Entenda a importância da utilização da norma ISO 56002 como guia para a gestão de inovação das indústrias de base tecnológica (IBT).

A gestão de inovação é a estruturação de um processo concreto, com começo (entradas), meio (processamento) e fim (saídas e geração de resultados). Consiste em estabelecer meios e métodos para gerar valor, concretizando ideias e é de extrema importância para gerar produtividade e reduzir custos.
Porém, não são todas as empresas que abraçam uma gestão de inovação de forma a conseguir aplicar mudanças significativas e que impactem positivamente os resultados. Para ajudar as indústrias de base tecnológica (IBT) nessa missão, surgiu a ISO 56002.
A gestão da informação vai muito além de uma estrutura modernizada e bons computadores. A transformação digital deve, necessariamente, estar inserida na cultura do negócio de forma que os processos, tarefas e soluções ganhem em agilidade com cada vez menor dispêndio de energia.
Dessa forma, é importante incluir a inovação na estratégia empresarial, para que toda a empresa entenda e incorpore às suas práticas a inovação como algo indispensável.
A norma foi criada pela mesma organização que desenvolveu a popular diretriz de qualidade, ISO 9001. Ao perceber que o mercado precisava de ajuda para implementar inovações, a Organização Internacional de Padronização publicou, em 2019, a ISSO 56002.
A norma foi desenvolvida juntamente com diversos países: França, Canadá, Portugal, Rússia, Espanha, Inglaterra e Brasil, com a ambição de estimular transformações nas empresas, mudar o cenário existente e oferecer respostas de valor.
A norma estipula um método simples de diferenciar invenção de inovação. A segunda apresenta uma utilidade, ajudando a gerar resultados tangíveis e não, apenas algo que saia do convencional. Representa muito mais do que uma mudança temporária.
Na agricultura, os sensores que avisam quando a terra precisa ser irrigada são uma boa ilustração de inovação, enquanto na indústria convencional rastrear logística de produtos através de blockchain é, igualmente, uma disrupção.
Pilares da ISO 56002
A ISO 56002 pode ser aplicada em qualquer empresa. O número 2 ao final da norma indica se tratar de uma diretriz, não um requisito, ou seja, é um direcionamento que deve ser adaptado para que funcione.
A inovação, cabe notar, não precisa ser um equipamento tecnológico, podendo também ser um serviço, processo, produto, modelo, método ou uma junção de alguns deles. Importante que sejam seguidos os pilares:
- Liderança com foco no futuro;
- Adaptabilidade e resiliência;
- Abordagem por processos;
- Gestão de incertezas;
- Cultura colaborativa;
- Direção estratégica;
- Realização de valor;
- Gestão de insights.
Implementar a ISO 56002 é um processo que se inicia com uma avaliação sobre o nível de aderência da empresa a esses pilares e deve ser apoiado por profissionais que conheçam inovação e as normas ISO como um todo.
Dependendo da maturidade da companhia, a primeira etapa pode durar de 4 a 8 meses. Após esse período, é realizada uma auditoria por parte de um organismo certificador que, confirmando que foram seguidos todos os pontos necessários, confere o atestado de conformidade.
A etapa subsequente é colocar as metodologias em operação e a criação de indicadores para acompanhar os resultados. Uma vez por ano, a companhia passa por uma vistoria na qual podem ser sugeridas melhorias.
Receber a certificação ISSO 60002 é um passo importante tanto para a produtividade quanto para os lucros. Saiba Mais:
Foi um prazer te ajudar :)