this is an h1

this is an h2

Tue Mar 21 22:01:14 BRT 2023
Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Invista no turismo receptivo e lucre mais

O turismo receptivo está em crescimento, mas ainda é pouco explorado, indicando um mercado promissor para as agências turísticas.

· Atualizado em 21/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Quando se viaja a uma determinada cidade pela primeira vez, é sempre bom ter alguém para nos orientar sobre hospedagem, restaurantes, pontos turísticos ou mesmo locais não convencionais.

Isso se chama turismo receptivo, que é uma modalidade de turismo especializada em receber visitantes, seja a lazer ou a negócios.  

O turismo receptivo dá suporte a quem precisa se deslocar na cidade mas é mais comumente utilizado por quem viaja a negócios ou participa de congressos. 

A contratação de uma agência local para o receptivo facilita a estada, tornando-a mais confortável. Guias turísticos conhecem tudo sobre a cidade em que o visitante se encontra, dão dicas sobre atrações locais, compram ingressos antecipados e planejam todos os detalhes para entretê-lo.

Assim, o tempo é otimizado para que todos os momentos sejam bem aproveitados. 

No instante em que o turista desembarca em um aeroporto, um profissional da agência de turismo receptivo estará na área de desembarque com uma placa com o nome do visitante ou da organização que ele representa esperando para levá-lo até o meio de hospedagem escolhido. 

Em se tratando de turismo de lazer, o guia que acompanha o grupo ao longo do caminho vai contando um pouco sobre o destino e fazendo com que o turista se sinta mais ambientado ao local. Ele também aproveita para oferecer os passeios que podem ser feitos no destino e já combinam os dias para pegá-los no hotel. 

Empreendimento em turismo receptivo 

O turismo receptivo é um setor que está em crescimento, mas ainda é pouco explorado pelas agências de viagem. O bom da história, é que este negócio é muito promissor, com um amplo mercado a ser conquistado.  

Empreender nesta área exige do profissional conhecimento profundo do local de atuação (cidade ou da região), além de criatividade para inovar e oferecer aos turistas produtos diferenciados e convidativos. 

Investir em uma agência de turismo receptivo é muito compensador para quem está pensando em abrir uma empresa no segmento turístico. Entretanto, o desenvolvimento desse serviço depende de algumas características regionais para atrair visitantes, como por exemplo: 

  • Patrimônio histórico e cultural; 
  • Recursos naturais; 
  • Centros de negócios; 
  • Infraestrutura de hospedagem; 
  • Posicionamento geográfico adequado; 
  • Atrações diferenciadas e convencionais; 
  • Infraestrutura local. 

Por sua vez, os turistas que contratam os serviços de uma agência de turismo receptivo buscam: 

  • Segurança; 
  • Conforto; 
  • Privacidade; 
  • Praticidade; 
  • Boas experiências; 
  • Guias com domínio de um ou mais idiomas; 
  • Profissionais com capacidade de resolver rapidamente imprevistos. 

As agências de turismo receptivo precisam ter guias especializados e roteiros variados para diversos tipos de turistas.  

Tomemos como exemplo a região das Serras Gaúchas. Um roteiro de ecoturismo deve incluir os cânions e cachoeiras da região.

Já um roteiro histórico-cultural, passa pelas fazendas históricas e vinícolas do Vale dos Vinhedos, pelo passeio com o trem e vinho no trem Maria Fumaça e pela Epopeia Italiana, que percorre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa – região repleta de boas vinícolas e ótimos restaurantes. 

Já um roteiro gastronômico, pode incluir o Brunch de Gastronomia Afetiva na Casa da Vó Ivonne e os diversos tours de jantares gaúchos e suíços.  

Para quem gosta de compras, Carlos Barbosa é o berço da Tramontina, é grande o número de turistas que reservam uma passadinha na loja de fábrica da famosa marca nacional. 

As agências de turismo receptivo devem desenvolver os seus serviços e as suas estratégias de comunicação de forma a deixar evidente para o seu público-alvo os benefícios em contratar os seus serviços. 

Empreendedores do turismo receptivo devem investir muito em treinamento e capacitação dos seus colaboradores, além de fazer pesquisas para descobrir o que o turista quer conhecer no destino.  

Conclusão 

Viajar é sempre algo mágico. Há quem acredite que as viagens regulam a imaginação por meio da realidade, de modo que, ao invés de imaginarmos como as coisas talvez sejam, nós as vemos como elas realmente são.

Há quem viaje pelo simples propósito de viajar, pela sedução de se mover. E há quem pense que as pessoas não fazem as viagens, mas as viagens é que fazem as pessoas. Seja como for, todos precisarão de um agente de viagem. 

Para saber mais sobre planejamento de sua empresa, acesse Crescimento planejado e orientado para resultados, do Sebrae. 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?