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Inovação | INOVAÇÃO
Google Analytics 4.0: o que mudou e qual o impacto para o seu negócio

Google Analytics 4.0 entrará em vigor em 1° de julho trazendo insights mais precisos e completos e controle de privacidade na coleta de dados virtuais.

· 15/05/2023 · Atualizado em 20/05/2023
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Monitorar o comportamento do consumidor virtual é fundamental para o sucesso de um e-commerce. Hoje, a ferramenta mais usada pelos empreendedores digitais para monitorar seus clientes é o Google Analytics (GA), que ganhou uma versão atualizada: o Google Analytics 4.0 ou GA4.

Neste artigo, vamos te mostrar as principais mudanças na ferramenta e como elas podem ajudar no dia a dia da sua empresa. 

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita de análise de dados das interações dos visitantes em sites, blogs e aplicativos. Por meio dos rastros deixados pelos visitantes, ela permite o monitoramento de algumas ações e análise do tráfego nessas páginas. 

Isso ajuda a entender como as pessoas interagem com os conteúdos e como é a jornada de compra, além de fornecer informações para a análise do desempenho de campanhas de marketing e tráfego pago. Lançada em 2005, a ferramenta chega à sua quinta versão, que foi batizada de GA4. 

Sua última atualização havia sido em 2012 e ainda está em vigor. Esta versão tinha como objetivo ampliar a visão dos usuários sobre o comportamento do visitante que transita em diferentes plataformas e dispositivos - necessidade impulsionada pela tendência da hiperconexão. 

Como a ferramenta muda para acompanhar tendências e necessidades, desde 2020 o Google tem anunciado a chegada de uma nova versão, a GA4, que deve estar disponível a partir de 1° de julho de 2023.

É importante ressaltar que as propriedades padrão do Universal Analytics da versão 2012 não vão mais processar dados, sendo necessário migrar para o GA4. 

Este são alguns fatores que impulsionaram a atualização do Google Analytics: 

  • Fim dos cookies de terceiros nos navegadores: que já foram bloqueados no Safari e Firefox, e que o Google também pretende eliminar; 
  • Proteção da privacidade: a nova versão permite que os usuários controlem melhor os dados coletados sobre eles e forneçam consentimento explícito para isso, garantindo conformidade a regulamentos de privacidade; 
  • Evolução do aprendizado de máquina e inteligência artificial: os avanços dessas tecnologias permitiram um aperfeiçoamento do desempenho, a nova versão fornece insights mais precisos e completos sobre o comportamento dos visitantes. 

O que muda nessa versão? 

O GA4 usa uma nova abordagem de rastreamento, que não depende exclusivamente de cookies de terceiros: a nova versão passa a coletar informações das ações como cliques em botões, visualizações de páginas e compras ao invés de apenas rastrear a página em que estes eventos ocorreram, fornecendo, inclusive, mais detalhes sobre as ações do visitante na página. 

A inteligência artificial integrada ao GA4 usa machine learning para fornecer insights de negócios mais precisos e relevantes, trazendo previsões de receita e segmentação automática de usuários. 

Um outro ponto é que o GA4 permite que você analise o desempenho de diferentes plataformas no mesmo lugar, garantindo uma visão mais completa e integrada de como os visitantes se comportam no site. 

O GA4 usa o Google Signals, ferramenta que coleta os dados dos visitantes de forma agregada e anônima, garantindo privacidade. A versão traz, ainda, novos recursos, como análise de funil e de ciclo de vida do usuário e relatórios de audiência aprimorados. 

Com o Google Analytics 4, é possível descobrir informações, como dias e horários de maior visitação, partes do site e conteúdos mais acessados, taxa de rejeição, links mais clicados, entre outras informações.

O GA4 traz mudanças na estrutura de captação e apresentação dos dados, permitindo inclusive informações sobre sazonalidade para planejar um calendário de estratégias. 

Em negócios digitais, é muito importante entender o comportamento dos visitantes das plataformas da empresa. Isso ajuda a detectar erros, identificar oportunidades de melhoria e impulsionar resultados.

Agora, é hora de planejar essa virada de chave para o GA4, entendendo quais os indicadores você tem acompanhado e como será daqui em diante. 

O artigo do Sebrae sobre Marketing digital: se prepare para a atualização do Analytics te dá algumas dicas sobre como migrar para a nova versão da ferramenta. Mas se você sente que precisa acelerar seu negócio digital, conheça o Up Digital do Portal Sebrae. 

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