this is an h1

this is an h2

Mon May 08 01:29:26 BRT 2023
Inovação | INOVAÇÃO
IBTs devem estar atentas ao ODS 8 que propõe trabalho decente a todos

Saiba como as IBTS podem contribuir para atingir o 8º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 8), da ONU.

· Atualizado em 08/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Em busca de um mundo mais justo, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como parte de sua Agenda 2030. Entre eles, o ODS 8 trata da garantia de “trabalho decente e crescimento econômico", com foco na promoção do crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável,  emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todas e todos.  

Além disso, tal ODS busca reduzir a informalidade e a desigualdade salarial, bem como garantir condições de trabalho seguras e saudáveis para todos os trabalhadores. 

O conceito de "trabalho decente” diz respeito a trabalho adequado, remunerado justamente, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna. O trabalho decente é fundamental para superar a pobreza, reduzir desigualdades sociais, garantir a governabilidade democrática e promover o desenvolvimento sustentável. 

Um elemento central desse conceito é a igualdade de oportunidades e tratamento entre homens e mulheres e a luta contra todas as formas de discriminação. Ao ter acesso a oportunidades de trabalho digno, as pessoas mais vulneráveis têm a chance de quebrar um ciclo vicioso de desigualdades, o que é essencial para criar melhores condições de estabilidade e sustentabilidade dos países, além de impulsionar o crescimento econômico da sociedade como um todo. 

Conheça as metas do ODS 8 

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 8 apresenta metas que as nações devem implementar para garantir trabalho decente e desenvolvimento econômico. Saiba quais são:  

8.1 Sustentar o crescimento econômico per capita de acordo com as circunstâncias nacionais e, em particular, um crescimento anual de pelo menos 7% do produto interno bruto [PIB] nos países menos desenvolvidos. 

8.2 Atingir níveis mais elevados de produtividade das economias por meio da diversificação, modernização tecnológica e inovação, inclusive por meio de um foco em setores de alto valor agregado e dos setores intensivos em mão de obra. 

8.3 Promover políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiem as atividades produtivas, geração de emprego decente, empreendedorismo, criatividade e inovação, e incentivar a formalização e o crescimento das micro, pequenas e médias empresas, inclusive por meio do acesso a serviços financeiros. 

8.4 Melhorar progressivamente, até 2030, a eficiência dos recursos globais no consumo e na produção, e empenhar-se para dissociar o crescimento econômico da degradação ambiental, de acordo com o Plano Decenal de Programas sobre Produção e Consumo Sustentáveis, com os países desenvolvidos assumindo a liderança. 

8.5 Até 2030, alcançar o emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas as mulheres e homens, inclusive para os jovens e as pessoas com deficiência, e remuneração igual para trabalho de igual valor. 

8.6 Até 2020, reduzir substancialmente a proporção de jovens sem emprego, educação ou formação. 

8.7 Tomar medidas imediatas e eficazes para erradicar o trabalho forçado, acabar com a escravidão moderna e o tráfico de pessoas, e assegurar a proibição e eliminação das piores formas de trabalho infantil, incluindo recrutamento e utilização de crianças-soldado, e até 2025 acabar com o trabalho infantil em todas as suas formas. 

8.8 Proteger os direitos trabalhistas e promover ambientes de trabalho seguros e protegidos para todos os trabalhadores, incluindo os trabalhadores migrantes, em particular as mulheres migrantes, e pessoas em empregos precários. 

8.9 Até 2030, elaborar e implementar políticas para promover o turismo sustentável, que gera empregos e promove a cultura e os produtos locais. 

8.10 Fortalecer a capacidade das instituições financeiras nacionais para incentivar a expansão do acesso aos serviços bancários, de seguros e financeiros para todos. 

8.a Aumentar o apoio da iniciativa de ajuda para o comércio [aid for trade] para os países em desenvolvimento, particularmente os países menos desenvolvidos, inclusive por meio do quadro integrado reforçado para a assistência técnica relacionada com o comércio para os países menos desenvolvidos. 

8.b Até 2020, desenvolver e operacionalizar uma estratégia global para o emprego dos jovens e implementar o Pacto Mundial para o Emprego da Organização Internacional do Trabalho [OIT]. 

Como as IBTs podem colaborar com o ODS 8 

As indústrias de base tecnológica (IBTs), incluindo hightechs e as edutechs, podem contribuir significativamente para garantir trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8) no país, por meio da criação de novas tecnologias e soluções. Dessa forma, melhoram a educação e formação profissional e promovem a inclusão social e a igualdade de oportunidades. Veja exemplos de ações possíveis: 

1- As hightechs podem criar novas tecnologias e soluções para melhorar a eficiência e a produtividade das empresas, incluindo o desenvolvimento de ferramentas de automação e software de gerenciamento que ajudem a reduzir custos e aumentar a eficiência, permitindo que elas invistam em novos projetos e expandam suas operações. 

2- As edutechs podem contribuir para melhorar a educação e a formação profissional, fornecendo às pessoas as habilidades e conhecimentos necessários para trabalhar em setores em crescimento, como o setor de tecnologia. Isso pode incluir o desenvolvimento de plataformas de aprendizagem on-line e aplicativos de treinamento, que permitem o aprendizado em seu próprio ritmo e em seu próprio tempo. 

3 -As hightechs e edutechs têm o potencial de impulsionar a inclusão social e igualdade de oportunidades. Tecnologias avançadas podem reduzir barreiras geográficas e ampliar o acesso a empregos e oportunidades, especialmente para aqueles que residem em áreas desfavorecidas ou remotas. As edutechs podem democratizar o acesso à educação e capacitação, proporcionando oportunidades iguais para pessoas de todas as origens. 

Ao propor trabalho decente e crescimento econômico, a ODS 8 abre às IBTs a oportunidade de alcançar as metas previstas por meio da oferta de novas tecnologias e soluções para um mundo socialmente mais justo. Se você tem uma empresa neste setor, fique atento às possibilidades e colabore para que o futuro seja mais sustentável.  

Saiba mais:

A IBT e a agenda da ONU para 2030

Saiba como o Sebrae contribui com a Agenda 2030

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?