this is an h1

this is an h2

Tue Jan 24 18:58:40 BRT 2023
Inovação | SUSTENTABILIDADE
Inovabilidade é junção da inovação com a sustentabilidade

Veja como a inovabilidade pode ser fator de vantagem competitiva nos negócios.

· 02/01/2023 · Atualizado em 24/01/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Você já ouviu falar em inovabilidade? Esse conceito pode ser pensado como a junção da inovação com a sustentabilidade. Segundo a professora da Universidade de São Paulo (USP), Vanessa Pinsky, inovabilidade é ter estratégias de inovação, baseadas em aspectos de sustentabilidade, reduzindo, assim, os impactos sociais ou ambientais dos produtos em seu ciclo de vida. 

No Fórum Encandear 2022, do Sebrae, um dos painéis discutiu a inovabilidade como fator de diferenciação no mercado. Nesse encontro, foi possível observar desafios e oportunidades para o setor empresarial do país.

Inovabilidade e sustentabilidade requerem uma atuação em rede. É preciso congregar cadeias produtivas de grandes e pequenas empresas para que a inovabilidade se transforme em realidade. A parceria com grandes empresas pode trazer benefícios para as micro e pequenas empresas. 

Mas, para isso, a inovação deve vir com a marca da sustentabilidade. Empresas grandes precisam das pequenas. E para aproveitar novas oportunidades, as organizações menores necessitam trazer essa diferenciação para seu negócio. Ao adotar uma prática sustentável, a empresa estará adotando inovação.

Também é preciso perguntar qual é o problema que o seu negócio está resolvendo. Como a sustentabilidade é uma questão complexa, adotar uma agenda de trabalho pode gerar inovabilidade. Nesse caso, soluções inteligentes e parcerias também trazem resultados positivos de inovabilidade. 

Uma grande empresa de refrigerantes, como a Coca-Cola, por exemplo, necessita de fornecedores menores dos insumos para a sua produção. Essa integração entre a demanda da empresa e da sociedade é ponto relevante da inovabilidade. Um desafio nesse ponto é com relação à agilidade dos processos. Como equilibrar o tempo da burocracia que pode existir em grandes empresas com a agilidade de startups e das pequenas empresas?

Grandes empresas já perceberam a importância do trabalho com pequenos fornecedores no processo da inovabilidade. Assim, elas têm adotado uma política ESG para contribuir com a comunidade local e capacitar pequenos negócios, seja em questões trabalhistas ou empresariais.

O IFood, por exemplo, até 2025, tem como compromisso empregar 25 mil pessoas, capacitar com programas de educação mais de cinco milhões de colaboradores e zerar a poluição de plástico delivery, incentivando o uso de embalagens sustentáveis. Dessa maneira, a empresa pretende neutralizar a emissão de carbono. Além disso, tem investido em programas de doação de alimentos e projetos de inclusão social e de diversidade.

O ideal é buscar entender e estudar o setor de atuação da sua empresa. Essa iniciativa pode trazer ideias e pontos importantes que vão te ajudar a criar uma estratégia forte de atuação com inovabilidade.

Lembre-se que inovação e sustentabilidade são diretrizes para qualquer empresa, independentemente do seu porte. Elaborar estratégias de sustentabilidade é considerar a inovação na empresa. 

O Fórum Encadear 2022, evento promovido pelo Sebrae, teve como objetivo contribuir para melhorar a competitividade, a sustentabilidade e a inovação entre os pequenos negócios. Nesse encontro, foi possível avaliar a questão da inovabilidade com a presença de vários representantes de empresas destaques em inovação e sustentabilidade no país.

Assista, na íntegra, o painel Inovabilidade como fator de diferenciação, do Fórum Encadear 2022.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

ESG: o que é e qual é a importância? Saiba aqui! 

ESG possibilita rentabilidade para pequenos negócios inovadores


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora