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Tue Oct 27 12:21:47 BRST 2015
Inovação | DESIGN
Hotel Caxambu ganha nova marca e melhorias na sinalização

Localizado no sul de Minas, o hotel investiu em design gráfico para comunicar seus valores, sem perder as características históricas.

· 26/10/2015 · Atualizado em 27/10/2015
História e tradição

O Hotel Caxambu, localizado na cidade de mesmo nome no sul de Minas Gerais, foi fundado em agosto de 1884 e é o mais antigo do ramo em funcionamento no Brasil. Ao longo dos anos passou por várias reformas, mas até hoje conserva sua fachada colonial, que traduz a história e o clima bucólico do lugar, responsável por atrair turistas ao local.

Com o passar de 130 anos de existência, muita coisa mudou no mercado e no gosto das pessoas. A partir dessa percepção, o proprietário Amaro Gadbem sentiu necessidade de inovar e, para isso, buscou o apoio do Sebrae Minas. Por meio do Sebraetec, foi realizado um diagnóstico e, a partir dele, foi desenhado um plano de modernização da estrutura e gestão do hotel que preservasse a sua tradição. 

Nova marca, nova imagem

Segundo a analista do Sebrae Minas, Ticiana Tranqueira Malta, o Hotel Caxambu possui uma estrutura enorme e uma fachada histórica que valoriza muito a região. Contudo, além do fato de que os hóspedes se perdiam nos ambientes devido à má sinalização, a marca não comunicava ao mercado a realidade do empreendimento e os clientes o associavam à imagem de hotel “velho”.

Com a consultoria do Sebrae foi criada uma sinalização a fim de permitir aos clientes circular pelo hotel com facilidade: todos os ambientes agora estão devidamente indicados, mesclando azulejos pintados e placas de aço galvanizado.

“Esse posicionamento retrata a beleza da estrutura antiga, com o toque do conforto moderno”, explica Amaro Gadbem.

A consultoria também desenvolveu uma nova marca: a sigla HC foi mantida, mas recebeu um conceito minimalista e um círculo que agrega à marca o charme da tradição secular.  

O objetivo era expressar os 130 anos de história da empresa, a tradição em servir bem e a constante busca por inovações para surpreender os clientes.

A marca é exibida na fachada, no piso da recepção, nos produtos impressos e em diversos outros espaços, incluindo o novo site.

“A mudança de identidade visual permitiu que conseguíssemos comunicar, desde a nova marca até a sinalização dos ambientes, que preservamos a beleza da estrutura antiga, mas que também oferecemos conforto e modernidade”, analisa o administrador.

Percepção de valor

Segundo Amaro, os resultados de todas as ações foram percebidos imediatamente pelos clientes e o retorno foi muito positivo. A pesquisa interna de satisfação apresentou um aumento de 20% no item “Conforto Interno” em relação ao ano anterior.

Ao mesmo tempo, a equipe de colaboradores teve a autoestima elevada com a melhora no ambiente de trabalho e com o reconhecimento dos clientes.

No booking.com o Hotel Caxambu aparece com a melhor nota da região: 8,7, classificado como "Fabuloso". Essa percepção geral permitiu que Amaro Gabdem aumentasse a diária nominal média do três estrelas em 16,45% em um ano, sem perder a taxa de ocupação.

“Eu tinha a percepção que design era uma técnica voltada para o comércio. Hoje percebo que o segmento de hospedagem tem o design como uma ferramenta poderosa na comunicação e posicionamento da empresa no mercado”, revela o proprietário satisfeito com o resultado do trabalho.

Saiba mais
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Fontes:


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