this is an h1

this is an h2

Wed Mar 29 16:11:52 BRT 2023
Inovação | INOVAÇÃO
Inovação é fator-chave para a indústria química

A indústria química precisa investir em inovação para atender as demandas de variados segmentos do parque industrial brasileiro.

· Atualizado em 29/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A indústria química é um dos setores mais dinâmicos e relevantes da economia brasileira. Não à toa, ela é chamada de “indústria das indústrias”, já que produz insumos para quase todos os bens de consumo em todas as atividades econômicas. Para se ter ideia, a indústria química atende segmentos como petroquímico, produtos farmoquímicos, produtos químicos de uso industrial, fertilizantes, cosméticos, higiene pessoal, produtos de limpeza, tintas e plásticos, entre outros. Assim, não surpreende que a inovação seja um item tão importante para ela. 

Tempos desafiadores para a indústria química 

A inovação é uma aliada em tempos de dificuldades. Nos últimos anos, a indústria química brasileira vem enfrentando dificuldades como o alto custo de matérias-primas básicas e a falta de contratos de longo prazo. Além disso, precisa lidar com o alto custo da energia e dos custos logísticos burocráticos. Para agravar o quadro, enfrenta fatores externos (como ações adotadas pelos governos da China e da Índia) que dificultam a manutenção de sua posição no ranking global – sexto lugar entre as maiores indústrias químicas do mundo.

Inovação é fundamental para atender as demandas dos clientes 

Neste cenário, a inovação é fundamental para que a indústria química do país possa desenvolver processos, produtos e serviços disruptivos, que a diferencie da concorrência. Dessa forma, os profissionais precisam estar atentos às necessidades dos segmentos que são atendidos para produzirem as soluções adequadas para essas demandas. 

Exemplos de inovação na indústria química 

Veja alguns exemplos de como a indústria química pode desenvolver inovações para atender o mercado. 

* Síntese eletroquímica:  Pesquisadores japoneses descobriram um modo de fazer eletroquímica sem precisar de uma fonte externa de eletricidade, o que antes era impossível. 

* A amônia é produzida por energia solar: Pesquisadores brasileiros desenvolveram um método barato e ambientalmente amigável para produzir amônia, usando energia solar. 

* Produzir amido a partir de CO2: cientistas chineses descobriram uma rota para a síntese artificial de amido a partir do dióxido de carbono (CO2), reduzindo a carga desse gás de efeito estufa.  

Como viabilizar projetos de inovação na indústria química 

Não custa lembrar que, no Brasil, o ecossistema de inovação oferece diversos incentivos por meio de atores relevantes no cenário nacional, que podem viabilizar projetos inovadores para a indústria química, como são Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII). 

Saiba mais 

Conheça o plano de ações de inovação para o setor químico, plástico e de novos materiais de Curitiba e RMC. 

Veja esse vídeo sobre inovação e competitividade na indústria química 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?