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Fri Apr 28 03:05:43 BRT 2023
Inovação | MELHORIA EM DESIGN
Invista em informações visuais no e-commerce e interaja com o cliente

A organização e o design da página de sua loja virtual são decisivos para visitantes tornarem-se consumidores. É importante pensar nisso estrategicamente.

· Atualizado em 28/04/2023
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Design

O design da loja virtual tem papel importante na conversão de visitantes em clientes. Fotos em alta qualidade e apresentadas de vários ângulos são essenciais para mostrar a imagem fiel do produto e atrair o consumidor para a compra, porém é preciso que o layout da página esteja em harmonia com essa qualidade.

A arte visual da loja é o que ajuda o cliente a memorizar a marca. É preciso haver um padrão visual relacionado às cores e design adotados e, muito importante, também levar em consideração o nicho escolhido, pois o layout pode mudar, mas, dependendo de qual seja ele, não de forma brusca. Por exemplo, em um site que ofereça moda feminina, masculina e infantil,  mudar os temas do layout para acessar cada aba correspondente ao tipo de cada uma talvez seja interessante.

Uma página limpa e organizada pode contribuir para transmitir uma sensação agradável ao cliente e, como resultado, contribuir para que ele continue navegando entre as ofertas. 

Confira a seguir algumas dicas de como você pode satisfazer o cliente e atrair mais compradores para sua loja on-line.

Organização

A partir da vitrine do comércio eletrônico, que é a sua página inicial, o visitante deve encontrar uma página bem organizada, que siga um padrão de cores, fontes e informações simples e que o atraiam. Verifique também a possibilidade de inserir e exibir banners desde a primeira página, por exemplo, destacando os produtos mais vendidos do mês.

Aspectos como esses contribuem para o próximo passo, o clique em um link estratégico, convidando o cliente a conhecer mais produtos, serviços ou itens específicos.

Categorias

Uma dica de organização é classificar os produtos em categorias ou subcategorias de marcas, fabricantes, cores e tamanhos, sendo possível inserir um filtro por características, facilitando a pesquisa do seu cliente.

Além disso, é importante lembrar que a facilidade de navegar na loja pode contribuir para o objetivo final, a compra. Se o cliente encontrar muitas complicações ou não entender o caminho para finalizá-la, possivelmente desistirá.

Interação

Além de organizado, o ambiente da loja virtual precisa facilitar e proporcionar a interação com o visitante.

Vídeos explicativos e demonstrativos são itens que colaboram para essa interação. Eles podem fornecer informações sobre o uso ou manuseio dos produtos e isso pode fazer a diferença no momento da compra.

Claro que não pode faltar o convite para que o cliente se inscreva e receba, por e-mail ou mensagens em seu celular, as novidades da loja e, se fizer parte da estratégia da empresa, pode ser oferecido algum desconto, oferta ou brinde caso o cliente se inscreva.

As grandes empresas estão apostando muito na UX - User Experience, ou experiência do cliente, pois já foi comprovado que o cliente precisa sentir-se bem ao navegar num site, pois caso não se sinta, permanecerá um tempo mínimo dentro da página seu e-commerce. 

Perfil do cliente

Quando se fala de organização, design da página e interação com o visitante ou possível cliente, não se pode deixar de lado o perfil do consumidor.

Tudo deve ser pensado e planejado de acordo com a linguagem e o perfil do público que aquele produto ou serviço pretende alcançar.

Por exemplo, para um perfil de clientes jovens, uma linguagem coloquial pode agradar mais do que o excesso de formalidade; porém se o seu nicho for de pessoas mais maduras, um tom formal pode conquistar mais confiança e facilidade de levar o produto para o carrinho de compras. 

Dessa forma, ele poderá sentir-se em casa e voltar mais vezes ao ambiente virtual.

Links e feedback

O menu de escolha de itens é comum em lojas virtuais. Ele pode funcionar também para que o visitante conheça melhor a empresa.

Com opções organizadas, é importante que o menu apresente links que deem acesso a produtos ou forneçam informações importantes, que influenciem o cliente na hora da compra.

Outra dica é a utilização de ferramentas especializadas em feedbacks de clientes. Na página de cada produto, por exemplo, podem aparecer informações sobre os prós e contras do seu uso.

A sinceridade e a transparência na relação entre o cliente e a loja virtual podem contribuir para outras compras e também para a progressão do e-commerce, afinal de contas, assim o cliente se sentirá seguro em comprar em sua loja e provavelmente voltará e a indicará a familiares e amigos.

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