
Padronização da rede
Uma das garantias de sucesso de uma rede de franquias é relacionada à sua capacidade de manutenção dos padrões por ela determinados para atendimento ao cliente, layout das lojas, postura dos atendentes, qualidade dos produtos e qualquer outro que mantenha a cultura da empresa e os valores que ela deseja que sejam percebidos por seus clientes.
Ao adquirir uma franquia, o empresário é informado sobre uma série de exigências que deverão ser cumpridas para que esses padrões não se percam e para que o cliente tenha as mesmas experiências de consumo ao entrar em qualquer unidade da rede.
Se optar por fazer um mero trabalho de supervisão com um extenso check-list de verificação de conformidades e seguidas notificações ao franqueado que tiver descumprido qualquer um desses itens, o franqueador obterá resultados momentâneos ou, no máximo, estará se resguardando para o momento da rescisão do contrato.
Os padrões da franquia são estabelecidos na definição clara do negócio, na escolha do perfil ideal de franqueado e passam pela elaboração e atualização constante dos manuais e o estímulo à sua utilização. O trabalho do consultor é apenas uma das etapas nesta sequência de ações que objetivam a manutenção desses padrões.
A evolução do franchising tem apontado que os melhores resultados das franquias são alcançados quando o trabalho da consultoria vai além da supervisão.
Relatório de supervisão
Uma das características do profissional de consultoria de campo é a sua capacidade de organização e cumprimento de rotinas. Sem critérios e continuidade, suas intervenções não levariam aos resultados desejados pelo franqueador e pelo franqueado.
Para atingir seus objetivos, toda visita deve obedecer a um roteiro planejado que permita uma visão ampla dos pontos a serem analisados.
Uma das ferramentas utilizadas em campo são os check-lists de verificação dos padrões operacionais. Com eles é possível mostrar ao franqueado quais pontos serão avaliados, dar a ele um feedback imediato sobre as possibilidades de melhoria verificadas e não deixar de contemplar itens essenciais para a análise.
Será com base nos relatórios de supervisão elaborados pelo consultor que as principais decisões serão tomadas tanto em relação ao descumprimento dos padrões da franquia como para solucionar problemas que ele tenha identificado e que não possa resolvê-los sozinho.
O peso de suas observações para a construção do relacionamento entre franqueados e franqueador exige que esse profissional tenha não só a competência na realização das visitas mas também a capacidade de se comunicar com clareza, evitando mal entendidos e conflitos desnecessários.
Suporte à gestão
Para que o resultado do trabalho do consultor de campo seja a excelência operacional do franqueado, sua atividade precisa ser vista como um suporte à sua gestão.
A possibilidade de receberem esse suporte é justamente um dos fatores para que muitos franqueados adquiram uma franquia.
Para cumprir esse papel, o consultor deverá elaborar um diagnóstico detalhado da unidade franqueada, priorizar e propor ações em conjunto com o empresário para a solução dos problemas identificados e avaliar os resultados obtidos.
Com todo o conhecimento que ele tem da operação de várias unidades franqueadas, o consultor de campo disseminará as boas práticas adotadas na rede, fará ações comparativas e proporá mudanças, objetivos e metas que auxiliarão o franqueado a atingir um novo patamar em sua gestão.
Mais do que fiscalizar, levar o franqueado a compreender o que é de sua responsabilidade e os ganhos que ele obterá com as mudanças tem sido o caminho adotado por muitas franquias de sucesso na gestão de suas redes. Gerir um grande número de unidades que têm à frente não um colaborador mas um empresário é, ao mesmo tempo, um desafio e uma vantagem para o franchising. O suporte à gestão, representado por um conjunto de fatores, como o uso de tecnologias, manuais, treinamentos e outras ferramentas se complementa com a atuação do consultor de campo, que terá o papel de aliar os resultados do franqueado às determinações da franquia para que ambos atinjam melhores resultados.
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Como vender mais na Black Friday: estratégias para o sucesso
A Black Friday é um evento anual aguardado com ansiedade por consumidores e lojistas. É a maior temporada de vendas do ano. A data vai se aproximando e a expectativa de promoções imperdíveis aumenta, uma oportunidade de ouro para você, empreendedor e empreendedora, aumentar as suas vendas. Se você deseja aproveitar ao máximo essa data e descobrir como vender mais na Black Friday em 2024, leia esse artigo até o final e aprenda estratégias poderosas que irão ajudá-lo a se destacar e aumentar suas vendas.
Sat Oct 26 00:02:17 BRT 2024
Baixe planilha gratuita de precificação para vender nos marketplaces
Quem decidiu expandir seus negócios para plataformas do tipo marketplace deve se ligar na precificação, ou seja, na definição do valor cobrado pelos produtos e serviços oferecidos. Cada um dos gigantes brasileiros do setor possui suas próprias regras, o que influencia a margem de lucro do empreendedor que busca a parceria. Saber qual preço cobrar é sinônimo de vender bem. Por isso, o Sebrae criou uma planilha pra ajudar o empreendedor a chegar no valor ideal para se manter na vitrine de uma grande loja virtual. A Calculadora de Marketplace ajuda a definir montantes justos, mantendo o equilíbrio para se negociar on-line com rapidez, visibilidade e, claro, mais retorno para o negócio. Quais são os custos para entrar (e ficar) no marketplace? O marketplace representa uma forma viável de alavancar seus negócios utilizando o serviço de grandes marcas com custos reduzidos. Mas eles existem, não é mesmo? Os principais são: Taxas sobre as vendas: é um percentual ou comissão sobre o faturamento com a venda de cada produto, que vai de 5,99% a 30%, dependendo do marketplace. Frete: quando o envio é feito pela operação do próprio marketplace, é cobrado um fixo que varia de acordo com a categoria e as características do produto, bem como com o relacionamento do vendedor com a plataforma. Além disso, é preciso estar em dia com a documentação que costuma ser exigida, principalmente pelas grandes redes de varejo, antes da autorização para vender no espaço virtual. Ex.: Inscrição na Receita Federal como pessoa jurídica (CNPJ); Certidões negativas de débitos tributários, trabalhistas e previdenciários; Contrato social atualizado; Aquisição de sistema para emissão de nota fiscal; Contrato assinado com a empresa de marketplace. É possível calcular os números ideais para operar em marketplace? A resposta é “sim”! E, para facilitar a sua vida, você pode baixar a planilha de precificação para marketplaces, que também pode ser chamada de calculadora de marketplace. Desenvolvida pelo Sebrae, ela é uma ferramenta de apoio na construção da estratégia de preços para a venda on-line de seus produtos/serviços. Quais são os requisitos para usar a calculadora de marketplace? Ao usar a calculadora de marketplace, é importante verificar: Os produtos que irá comercializar; A taxa da categoria dos produtos; Quanto pagará de frete; Qual a margem de contribuição desejada; Caso já venda em marketplaces, a quantidade de produtos vendidos para analisar e construir a melhor estratégica de margem x giro; Os preços praticados pelos concorrentes. Ah, vale lembrar que, com a Calculadora de Marketplace, você também poderá estimar o impacto dos descontos praticados. A planilha está em formato xlsx (planilha editável), bem simples de usar. E então, que tal descobrir agora mesmo se você está cobrando preços adequados pelos seus produtos? Onde eu encontro a calculadora de marketplace? Você está a um clique de ter a sua! Baixe AQUI a calculadora de marketplace do Sebrae e seja um craque na precificação! Quer mais informações sobre marketing em seu empreendimento? Participe do nosso grupo do Telegram. Telegram Sebrae Marketing Digital Conteúdos exclusivos sobre o mercado digital. Conecte-se com ideias e dicas de sucesso para o seu negócio.
Sat Oct 26 00:02:12 BRT 2024
Cliente fidelizado quer desconto na Black Friday. Aproveite a data!
A Black Friday tornou-se um fenômeno de antecipação das vendas de final de ano, já que ela representa uma ótima oportunidade para satisfazer seus clientes. A busca por presentes somada aos índices de menor poder de consumo fazem da Black Friday um evento estratégico para o início das compras de Natal. Ações entre essas duas datas contribuem para a construção do relacionamento com os clientes, o que reflete em melhores resultados a curto e a longo prazo. O consumidor moderno está ainda mais engajado, consciente e disposto a realizar as suas compras de Black Friday através de canais digitais. Por isso, soluções de logística, como a compra on-line com retirada na loja física, são relevantes e eficientes. O principal foco deve estar não somente na atuação nos canais on e off-line, mas na integração para oferecer maior conveniência e uma experiência positiva ao consumidor. Certamente, os produtos mais procurados mudam conforme a faixa etária e outras variáveis de consumo, provocando escolhas voltadas à durabilidade, qualidade e propósito, com compras realizadas com forte convicção e melhor custo-benefício. Entender a movimentação dos principais setores para planejar a Black Friday e ter melhores resultados é fundamental. Mesmo que seu segmento não seja nenhum desses, não desanime e confira cinco estratégias para vender e fidelizar mais clientes nessa data. 1. Ofereça descontos para as próximas compras Muitos clientes aproveitam a Black Friday para antecipar as compras de Natal, mas é importante criar estratégias para que eles voltem o quanto antes à sua loja. Nesse sentido, embora atrair novos consumidores seja sempre bom, fidelizar os que você já tem traz muitos benefícios, além de ser mais barato. Uma boa estratégia para fazer o cliente voltar é utilizar-se de descontos para as próximas compras. Outra ação é a utilização de cashback, que retribui parte da arrecadação como descontos futuros. Assim, quando o cliente faz uma compra, ele recebe de volta uma parte do dinheiro gasto, impulsionando a fidelização. Também existe a possibilidade da colaboração entre empresas para a construção de programas integrados e divisão de base de clientes. Além disso, o compartilhamento de descontos e benefícios entre redes de contato pode ser uma ótima oportunidade por meio das seguintes ações: Compre na Black Friday e ative o desconto na compra do Natal. Indique um amigo e ganhe desconto. Presenteie um amigo para que ele ganhe desconto na próxima compra. 2. Aumente seu ticket médio Aproveite a oportunidade para estimular o aumento do ticket médio, seja por meio de kits promocionais, combinando produtos de maior e de menor margem, ou oferecendo descontos progressivos. Alguns critérios para escolher os produtos para a Black Friday: Os que têm maior margem para desconto. Os que estão parados no estoque. Os produtos “isca”, ou seja, que são baratos, vendem bem e são porta de entrada para outros itens. Conhecendo bem seus produtos e fazendo uma boa estratégia de precificação, ficará mais fácil pensar nesse mix. Apesar de qualquer ação promocional, a venda a qualquer custo não é uma alternativa. É essencial considerar que o momento de retomada é sensível para a maioria dos consumidores. E, nesse sentido, entender o que seu cliente busca e conseguir oferecer de forma pertinente o que ele precisa será uma das melhores dicas para uma venda adequada. 3. Envie mensagens para a sua base de clientes Abaixo, estão elencadas estratégias de comunicação e marketing que podem ajudar no impulsionamento das vendas de final de ano do seu negócio: Sem deixar de respeitar a Lei Geral de Proteção de Dados, trabalhe bem a comunicação com sua base de clientes, informando como sua loja participará da Black Friday, isto é, se será na loja física, nos canais digitais ou em ambos. Informe quais produtos terão condições diferenciadas e os requisitos para a ativação das promoções. Produza textos comunicando as promoções, usando cores fortes e bem impactantes, para combinar com o apelo que a data tem. Suas campanhas de Black Friday podem estar em vários canais (e-mail, redes sociais etc.), então escolha os que vai usar e crie um cronograma de divulgação. 4. Tenha uma presença ativa em suas redes sociais A busca por produtos costuma subir muito durante a Black Friday e nos períodos que a antecedem. Aproveite esse aumento de tráfego para ampliar sua base de seguidores e, assim, possibilitar um maior alcance de suas divulgações orgânicas nas redes sociais. Lembre-se de atualizar as capas de suas páginas com uma arte impactante. Aproveite os recursos do Facebook, como a inserção de vídeos na imagem de capa, para chamar a atenção dos seus seguidores e mostrar os produtos que estarão em oferta na Black Friday. Utilize o WhatsApp e o Telegram para fazer a manutenção do pré e do pós-venda. 5. Explore diferentes promoções Apesar do forte apelo para liquidações e grandes descontos, o cliente pode estar à procura de um bom negócio que não seja necessariamente o menor preço. Assim, é importante apresentar que o valor do negócio é interessante. O valor envolve tanto o custo do produto em si quanto o custo logístico, a segurança transacional, as garantias, a confiabilidade, a marca e o atendimento. Em resumo, o valor é algo percebido e o lojista deve se apropriar desse conceito em sua abordagem com o cliente. Atenção: Algumas lojas costumam adiantar suas campanhas de Black Friday, começando alguns dias ou semanas antes da data oficial. Se suas vendas forem exclusivamente on-line, não se esqueça de garantir que seu site irá funcionar perfeitamente nessa data, porque o fluxo de usuários provavelmente estará bem acima do normal. Aproveite a oportunidade e integre canais físicos e on-line. Não se esqueça de que é preciso considerar as orientações estabelecidas pelos órgãos de saúde para evitar aglomerações e manter as medidas de segurança no varejo físico - principalmente em relação a uma ativação promocional agressiva como na Black Friday. Qualidade no atendimento ao cliente sempre deve ser uma prioridade no seu negócio. No entanto, em datas especiais, você, empresário, deve estar com a atenção redobrada, já que a excelência no atendimento é o que garante a construção do relacionamento com o cliente a longo prazo. Veja também: Você está preparado para a Black Friday?
Fri Oct 25 11:01:06 BRT 2024
Você está preparado para as oportunidades da Black Friday?
A Black Friday tornou-se um fenômeno de antecipação das vendas de final de ano e, por acontecer em uma época lucrativa do ano, é importante preparar-se para o evento próximo às festas natalinas. A busca por melhores ofertas, promoções e descontos, filas enormes em lojas físicas e disputas presenciais por produtos estão entre algumas características dessa data. Nos últimos anos, as opções on-line passaram a fazer parte do evento com resultados significativos. Pensando nisso, o que o empresário pode fazer para se destacar nesse meio tão competitivo e lucrar bastante nessa época? Como lucrar mais na Black Friday? Primeiramente, é importante lembrar que o cliente busca promoções reais e relevantes. Vai se sair bem a empresa que realmente mostrar os benefícios e os descontos de seus produtos. Como muitas vendas são on-line, os clientes terão maior facilidade para comparar os preços atuais com os praticados anteriormente. Não vale tentar o famoso “metade do dobro”, pois muitos já estão fazendo busca de preços há algum tempo, monitorando produtos e verificando se as ofertas da Black Friday são realmente compensadoras. Além de ser honesto com seu cliente para manter a credibilidade da sua empresa, outro ponto extremamente importante é o planejamento. Por isso, invista tempo elaborando cada ação que você e a sua equipe irão executar. 1. Faça promoções sem ter prejuízo Pense sempre que você deve ter uma margem de lucro, mesmo com descontos. Nesse sentido, a análise de preço é essencial para que uma precificação incorreta dos seus produtos não lhe traga prejuízo. Para evitar as más práticas, pense em criar promoções reais, que você possa cumprir, oferecendo descontos planejados. 2. Ofereça descontos em compras adicionais Além dos descontos, você também pode utilizar outras formas de chamar a atenção do consumidor, até porque nem sempre é possível abaixar o preço dos produtos sem perder a margem de lucro. Uma boa alternativa é oferecer descontos para itens adicionais, incentivando novas compras. Quanto mais produtos o consumidor adquire, maior é o desconto, o que o instiga a levar algo que já desejava há tempo e que agora parece ser mais vantajoso. Veja outros tipos de promoção: Kits de produtos. Sorteios. Vendas adicionais. Garantia extra ou frete grátis. Cupons de desconto para outras compras. Brindes. 3. Prepare sua equipe Todos da empresa precisam saber exatamente quais serão as ofertas disponíveis para que estejam prontos para atender um número maior de clientes. Para empresas com poucos funcionários, destacar-se dos grandes concorrentes é um desafio, mas, com planejamento e treinamento adequado, as chances de dar certo são enormes! O atendimento precisa de atenção, tanto em lojas físicas quanto on-line, e deve ser especializado, atencioso, receptivo e, acima de tudo, humanizado. Essas ações podem ser seu diferencial no momento da venda. 4. Organize seu estoque Organize a quantidade de produtos que você terá disponível para a Black Friday, analisando previamente seu estoque para conseguir enxergar o que pode entrar em promoção ou quais itens são altamente procurados e podem atrair clientes. Você precisa ter produtos de acordo com a projeção de vendas para a data. Para um momento diferente como esse, é primordial que você revise o seu estoque para evitar problemas, como vender mais peças do que consegue enviar. Com planejamento, é possível fazer pedidos aos fornecedores com antecedência para evitar imprevistos e até aumentar a margem para negociações. 5. Planeje sua campanha de marketing O consumidor precisa saber que sua empresa oferecerá benefícios na Black Friday. Com ações planejadas e antecedência, sua empresa atingirá mais pessoas e não correrá o risco de divulgar seus produtos em cima da hora. Para esse planejamento, é preciso entender como seus consumidores estão se comportando, pois eles mudam frequentemente, principalmente com as opções tecnológicas. Além disso, abuse da criatividade e atratividade nos anúncios. Uma boa tática é criar expectativas do que terá no período de Black Friday, pois isso desperta a sensação de que algo especial está chegando. 6. Tenha metas Você precisa ter claro o que deseja alcançar para facilitar a definição do orçamento de campanhas e dos preços de venda dos produtos, estabelecendo metas e resultados que você deseja atingir durante esse período, como: Número e volume de vendas. Receita estimada. Engajamento de clientes atuais e potenciais. 7. Analise seus resultados de anos anteriores Se você já fez alguma promoção de Black Friday, veja o que deu certo, o que deu errado e o que trouxe mais retorno. Analisar métricas é sempre importante para não cometer o mesmo erro. É a sua primeira Black Friday? Não tem problema. Colete informações de ações promocionais anteriores, como o Natal ou outra data comemorativa. Também não tem esses dados? Então pesquise estatísticas e referências gerais do comércio brasileiro para conseguir se planejar melhor. E não se esqueça de medir todas as suas ações da Black Friday deste ano para utilizá-las como base no ano seguinte. Além de comunicar preços e descontos, tenha um plano B para seu planejamento e lembre que hoje os consumidores valorizam empresas que ofereçam vantagens e comodidades. Traga novidades, conteúdos e experiências para gerar engajamento positivo entre sua marca e os consumidores, a curto, médio e longo prazo. E não se esqueça das ações vinculadas a propósitos sociais e iniciativas sustentáveis, pois elas são vistas pelos consumidores de maneira positiva. Leia também o artigo: Cliente fidelizado quer descontos na Black Friday e aproveite a data para vender mais e melhor.
Fri Oct 25 10:15:11 BRT 2024
Conheça o crédito direto e aumente suas vendas na Black Friday
Se você teve um baixo volume de vendas no primeiro semestre de 2024, a Black Friday é o momento ideal para potencializar suas vendas. Mas, antes de gerar expectativa de venda, prepare a sua empresa para esta data com organização e planejamento. Para vender mais, é preciso pensar em estratégias que consideram o cenário atual e atendam o maior número de clientes possível. Você já ouviu falar do crédito direto ao consumidor? O crédito direto ao consumidor (CDC) é um tipo de financiamento ou linha de crédito que facilita para os consumidores a aquisição de produtos ou serviços, de forma parcelada. Alternativa de compra O CDC pode ser feito tanto por uma instituição bancária como para uma instituição particular. O exemplo mais antigo e popular de CDC é quando o cliente vai a uma loja e compra algum item como um eletrodoméstico, por exemplo, para pagar pelo carnê. O carnê é um tipo de crédito ao consumidor. A principal caraterística dessa alternativa de compra é proporcionar ao comprador que leve a mercadoria antes do pagamento total pela compra. É um empréstimo parcelado no qual o produto ou serviço é pago mensalmente. Cuidados antes da venda Para o empreendedor, é fundamental que ele faça uma análise de crédito associada ao perfil do seu cliente. Vale consultar o Serasa para verificar se há dívidas ativas no nome do comprador, pedir referências e, até mesmo, acordar o número de parcelas e valor dos pagamentos. Cada instituição tem a sua política de contratação, cabe à gestão definir quais serão os seus critérios, assim como a sua tabela de juros. Crediários digitais Para substituir o velho carnê de papel, boa parte das empresas já adotou opções de crediários digitais. O cartão de crédito, por exemplo, é um dos melhores exemplos para explicar o CDC, pois ele permite a aquisição de bens de forma imediata e o pagamento parcelado. Além do cartão de crédito, hoje já existem opções como o boleto e o pix parcelado, disponíveis para empresas de grande, médio e pequeno porte. Vale a pena pensar em soluções adicionais para atrair o seu cliente. Vantagens e desvantagens Para o empreendedor, a maior vantagem é que facilitará as compras para o consumidor. Essa possibilidade tende a aumentar significativamente as vendas, ainda mais em um período de compras tão favorável quanto a Black Friday. O crédito direto ao consumidor também é uma forma de obter dinheiro para a aquisição de bens com menor burocracia. Com isso, o lojista aumenta o volume de vendas, proporciona taxas de juros reduzidas em detrimento de outras formas de pagamento, aumenta o número de parcelas e torna-se o principal mediador do recebimento do dinheiro. Apesar de ser um facilitador, o crediário também possui seus riscos ao empreendedor, o mais comum são os casos de inadimplência. O endividamento de clientes pode ser um fator determinante para o descumprimento das parcelas, o que reforça ainda mais a importância da análise de perfil do cliente.
Fri Oct 25 09:53:46 BRT 2024
Comparadores de preço e Black Friday: dupla de sucesso nas vendas
A última sexta-feira de novembro é marcada por um show de ofertas e promoções das lojas. A famosa Black Friday, neste ano, promete levar muitos consumidores às compras. Apesar da expectativa de compra ser alta, os consumidores estão cada vez mais conscientes antes de finalizar sua aquisição. Dados como preço, marca e informações dos produtos são os mais procurados por quem deseja fazer uma “comprinha”. E sabe qual é o grande aliado do consumidor no período de Black Friday? Os comparadores de preço! Já ouviu falar sobre esse termo? Não? Então, acompanhe o nosso artigo que nós, do Sebrae, vamos te explicar tudo que você precisa saber para potencializar as suas vendas. Sensibilidade ao preço Antes de conhecer as ferramentas de comparação de preço, você, empreendedor, precisa entender um conceito fundamental para o sucesso de vendas: a sensibilidade ao preço. Ela é um indicador que mostra até quanto o seu cliente está disposto a pagar por um produto. É claro que a maior parte dos consumidores busca por produtos de qualidade e menor custo. Mas, você sabia que a sensibilidade ao preço não pode estar relacionada apenas com o valor financeiro? Fatores que influenciam a sensibilidade ao preço Sim, é preciso avaliar outros fatores econômicos como a demanda, a procura e os índices inflacionários. Além disso, há uma metodologia criada pelo economista holandês, Van Westendorp, que pode ajudar a definir os preços de forma coerente e atrativa. Basicamente o empreendedor deve se fazer quatro perguntas, são elas: “A que preço o seu produto começa a parecer MUITO BARATO, a ponto de se questionar a sua qualidade?” “A que preço o seu produto começa a parecer BARATO, no sentido de ser uma pechincha’’? “A que preço o seu produto começa a ser classificado como CARO?” “A partir de que preço o seu produto começa a ser considerado MUITO CARO a ponto de se descartar a compra?” A metodologia chamada de Price Sensitivity Model – PSM (em português, “Modelo de sensibilidade de preço”) foi desenvolvida na década de 1970. Ela explica que o consumidor possui um preço mínimo e um preço máximo a pagar. Comparadores de preços E nada melhor para ajudar a comparar os preços do que uma plataforma própria para isso. Com os comparadores de preço, o cliente pode procurar por um produto e ver a quais preços ele está sendo oferecido por diferentes lojas para, então, formar a sua decisão de compra. Algumas das plataformas mais populares como o Google Shopping, Buscapé e Bondfaro permitem ainda que o consumidor selecione a categoria do produto, por preço, marca e loja. As plataformas costumam ser bem intuitivas, com uma barra de pesquisas e filtros que agilizam a busca. Vantagens dos comparadores de preços Para o consumidor, a vantagem é meio óbvia: ele terá um leque de alternativas para escolher em qual loja sua compra será mais viável. Mas, existem também ótimas vantagens para os lojistas, principalmente, em véspera de Black Friday. Como a plataforma reúne um compilado de lojas que fornecem o produto buscado, é uma grande oportunidade de divulgação gratuita da sua empresa. Para que os empreendedores possam destacar-se, confira algumas dicas de ouro do Sebrae: Use palavras-chave no título dos seus produtos; Opte por fretes que possuam um bom custo-benefício, caso haja a possibilidade de frete grátis para algumas localidades, também será um grande atrativo; Ofereça múltiplas formas de pagamento. Preparado para lucrar muito na Black Friday? Boas vendas!
Fri Oct 25 09:42:12 BRT 2024
Precificação de produtos venda mais que a concorrência na Black Friday
Com a chegada da Black Friday, a expectativa do empreendedor é de organizar sua empresa para aumentar suas vendas. E não é novidade que o consumidor da Black Friday não está interessado apenas em realizar compras, ele quer comprar com preços baixos! Para comercializar os seus produtos ou serviços a preços promocionais, é preciso desenvolver uma estratégia correta de precificação. O que é precificação? A precificação dos seus produtos ou serviços consiste em definir por qual preço (valor monetário) de mercado eles serão comercializados. Essa não é uma tarefa simples, visto que é preciso levar em conta fatores como os gastos da empresa, a satisfação do cliente, a concorrência e a rentabilidade do negócio. No que diz respeito à precificação, vamos compreender melhor algumas variáveis importantes às quais o empreendedor deve atentar-se: Já pensou perder essa oportunidade de potencializar o faturamento por não saber precificar os seus produtos para esta temporada? Ou pior, não ter uma noção básica de quantos produtos precisa vender para cobrir seus gastos. Então, é preciso encontrar o ponto de equilíbrio da sua empresa. Ponto de equilíbrio O ponto de equilíbrio representa um indicativo de segurança do seu negócio, o seu objetivo é igualar as receitas e os custos. Ou seja, vai mostrar ao empreendedor quanto ele precisa vender na Black Friday, por exemplo, para alcançar o equilíbrio com os gastos realizados. Para calcular o ponto de equilíbrio da sua empresa, faça o cálculo: Fórmula para calcular o ponto de equilíbrio: Ponto de equilíbrio = custos e despesas fixas + lucro mínimo ÷ margem de contribuição (receita – custos e despesas variáveis) Os prejuízos são identificados quando os resultados estão abaixo do ponto de equilíbrio. Vale ressaltar que o ponto de equilíbrio serve como referência. Caso seu negócio apresente baixa lucratividade, é possível reverter o cenário com estratégias para aumentar as vendas, ajustar os preços e reduzir os gastos. Viu só como saber precificar é essencial para o sucesso da sua loja? Se você ainda possui dúvidas sobre como definir o preço de venda e realizar uma gestão de finanças mais eficiente, acesse o curso gratuito do Sebrae sobre Gestão Financeira. A nossa central de relacionamento também está disponível para te auxiliar com consultorias, ligue 0800 570 0800.
Tue Oct 22 14:14:51 BRT 2024
O que o varejo aprendeu com a Black Friday 2024
Decidir participar de uma Black Friday, data que envolve praticamente todos os setores da economia, deve ser um movimento que visa muito além das vendas, afinal, trata-se de um evento que traz outras vantagens para a empresa, como, por exemplo, maior visibilidade à marca, além de atrair e fidelizar mais clientes. Na primeira edição aqui no Brasil, a Black Friday foi responsável por movimentar cerca de três milhões de reais, conforme dados fornecidos pelo UOL. Desde então, esses números só subiram. Por isso, é importante analisar e compreender os dados referentes à Black Friday de 2024 a fim de preparar-se para a edição deste ano, que acontece no dia 29 de novembro. Levando em consideração, por exemplo, as maiores reclamações dos consumidores na edição do ano passado, pode-se afirmar que eles estão cada vez mais exigentes quanto ao tempo de entrega dos produtos adquiridos. Assim, é necessário, desde já, planejar a logística do seu estoque, tendo em vista que as vendas aumentam nesse período. O que você acha de criar canais e ferramentas de feedback para o seu cliente? Isso, com certeza, vai conquistar a confiança dele e proporcionar formas de você revolucionar o seu atendimento. É muito importante também planejar quais serão os produtos em destaque com o maior desconto. Lembre-se de que isso não precisa acontecer somente no dia. As ofertas podem acontecer durante todo o mês de novembro. Planeje as condições de pagamento exclusivas da promoção, levando em consideração os novos métodos de pagamento disponíveis, como o Pix. Mas, lembre-se de que o cartão de crédito continua sendo a forma preferida de pagamento. Pense na possibilidade de oferecer o cashback e garantir o retorno do cliente para uma compra futura. Cinco pontos relevantes sobre o que o varejo aprendeu com a Black Friday de 2024 O consumidor não é mais o mesmo: pesquisa antes, dificilmente compra por impulso e boa parte disso ocorre em razão do recuo na renda familiar. Então, ofereça descontos reais, combos, cashback e facilidades nas condições de pagamento. Se o preço não é bom, o número de pedidos vai diminuir. A live commerce é uma grande tendência. Opções como Pix, cartão de crédito, QR code e cashback fizeram sucesso junto ao consumidor. Invista nessas tendências. O omnichannel é um investimento necessário: o consumidor compra no e-commerce e retira na loja, ou vai até a loja e conclui a compra on-line, enfim, é preciso integrar os canais e gerenciá-los adequadamente. Estratégias que não podem ser esquecidas pelo varejista são o pós-venda e os canais de atendimento para esclarecimento de dúvidas. Aproveite esta oportunidade de capacitação e faça o nosso curso EaD Indicadores para o seu negócio. A inscrição é gratuita.
Tue Oct 22 14:00:10 BRT 2024
Como preparar o seu e-commerce para Black Friday 2024
Está chegando uma das maiores datas para o varejo e para o e-commerce: a Black Friday, que este ano acontece no dia 29 de novembro. Aproveitar tudo o que a data tem de benefícios pede do empresário um bom planejamento de vendas, bem como a correta gestão de compras e dos estoques para não ser pego desprevenido e deixar de atender os seus clientes. Até porque as expectativas para essa Black Friday são muito boas. Por isso, é hora de escolher cuidadosamente os produtos que vão ser anunciados com desconto. Esteja atento à precificação, não se descuidando de atualizá-los em todos os canais de venda. Mas, não se esqueça de que preço não é tudo: oferecer combos, frete grátis ou descontos no frete podem ser diferenciais. Agilidade na entrega também é um item importante para o consumidor, então, é importante também centralizar os pedidos e oferecer a possibilidade de acompanhá-los. Outro aspecto ao qual o empresário pode ficar atento é que a Black Friday não se limita a um dia somente. É possível promover o chamado "Esquenta Black Friday", oferecendo algumas ofertas alguns dias antes da data. Como preparar o seu e-commerce para Black Friday de 2024 É fundamental alinhar a comunicação entre o marketing e as vendas, conferindo os preços anunciados e as promoções. Nada pior do que anunciar ofertas, pensar em promoções, mas não dispor de pessoal em número suficiente e capacitado para atender os clientes nos canais que ele utiliza. Essa é uma experiência pela qual ninguém quer passar. Isso também vale para o seu suporte tecnológico: é preciso fazer ajustes que deem conta de um número maior de visitantes e de pedidos no seu e-commerce. Ofereça um suporte omnichannel, integrando os canais e unificando os discursos da marca. Lembre-se de que muitos consumidores gostam, por exemplo, de olhar o produto na loja física e concluir a compra no e-commerce, ou o contrário também. Evite atrasos na entrega aperfeiçoando os seus processos de logística. Trabalhe com prazos possíveis de serem cumpridos.
Mon Oct 21 11:57:47 BRT 2024
5 dicas para melhorar o desempenho do varejo na Black Friday 2024
A Black Friday 2024 acontece no dia 29 de novembro, mas a data não se restringe a um único dia. É um período rico em oportunidades para melhorar as vendas, atrair novos clientes, fidelizar outros, além de dar visibilidade à marca. Quem vai participar da Black Friday precisa, antes de tudo, fazer um bom planejamento de vendas e apostar no relacionamento com o cliente. É importante lembrar que, aqui no Brasil, a data não costuma restringir-se à última sexta-feira de novembro e já é possível, por exemplo, ver promoções ao longo de todo o mês da Black Friday. Veja, a seguir, algumas modalidades para oferecer promoções aos seus clientes, aproveitando a data. Black Friday: descontos promocionais que só acontecem na sexta-feira; Black Week: campanha durante toda a semana do evento; Black Weekend: ofertas promocionais estendidas para o final de semana; Cyber Monday: segunda-feira de promoções exclusivas para produtos eletrônicos, games e de tecnologia. Inclusive, a Cyber Monday 2024 vai ocorrer no dia 2 de dezembro. Black November: mês de novembro inteiro com promoções. Cinco dicas para melhorar o desempenho do varejo na Black Friday 2024 Ofereça descontos reais aos seus clientes, nada de anúncios enganosos: os consumidores estão mais informados e conscientes e, normalmente, acompanham os preços. Então, nada de descontos “falsos”! É importante investir em comunicação, afinal, é preciso destacar-se: redes sociais são uma boa forma de mostrar os atrativos aos seus clientes. Uma boa estrutura do site e uma logística eficiente são pontos fundamentais para atender bem os seus clientes. Proporcione o acompanhamento do pedido e uma entrega ágil. Invista no estoque e aproveite para negociar prazos, condições e preços com seus fornecedores. Invista, também, em soluções para prevenção de fraudes e procure encantar o seu cliente oferecendo boas experiências de compra e entrega. Lembre-se de oferecer ao seu cliente, além de preços, ofertas e condições que diferenciam o seu negócio da concorrência. Pense em política de frete, variedade nas formas de pagamento, cashback e outras facilidades e oportunidades que podem fazer você voltar a vender para o mesmo cliente ou aumentar o ticket médio.
Mon Oct 21 09:37:43 BRT 2024
5 motivos para o seu varejo participar da Black Friday 2024
Quer encontrar um bom motivo para participar de uma das maiores datas do varejo? Pois nós apresentaremos cinco vantagens para aderir a uma data que, no Brasil, conta com a participação das empresas há cerca de dez anos, mas que, nos Estados Unidos, já tem uma longa tradição. Primeiro, é fundamental dizer que, caso a sua empresa de varejo decida participar da Black Friday, é necessário fazer um bom planejamento de vendas e a correta gestão de compras e estoques. O seu consumidor, com certeza, não vai querer ficar de fora das ofertas anunciadas. Então, prepare-se para oferecer boas experiências, fidelizar clientes e atrair outros. A Black Friday é uma data aproveitada por praticamente todos os setores da economia, principalmente pelo comércio varejista, então, não dá para simplesmente ficar de fora. Existe, naturalmente, um aumento expressivo nas vendas porque muitos consumidores aproveitam a ocasião para irem às compras, motivados por descontos consideráveis oferecidos pelas lojas. A seguir, elencamos para você cinco motivos para o seu varejo participar da Black Friday deste ano: É o momento de melhorar as negociações com fornecedores, afinal, nessa cadeia, todos podem sair lucrando, então, o seu fornecedor também pode entrar nessa onda dos descontos. Que tal aproveitar o momento para firmar parcerias com outros estabelecimentos, oferecendo promoções conjuntas? Isso pode dar mais visibilidade para o seu negócio e também para o do parceiro. Esse pode ser o momento certo para aplicar os diferenciais do seu produto ou do seu negócio. A parceria certa, boas ofertas (nos produtos e no frete), agilidade na entrega, podem aumentar as vendas e… …Fidelizar o consumidor diante da marca. Além do aumento nas vendas, é bom estar bastante atento ao ditado: “Quem não é visto não é lembrado”. Já pensou toda a sua concorrência fazendo promoções incríveis, conquistando novos clientes (que podem ser os seus sendo atraídos para o outro lado) ou fidelizando outros enquanto você deixa de atender às expectativas do seu público-alvo?
Fri Oct 18 10:58:57 BRT 2024
Use a Black Friday para melhorar o faturamento do seu salão
A Black Friday é sempre uma oportunidade para que todos os setores aumentem seu faturamento. Salões de beleza também podem aproveitar para ganhar mais, já que muitos consumidores guardam dinheiro especialmente para gastar nessa data. Mas isso não significa que qualquer promoção resulte em um bom negócio, ou seja, é preciso realmente se planejar para obter os resultados esperados. Ao definir as ações, é importante que você leve em conta o custo de cada uma delas. Por isso, não arrisque: seja estratégico na escolha dos produtos e serviços e faça os cálculos para não oferecer descontos que comprometam o seu faturamento. Abaixo damos algumas dicas para que seu salão realmente ganhe com a Black Friday e além dela: Giro de estoques Se o seu salão vende produtos para os clientes usarem em casa, veja o que há em estoque. Se há produtos em excesso no estoque ou com baixa demanda, você pode criar promoções para kits e incluir alguns desses itens neles. O mesmo vale para produtos que estão com pouco tempo de validade e para lançamentos que ainda não vendem bem porque os clientes não os conhecem. Pacotes de serviços É bom treinar a sua equipe e ver quais as suas sugestões para o dia. Por exemplo, um novo serviço, ainda pouco conhecido pelos clientes (como algum tipo de tratamento de pele ou cabelo), pode ganhar um empurrãozinho nessa data com uma promoção. Pacotes de serviços, que oferecem uma maquiagem gratuita para o cliente que faz tintura, corte e escova, por exemplo, também são ótimos para aumentar suas vendas. Fidelização da clientela O mais interessante das promoções na Black Friday é que elas podem ser usadas para estimular a fidelização dos clientes e agitar os negócios do seu salão para muito além dessa data. Por exemplo, você pode dar um cashback (dinheiro de volta) para clientes que compram um determinado valor em produtos, oferecer descontos por volume de compra de produto ou serviço ou disponibilizar cupons de desconto para serem usados no mês seguinte. Parcerias ajudam a aumentar o faturamento Parcerias são sempre bem-vindas, e é provável que seus fornecedores de produtos também queiram fazer ações promocionais. Você pode combinar algo conjunto, como descontos especiais para kits de uma determinada marca, assim seu fornecedor vende mais e você também. A sua equipe deve estar engajada, então você pode orientar seus profissionais a oferecer os produtos e serviços da Black Friday para ganhar comissões diferenciadas. Mimos especiais Pequenos mimos, como café e suco, ajudam a criar um clima onde o cliente se sente bem e se dispõe a gastar mais. Disponibilizar amostras grátis dos produtos que você vende, como perfumes ou cremes, também pode contribuir para que o cliente se sinta especial no seu estabelecimento e tenha vontade de voltar. É fato que a Black Friday já está consagrada como uma data especial para o consumo. Ainda assim, você pode ampliar essa oportunidade e oferecer promoções durante toda a semana e não apenas na sexta-feira. Fica a dica! E aqui vai um alerta: embora a Black Friday seja relativamente recente no Brasil, os consumidores já se acostumaram e esperam por ela. Por esse motivo, seu salão pode faturar muito nessa época. Planeje sua Black Friday para lucrar o ano todo! Saiba mais Como aproveitar a Black Friday