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Sat Feb 18 00:02:36 BRT 2023
Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Inovações no varejo: influencers podem ajudar a vender mais

Saiba quem são esses profissionais que podem melhorar o desempenho do seu negócio no varejo.

· 01/02/2023 · Atualizado em 18/02/2023
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Você, certamente, já ouviu falar do marketing de influência e, talvez, até conheça influenciadores digitais da sua cidade, da região ou até mesmo de destaque nacional. Também já deve ter visto vários deles falando de algum produto ou de alguma marca. Essa é uma tendência que vem ganhando força, dos grandes aos pequenos varejistas, sobretudo em uma era em que as pessoas estão cada vez mais conectadas.

O digital influencer costuma ter milhares de seguidores na internet, melhor dizendo nas redes sociais (Instagram, Facebook, YouTube, TikTok, entre outras), e por isso mesmo consegue dar uma boa visibilidade aos produtos, lojas e marcas que divulga. Outro motivo para apostar nesse profissional é o fato de que o público do digital influencer, geralmente, é bastante fiel e segmentado.

Para que se tenha uma ideia do potencial de alcance do influenciador digital, uma pesquisa mundial da plataforma MuseFind divulgada pela revista Forbes revelou que 92% dos consumidores confiam mais nos influenciadores do que em publicidade tradicional. Outra constatação da pesquisa: confiam mais do que em celebridades fazendo comerciais com o produto.

E é nesse ponto que percebemos outra vantagem de ter esse profissional atuando no seu negócio de varejo: é possível medir, em números, o engajamento da sua campanha, o que não dificilmente acontece em comerciais feitos de forma tradicional em rádio e TV.

É claro que pequenas empresas não têm caixa para pagar influenciadores famosos, acostumados a contratos de valores altíssimos, mas o varejo já descobriu o poder que têm os microinfluenciadores, capazes de gerar impacto positivo para a sua empresa e por um custo bem menor. E um critério para levar em consideração é que nem sempre ter um grande número de seguidores significa engajamento, por isso avalie muito bem antes de contratar um profissional. Analise ainda se o perfil de seguidores do influencer atende ao perfil do seu público-alvo.

Normalmente, as pequenas empresas do varejo atuam com os chamados influenciadores digitais de nicho, que têm um número menor de seguidores, e costumam atuar localmente, na sua região e/ou na sua cidade. É esse público bem segmentado e fiel que pode ser impactado pelo influenciador digital que a sua empresa vai contratar.

Saiba mais acompanhando a nossa série Inovações no varejo e fique por dentro das principais mudanças e tendências para o varejo.

Aproveite para fazer os nossos cursos Marketing digital: planejar para vender pela internet, em que você terá acesso a informações para conseguir identificar as oportunidades do marketing digital que podem ser utilizadas em benefício do seu negócio; Estratégias de vendas para comércio eletrônico, no qual você vai conhecer as ferramentas e as estratégias disponíveis para as pequenas empresas impulsionarem suas vendas on-line.


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