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Wed Dec 21 11:42:58 BRT 2022
Mercado e Vendas | CLIENTE
Inclusão: 60+ traz novas oportunidades para os negócios de beleza

Mesmo com a alta renda do público 60+, a beleza madura, por ser pouco explorada pela indústria de cosméticos, é uma oportunidade de crescimento para as marcas.

· Atualizado em 21/12/2022
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Falar de inclusão na beleza é falar também de faixa etária. Em 2021, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil passou a ter mais de 10% da sua população formada por idosos com 65 anos de idade ou mais, sendo o sexto país no mundo em número de idosos. Até 2050, estima-se que a terceira idade represente 30% dos brasileiros. Em 2060, o público 60+ será maior que o de jovens, fazendo da beleza madura uma oportunidade de negócios imperdível no país.

Atualmente, cerca de 16% da renda dos brasileiros está nas mãos da população sênior, por isso, o Estudo Beauty Plan 2022, que realiza a maior pesquisa de beleza do Brasil, procurou entender o que influencia a decisão de compra, especialmente das mulheres.

A pesquisa revelou que mulheres maduras costumam dar importância para a opinião de especialistas na hora de comprar: 56% afirmaram considerar a avaliação dos dermatologistas na hora de escolher um produto ou marca. Já 45% ouvem a opinião de amigas(os) e 44% buscam reviews na internet.

Este ano, a cesta de compras das mulheres contará com: xampu e condicionador (81%), produtos para cuidados dos fios (61%), sabonete (59%), filtro solar facial (52%), cosméticos para limpeza facial (56%) e perfume (51%). A cesta cresceu em relação ao ano passado com o acréscimo do perfume à lista de desejos como consequência da retomada de atividades presenciais. Pelo segundo ano consecutivo, a maquiagem ficou de fora.

O estudo ainda apontou que houve alta no gasto mensal por pessoa em relação a 2021. Neste ano, o investimento deve ficar entre R$ 51 e R$ 200 para mais de 60% da amostra. É importante ressaltar que a compra de produtos aumenta conforme a renda dos entrevistados.

Lojas físicas de farmácias e perfumarias, nesta ordem, seguem como os postos de compra mais procurados pelas mulheres, aumentando a relevância das consultoras e revendedoras.

Mulheres reclamam da falta de representatividade 

As mulheres da geração 60+ estão cada vez mais ativas, descobrindo novidades e buscando qualidade de vida. Elas estão preocupadas com saúde e bem-estar e, apesar do interesse em cuidar da imagem, ainda têm dificuldade para encontrar produtos adequados à sua faixa etária.

Embora o mercado já dê um pouco mais de atenção a esse público, ele está longe de explorar todas as suas potencialidades. As marcas ainda engatinham na oferta de produtos específicos e quase ignoram as mulheres mais maduras em suas peças publicitárias, fazendo com que elas não se sintam representadas. 

Apesar de a maturidade levar mais segurança em relação à beleza, a mulher 60+ quer encontrar na indústria de cosméticos produtos para se cuidar, incluindo cosméticos específicos para cuidados com linhas de expressão, rugas, sobrepeso, pele ressecada e cabelos mais finos. Mas ainda são poucas as marcas no segmento que oferecem itens desenvolvidos especialmente para esse público, criando um gap no mercado.

O batom segue como o item mais usado pelas mulheres maduras. De fácil aplicação e com grande poder de mudança na imagem feminina, ele é opção até para aquelas que não se importam com maquiagem. Vale reforçar que o interesse por artigos de maquiagem é proporcional à preocupação com a beleza e pode ser incentivado pelos fabricantes, ampliando a cesta de compra.

Por último, os cabelos têm atenção especial das mulheres de todas as idades. Por serem consideradas a moldura do rosto, as madeixas, quando bem cuidadas, influenciam o humor e a autoconfiança feminina. Por isso, procedimentos como hidratação, alisamentos, corte e pintura fazem parte da rotina desse público para manter a saúde dos fios. Assim, mais uma vez, as marcas têm a oportunidade de disponibilizar produtos específicos para que as mulheres maduras possam manter o tratamento em casa e sentir que estão usando o produto adequado ao seu momento de vida. 

Além de viver mais, o público maduro preza uma vida com qualidade e a manutenção da autoestima. Estar em dia com a vaidade tem relação com o próprio bem-estar. É comprovado que cuidar do corpo e da mente, além de ajudar na socialização, traz benefícios para a saúde do idoso.

Saiba mais

Se você quer entender como a vaidade na terceira idade movimenta os salões de beleza, confira este conteúdo do Sebrae. E, para conhecer o potencial do mercado da terceira idade, leia este artigo.

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