this is an h1

this is an h2

Mon Feb 06 14:50:41 BRT 2023
Inovação | PRODUTIVIDADE
Hub de Inovação ou Coworking, entenda as diferenças

Conheça a diferença entre Hub de Inovação e Coworking para descobrir qual é o mais vantajoso para o seu negócio.

· Atualizado em 06/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Muitos empreendedores confundem coworking com hub de inovação, ou acreditam que eles possuem a mesma função. Apesar de ambos serem ambientes de inovação e, realmente, terem semelhanças, coworking e hub de inovação são espaços com objetivos distintos. 

Coworking é um espaço de trabalho compartilhado com uma estrutura semelhante à de escritórios tradicionais. Tem recepção, acesso à internet, estações de trabalho e  sala de reunião, por exemplo. Num coworking, negócios de diversos segmentos podem se instalar.  

Um dos principais benefícios do coworking é o baixo custo em relação a uma sede própria. É um espaço que oferece aos seus usuários planos de mensalidades acessíveis e flexíveis, sendo possível fazer contrato por horas, por turnos, mensal ou anual. 

Uma empresa que opta por um coworking economiza no aluguel, nas contas de água, luz, manutenção e infraestrutura. Além do menor custo, o que diferencia um coworking de um escritório tradicional, é o estímulo à interação e ao networking, que podem resultar em colaboração e parcerias. 

No mesmo ambiente, estão diferentes empresas e profissionais, que podem trocar experiências e colaborar uns com os outros.

Já o hub de inovação, também é um espaço de trabalho compartilhado, com estrutura física similar ao coworking, mas focado em negócios inovadores. O hub de inovação funciona como uma vitrine para que projetos inovadores atraiam investidores e parceiros. Ou seja, em hub de inovação todos esses atores do ecossistema de inovação estão circulando e vendo as startups que estão ali.

O objetivo principal do hub de inovação é conectar empresas ou startups com empresas maiores, instituições de ensino e pesquisa, ou demais interessados em investir. Existe a prática da inovação aberta, ou seja, os negócios colaboram entre si para criar e desenvolver soluções inovadoras. 

Tanto os coworkings quanto os hubs de inovação fazem parte da tendência de economia colaborativa e trazem vantagens para todos os atores envolvidos. A principal diferença entre coworking e hub de inovação é, basicamente, seu público e objetivo. 

Enquanto o coworking abriga empresas de todos os segmentos e portes e também profissionais freelancers, o hub se destina a negócios focados em inovação. Seu público são startups, empresas, instituições de ensino e pesquisa, além de investidores.

Como saber qual o melhor para o seu negócio? 

Nesse caso, o primeiro passo é analisar quais são os seus objetivos ao se integrar a um desses espaços. Se você é uma startup em busca de investimentos, talvez a melhor opção seja um hub de inovação. Se você já tem um negócio consolidado e está em busca de uma sede e uma estrutura para os seus colaboradores, talvez o coworking seja a melhor alternativa. 

O que determina essa escolha é o seu modelo de negócio, seus objetivos e sua realidade. Entendendo as funções e os recursos que cada um oferece, fica mais fácil de relacionar e verificar qual o melhor para a sua empresa. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Como montar uma empresa de Coworking 

Coworking é uma boa prática para os pequenos negócios 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?