this is an h1

this is an h2

Wed Apr 26 22:27:41 BRT 2023
Inovação | INOVAÇÃO
Governança de inovação é essencial para manter a empresa inovadora

Implantar um sistema de governança de inovação requer líderes comprometidos com os objetivos do processo.

· Atualizado em 26/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Inovar é fundamental para manter a competitividade no mercado e acompanhar as mudanças tecnológicas e sociais. Estabelecer uma estratégia de inovação e ter líderes comprometidos com esse processo é essencial para o sucesso de qualquer empresa. Neste contexto, a governança de inovação é um sistema importante para alcançar esse objetivo.

O que é governança da inovação?

A governança da inovação é um sistema de mecanismos para alinhar metas, alocar recursos e atribuir autoridade decisória para inovação, tanto na empresa como em relação a atores externos. A inovação consiste em vários processos multifuncionais, desde a geração de ideias até a colocação de tecnologias no mercado, mas há mais do que isso. Ela lida com questões de negócios “difíceis”, como estratégia de crescimento, investimentos tecnológicos, portfólios de projetos e criação de novos negócios.

A definição do tipo e o grau de novidade podem ser identificados segundo o Manual de Oslo, com a utilização da seguinte tabela:

    Inovação
  Máxima Intermediária Mínima
  Novo no mundo Novo em uma região ou país Novo na empresa
Inovação Tpp Tecnologicamente novo produto    
Processo de produção    
Processo de entrega    
Significativamente aprimorado tecnologicamente Produto    
Processo de produção    
Processo de entrega    
Fonte: Manual de Oslo – Proposta de diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação tecnológica. 

Por que é tão difícil construir e manter a capacidade de inovar?

As iniciativas de inovação frequentemente falham. Além disso, inovadores bem-sucedidos têm dificuldade em sustentar seu desempenho, como descobriram empresas tradicionais como Polaroid, Nokia, Sun Microsystems, Yahoo, Hewlett-Packard, Kodak e inúmeras outras. As razões são muito mais profundas do que a causa comumente citada: uma falha na execução. O problema com os esforços de melhoria da inovação está enraizado na falta de uma estratégia de inovação.

Para entender os reais motivos das falhas, precisamos compreender quais são os papéis e os objetivos da inovação para as empresas e quais são as estratégias para atingirem os resultados esperados.

As empresas definem regularmente sua estratégia geral de negócios (seu escopo e posicionamento) e especificam como marketing, operações, finanças e P & D, entre outras áreas, vão apoiar o processo. Raramente, entretanto, articulam estratégias para alinhar seus esforços de inovação com suas estratégias de negócios.

A capacidade de inovação de uma organização decorre de um sistema focado neste objetivo. É preciso haver um conjunto coerente de processos e estruturas interdependentes que vão determinar como a empresa busca novos problemas e soluções, sintetiza ideias em um conceito de negócios e designs de produtos e seleciona quais projetos serão financiados.

As melhores práticas individuais envolvem trade-off. A adoção de uma prática específica, geralmente, requer uma série de mudanças complementares ao restante do sistema de inovação da organização. Uma empresa sem uma estratégia de inovação não poderá tomar decisões de troca e escolher todos os elementos do sistema de inovação.

Para auxiliar na definição das melhores práticas de inovação na sua empresa, responda a nove perguntas:

  1. Sua empresa possui uma estratégia de inovação?
  2. Revisa regularmente a estratégia de inovação?
  3. São revisados e discutidos regularmente o risco de inovação da empresa?
  4. Tem estabelecidas metas de inovação específicas para a gestão?
  5. Analisam as questões de inovação com o CEO?
  6. A administração realiza auditorias de inovação?
  7. A administração relata o desempenho da inovação?
  8. Conhecemos nossos principais inovadores corporativos?
  9. Levamos em consideração a inovação ao nomear novos líderes?

As boas práticas listadas são um caminho eficiente para as empresas avaliarem seu compromisso real com a inovação e sua governança. Mas, para serem bem-sucedidas, devem ser conduzidas por líderes que estejam profundamente comprometidos com a inovação como caminho para o sucesso. Tornar a inovação uma prioridade é uma maneira de garantir que a sua empresa se torne uma grande inovadora.

Leia mais:

Otimização digital apoia governança corporativa nas IBTs

A inovação tecnológica é aliada do empreendedor

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?