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Inovação | MELHORIA DE SERVIÇO
Inovações no varejo: a gamificação e o colaborador

Conheça algumas inovações tecnológicas que influenciam o comércio do varejo e entenda como a gamificação pode motivar e melhorar o desempenho do colaborador.

· 01/02/2023 · Atualizado em 17/02/2023
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Não é somente o mundo da educação que está se rendendo aos encantos da gamificação como forma de proporcionar aprendizagem e avaliação, criar um ambiente colaborativo e ainda promover engajamento. O mundo corporativo e das organizações também vem aderindo, cada vez mais, a essa estratégia porque também já entendeu as inúmeras possibilidades que ela proporciona.

Ao contrário, porém, do que possa parecer, gamificação não é o ato de transformar qualquer ação em um jogo, mas trata-se de uma metodologia que se utiliza de técnicas (tanto analógicas como digitais, psíquicas e científicas) para promover e/ou exaltar comportamentos e habilidades de qualquer pessoa. É claro que, nesse processo, os jogos são bem-vindos, tanto no formato físico (por exemplo, tabuleiros gigantes nos quais pode-se caminhar) como por meio de soluções digitais (normalmente, feitas sob medida para as empresas).

A gamificação utiliza-se de recursos de jogos para treinar, desenvolver e avaliar pessoas em ambientes diversos e, normalmente, os colaboradores treinados pela metodologia (ativa) conseguem apreender conteúdos, técnicas e habilidades, e, por isso, vem o aspecto mais importante: lembram-se depois. 

Por meio dos jogos, ativa-se a memória de longo prazo e acelera-se a aprendizagem, tendo em vista que eles ativam três áreas do cérebro: lógico-racional, emocional-límbico, motor. É possível, em pequenas ações e estratégias em forma de games, motivar, ensinar e desenvolver seus funcionários, impactando diretamente as vendas. O interessante é que, como essa metodologia favorece a comunicação e o diálogo, principalmente por ter um caráter ativo, ela permite feedbacks instantâneos.

Práticas de gamificação

São muitas as formas de aplicar a gamificação em seu negócio de varejo, como, por exemplo:

  • Conteúdos de forma lúdica e interativa: no celular do funcionário ou na sede da empresa, em espaço específico para isso, é possível proporcionar conteúdos de forma lúdica e interativa, como, por exemplo, pílulas de aprendizagem, textos, vídeos, entre outros. Isso pode ser feito para a equipe de vendas (e outras) a fim de promover treinamento, capacitação e qualificação.
  • Acompanhamento de metas: games que mostram o desempenho de cada um em direção às metas propostas (e, claro, com uma recompensa para quem atingiu os resultados) também podem funcionar como uma motivação para a equipe de vendas.
  • Concursos culturais: essa é uma forma excelente de melhorar a interação entre seus funcionários, bem como de motivá-los e proporcionar um ambiente mais agradável e produtivo. Além disso, é possível conhecer muitas habilidades dos integrantes da equipe.
  • Storytelling: pela narrativa, é possível mergulhar em uma história ou mesmo colocar-se na pele de um personagem, promovendo conexão com o conteúdo e uma aprendizagem estimulada pela experiência emocional. Histórias normalmente levam as pessoas a saírem de seus lugares-comuns, criando um universo de possibilidades.
  • Desafios: jogos que envolvem resolução de problemas, desafios para poder avançar, missões a serem cumpridas permitem a exploração de muitas aprendizagens.

E não termina por aí… há muitas outras formas! Existem empresas especializadas no desenvolvimento de games que podem ajudar a sua equipe, com trabalhos voltados para inovação, senso de pertencimento, espírito colaborativo, habilidades de comunicação e tomada de decisão, entre outros.

Acompanhe a nossa série Inovações no varejo e fique por dentro das principais mudanças e tendências para o varejo.

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