Sebrae lança programa para fortalecer a bioeconomia na Amazônia e fomentar o crescimento econômico com inovação aberta, aliado à conservação ambiental.

Em tempos de crise não só financeira, mas também ambiental, a utilização inconsequente dos recursos naturais e de combustíveis fósseis precisa ser revista. O grande desafio hoje é promover o crescimento econômico de maneira sustentável, garantindo produção e consumo mais limpos e seguros.
De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a busca por esse novo modelo de desenvolvimento renovou o interesse dos países pela bioeconomia, que se apresenta como um dos possíveis caminhos para a dinamização da economia.
A bioeconomia envolve empreendimentos sustentáveis que usam recursos renováveis para transformar mercados e cadeias produtivas, podem gerar oportunidades para as micro e pequenas empresas e incrementar a economia regional.
A Amazônia conta com a maior biodiversidade do mundo, representando um grande potencial de geração de renda e ampliação de mercados para os pequenos negócios em diversas áreas, como biotecnologia, desenvolvimento de processos industriais de menor impacto ambiental, químicos renováveis, entre outros.
Para fomentar os empreendimentos da floresta e ressaltar a necessidade de fortalecer o setor na região, o Sebrae lança o programa Inova Amazônia, uma iniciativa que busca potencializar o empreendedorismo na Amazônia Legal a partir da bioeconomia, reunindo o que há de mais inovador em sustentabilidade e atuando para promover o desenvolvimento territorial.
Assim, o Sebrae espera estimular empreendimentos e novos negócios a pesquisar e utilizar, conscientemente, a biodiversidade, de maneira que seus recursos sejam renovados durante o uso. Esse incentivo significa juntar ciência e tecnologia para a geração de negócios com foco no uso sustentável dos recursos naturais, tornando seus produtos sinônimo de riqueza.
Veja cinco motivos para fortalecer esse segmento
1. Destaca a importância da conservação ambiental para a geração de emprego, renda e lucro para o país.
2. Proporciona a criação de novos modelos de negócios, que, com o uso da tecnologia e inovação, transformam os processos produtivos.
3. Combate a exploração descontrolada dos recursos florestais, já que eles precisarão ser renovados e recuperados para que os negócios se mantenham ao longo do tempo.
4. Promove o ecossistema regional, o ambiente corporativo e a inovação, ampliando o mercado de circulação dos produtos e colocando o Brasil num patamar mundial de uso sustentável dos recursos naturais.
5. Acelera a transição de uma economia tradicional, baseada na extração predatória, para uma pautada no desenvolvimento sustentável.
Conheça os benefícios da bioeconomia
Como faço para participar?
O Inova Amazônia vai selecionar empresas, startups e pessoas físicas com ideias de negócios que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável na região.
Os escolhidos vão passar por um processo de aceleração adequado às suas necessidades, com a ajuda de diversos projetos e ferramentas, como mentorias, Sebraetec, Agentes Locais de Inovação, branding, entre outros.
O edital de seleção ainda será lançado. Mas fique de olho para não perder nenhuma data!
Foi um prazer te ajudar :)