this is an h1

this is an h2

Mon Oct 17 12:15:19 BRT 2022
Inovação | INOVAÇÃO
Inovar é criar algo novo ou mudar o que já existe?

Existem duas maneiras de inovar: sendo radical ou praticando a inovação incremental. Conheça as possibilidades de gerar valor para o seu negócio!

· Atualizado em 17/10/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Inovar é criar algo inédito ou melhorar o que já existe? As duas opções podem levar à inovação. Isso porque podemos classificá-la de acordo com o grau de novidade: radical e incremental. 

Inovação radical: criar algo novo e diferente de tudo que existe. É uma inovação com mais riscos, mas que pode gerar mais impacto, pois é possível lançar um produto ou serviço inédito no mercado.

Inovação incremental: melhorar algo que já existe, sem provocar grandes alterações no padrão vigente. Geralmente, essa inovação é pontual. Pode ser, por exemplo, a automatização de uma linha de produção para que ela fique mais ágil. 

Veja as principais diferenças entre a inovação radical e a incremental:

Mito da inovação radical

Apesar de a inovação radical ser a mais visível e fácil de reconhecer, é errado considerá-la como único tipo de inovação. Inclusive, pode ser perigoso para uma empresa lançar continuamente inovações radicais, pois elas exigem muito investimento e levam tempo para trazer um retorno. 

Por acreditar erroneamente que esta é a única forma de inovar, muitos gestores de pequenas empresas acabam pensando que isto seja algo inalcançável e difícil demais para sua realidade. 

Inovação incremental é um caminho para começar

As inovações radicais ou ideias revolucionárias não acontecem repentinamente. Para inovar é preciso desenvolver o hábito por meio de uma cultura. Dessa forma, as melhorias graduais e contínuas, ou seja, as inovações incrementais, são o melhor caminho para empresas que querem se tornar inovadoras. Podemos dizer que elas são passos que conduzem até a inovação radical. 

Lembre-se de que inovar não é simplesmente criar algo novo ou fazer mudanças no produto ou serviço, mas, sim, aplicar soluções que agreguem valor ao seu produto ou serviço. Tudo depende da sua estratégia de negócio, ou seja, cada empresa deve construir seu planejamento, suas ações e sua cultura de inovação. 

Se por um lado a inovação radical gera mais impacto, por outro ela tem um custo maior e é mais difícil de ser gerenciada. Já a inovação incremental, por estar relacionada a melhorias em algo já existente, possui um menor risco e pode ser mais fácil de ser gerenciada. Assim, como visto, as inovações incrementais podem ser o início da construção de uma cultura de inovação no seu negócio. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Dicas para quem pensa em inovar 

E-book: Inovar é um ótimo negócio - Biblioteca interativa Sebrae 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?