this is an h1

this is an h2

Mon Sep 26 15:16:17 BRT 2022
Inovação | APRESENTAÇÃO DE PRODUTO
Inovação no processo do algodão colorido

Cooperativa recupera mercado da Paraíba com inovação e responsabilidade socioambiental.

· Atualizado em 26/09/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Tudo começou em 2000 como um consórcio de exportação. Empresários se uniram na tentativa de recuperar as empresas de confecções de Campina Grande frente à concorrência acirrada que existia com as empresas de Pernambuco, que possuíam incentivos fiscais mais vantajosos.

Em 2003, eles conseguiram criar a Coopnatural (Cooperativa de Produção Têxtil, Afins do Algodão do Estado da Paraíba) com o objetivo de viabilizar a entrada de novos parceiros e de comercializar mais produtos.

A Natural Fashion, como é conhecida a cooperativa, oferece ao mercado um produto com qualidade e conceito de produto artesanal, focado na agricultura familiar e no respeito ao meio ambiente e às pessoas. Com a aceitação cada vez maior do mercado para esses tipos de produtos sustentáveis, a cooperativa vem engajando um expressivo número de agricultores para essa inovação da indústria têxtil da Paraíba.

Cuidado com o processo

O algodão orgânico da Coopnatural é cultivado com métodos e materiais que têm baixo impacto no meio ambiente. Sem fazer uso de pesticidas ou fertilizantes químicos, os agricultores dependem da rotação de culturas alimentares e do manejo integrado de pragas. Os campos são naturalmente fertilizados, de modo que pragas que comem insetos são usadas para controlar ataques à plantação sem causar danos às culturas.

O algodão, que já nasce colorido, é certificado pela cooperativa em articulação com a Rede Paraíba de Algodão Agroecológico, que certificou as áreas plantadas - assentamentos, em sua maioria. 

Em 2019, foram certificadas 107 propriedades como produtoras de algodão orgânico dentro do Programa Algodão Paraíba, e a expectativa é de crescimento para os próximos anos.

O comércio justo é um pilar importante desse trabalho, pois estabelece uma parceria comercial baseada em diálogo, transparência e respeito. Ele ainda contribui para o desenvolvimento sustentável por meio de melhores condições de troca e garantia dos direitos para produtores e trabalhadores vulneráveis e marginalizados. Assim, a compra da pluma é sempre feita em uma mesa de negociação da qual participam todos os atores do processo: a empresa compradora, ONGs, agricultores, técnicos agrícolas e entidades apoiadoras.

O fio é armazenado em galpões coletivos para depois ser enviado para as tecelagens e os artesãos, que o transformam em tecidos, malhas e produtos artesanais.

Para a melhoria da gestão organizacional, foi desenvolvido um software que controla todos os processos de fabricação, incluindo controle de estoque de pluma, fio e tecidos, pedidos, peças cortadas, peças em produção, local da produção, fluxo de caixa, contas bancárias, contas a pagar, contas a receber, entre outros.

Presença em feiras

O apoio dos cooperados potencializou a participação em feiras internacionais. O planejamento anual de eventos, cursos, treinamentos, acesso à tecnologia e divulgação é feito por meio da parceria entre o Sebrae, o Senai, a Federação das Indústrias e Companhia Estadual de Industrialização (Cinep) e o Texbrasil. 

Outro ponto que merece destaque é a valorização dos artesãos, da cultura e da história da região. Como consequência do trabalho da cooperativa, agregaram-se várias técnicas artesanais, propiciando a geração de renda imediata aos grupos e às associações de artesãos.

A cooperativa sempre busca desenvolver uma gestão compartilhada, com informações transparentes e remuneração justa e motivadora. A empresa tem como linha de gestão delegar, treinar, capacitar e acompanhar, desenvolvendo seus Recursos Humanos por meio de consultorias especializadas e do acompanhamento dos processos.

Benefícios da inovação

Com as inovações, verificou-se o aumento do faturamento inicial girando em torno de 80% a 100%. Além disso, desde 2005, tem sido registrado um faturamento de cerca de 20% ao ano.

A cooperativa tem um setor comercial que trabalha interagindo com os clientes e buscando consumidores nacionais e internacionais atraídos pelas feiras, eventos, palestras e notícias sobre a Coopnatural.

O crescimento da cooperativa se deu de forma natural e ininterrupta, pois os sócios sempre buscaram profissionais dentro da área de atuação e executaram uma gestão profissional, com consultorias especializadas e software de gestão integrada.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?