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Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
Google no varejo: a ferramenta Ads

Saiba como o Google Ads ajuda você a aproveitar as vantagens da publicidade on-line.

· 18/11/2022 · Atualizado em 23/11/2022
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O gigante das buscas, o Google, é também gigante quando se trata de ferramentas que ajudam na gestão do varejo. Na série Google no varejo, o Sebrae vai apresentar para você o Google Cloud, Google Workspace, Google Ads, Google Trends e Google Meu Negócio.

No artigo de hoje, você vai conhecer o Google Ads, um recurso para divulgar a sua marca. Sabe aqueles anúncios que aparecem quando você está assistindo a vídeos no YouTube ou quando está visitando um blog ou ainda quando realiza uma pesquisa no próprio Google? Pois é deles que vamos falar. Esses anúncios só chegaram até aquele espaço graças à ferramenta Google Ads, a plataforma de anúncios do Google.

O mais interessante é que o Google Ads não exibe anúncios para qualquer público. Com ele, é possível direcionar anúncios com base em cookies e em palavras-chave para um público bem segmentado. Entretanto, não basta pagar para ter o anúncio publicado. Primeiro, é preciso ter uma conta, o que pode ser feito acessando https://ads.google.com.

É importante você saber que o Google Ads possui quatro formas de anúncio: na rede de pesquisa (links patrocinados na busca), na rede de display (banners, caixas de texto, entre outros), no YouTube e anúncios de aplicativos. O sistema de anúncios funciona como uma espécie de leilão, mas não vence, necessariamente, quem faz a melhor oferta.

Além de pagar pelo anúncio, ele deve ser de qualidade, uma avaliação feita pelo Google com base no Ad Rank: índice de qualidade (IQ) X lance (CPC máximo), ou seja, existe a chance de que seu anúncio se destaque e seja exibido mesmo que o seu lance não tenha sido o maior. Junto com o valor que você ofertou pelo anúncio no leilão, o Google gera uma nota de um a dez para o IQ, avaliando os seguintes critérios:

  • experiência da página de destino: velocidade de carregamento, qualidade visual e usabilidade da página;
  • relevância do anúncio para a sua página de destino;
  • taxa de cliques esperada (o Google estima quantos cliques o seu anúncio vai receber).

As campanhas Adwords são consideradas uma das ferramentas mais eficientes para geração de leads de marketing e vendas, tanto para e-commerce, negócio local ou prestação de serviços. Então, ficou interessado? Lembre-se de associar sempre a publicidade àquilo que o seu cliente procura: as pessoas pesquisam no Google, veem o seu anúncio e você acaba atraindo mais clientes.

O Sebrae quer ser seu parceiro nessa estratégia. Preparamos um conteúdo complementar, que você pode acessar clicando aqui. Aproveite também e faça o nosso curso Criatividade para se inspirar a criar anúncios inovadores.


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