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Mon Aug 07 16:09:56 BRT 2023
Mercado e Vendas | RELACIONAMENTOS COM CLIENTE - CRM
Já pensou em criar um clube de assinatura?

Os clubes de assinatura já movimentam mais de R$ 1 bi por ano no Brasil

· Atualizado em 07/08/2023
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O segmento de clubes de assinaturas não é novidade e não se aplica somente ao varejo online, mas também em formatos que vieram antes da internet, como por exemplo revistas e jornais. Segundo uma pesquisa realizada pela Betalabs com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), os clubes de assinatura movimentaram cerca de R$ 1 bilhão na economia brasileira.

O clube de assinatura é uma forma de venda recorrente. São planos geralmente mensais, semestrais ou anuais contratados para entregar produtos em um determinado prazo, geralmente diário, semanal ou quinzenal.

Os clubes de assinatura se assemelham a serviços de streaming, como o Netflix e o Spotify. Você paga um valor e recebe um benefício. No caso de clubes de livros, você recebe uma obra; em clubes de alimentação você recebe marmita, cestas, entre outras modalidades.

Vantagens do clube de assinatura

Para o vendedor, a vantagem é clara: gerar uma venda recorrente e garantir uma receita fixa. Essa receita pode ser adiantada e voltada para novos investimentos ou recebida mensalmente.

Os clubes criam uma novidade para o varejista: a previsibilidade de receita. Não é necessário recomeçar do 0 todo mês. Você já sabe o que precisa ter em estoque e o quanto deve receber. Essa previsibilidade é ótima para o vendedor.

Já para o cliente, o conforto de não precisar sair de casa é uma grande vantagem. A tranquilidade de receber sazonalmente o pedido é outra. Além da comodidade, o valor pode ser visto como uma vantagem, já que planos de longa duração geralmente apresentam desconto para o assinante.

Para as empresas, quanto mais duradouro for o plano, melhor. Mas é difícil convencer o cliente a escolher essa opção. Então, as empresas oferecem planos com 5 ou 10% de desconto, por exemplo. Assim, este ‘acordo’ fica bom para todo mundo.

Como criar um clube de assinatura

A seguir, alguns itens que devem ser observados no processo de criação de um clube de assinatura:

1. Defina o seu produto/serviço

A primeira coisa que você precisa ter bem definida é qual produto ou serviço você venderá por assinatura. É um clube de benefícios? Se sim, quais serão eles? É um clube de livros? O que você irá enviar na box, apenas o livro, ou um brinde extra?

É preciso que você tenha tudo isso listado para poder calcular qual o valor que você gastará em cada box.

2. Invista na construção da sua marca

A comunicação da sua marca é uma das partes mais essenciais, afinal, quando alguém assina um clube, ela está comprando não apenas o produto, mas também a experiência.

Investindo na sua construção de marca e em um bom planejamento com um profissional de branding, você terá as diretrizes norteadoras para definir a sua identidade visual, o seu posicionamento nos meios digitais, os seus diferenciais perante os concorrentes, entre diversos outros aspectos!

3. Defina a sua embalagem

Uma vez que você já tem os aspectos da sua marca bem definidos, está na hora de definir como será a sua embalagem, a qual deve ser bem coerente com o tom da sua marca e com a sua identidade visual.

A aposta da maioria dos clubes é utilizar caixas bem decoradas que conversam com o posicionamento da marca, para agregar na experiência de compra dos clientes.

4. Calcule o valor ideal da sua assinatura

O preço da assinatura é uma estratégia de venda, então ele deve ser pensado com cuidado na hora de criar um clube de assinaturas, pois isso será decisivo para conquistas novos consumidores, fidelizar os clientes atuais e melhorar o relacionamento da sua marca com o seu público.

Sabemos que o valor da sua assinatura, dependerá dos produtos que estão sendo comercializados, mas para chegar ao preço ideal você pode se basear nas seguintes questões:

  • Custo com os produtos;
  • Custos com transporte;
  • Custos com marketing e divulgação;
  • Custos administrativos;
  • Valor agregado à compra;
  • Quantidade de vendas mensais.

Uma dica é criar diferentes planos de assinatura com diferentes valores para o seu cliente final ter opções que caibam dentro do orçamento. Você pode, por exemplo, oferecer um desconto para quem assinar o um plano semestral ou trimestral, garantindo, também, a fidelização dos clientes.

5. Invista em uma plataforma de gestão de assinaturas

O clube de assinatura é caracterizado pela venda recorrente, que pode ser semanal, quinzenal, mensal ou seguindo outro período qualquer. Então, nesse sistema, o cliente paga (dentro do período estabelecido) para receber produtos exclusivos em casa.

No entanto, o envio do boleto ou a cobrança direta via cartão de crédito é algo que precisa ser automático, facilitando a gestão do negócio.

Portanto, na hora de escolher uma plataforma de clube de assinatura, prefira a plataforma que ofereça um sistema de pagamento recorrente e automático.

Além disso, é essencial escolher uma solução que te atenda de ponta a ponta desde o início! Veja o que uma plataforma de assinatura precisa ter para facilitar a gestão e alavancar suas vendas:

  • Website de venda personalizado;
  • Retentiva de recuperação de inadimplentes;
  • Análises em tempo real;
  • Sistema de gestão;
  • Segurança nas transações;
  • Diversos meios de pagamento;
  • Não cobrar percentual sobre as vendas.

6. Invista na divulgação

Por fim, agora que o seu clube já está completo e pronto para entrar no ar, é preciso que você invista nos canais de comunicação, para que o seu produto seja bem divulgado e conquiste cada vez mais clientes.

Contrate um profissional ou uma empresa para cuidar das suas redes, e reserve um orçamento para cuidar de anúncios pagos nas mais diversas plataformas, como Facebook Ads e o Google Ads.

Saiba mais:

Artigo criado a partir do conteúdo do Blog Sebrae PR: https://sebraepr.com.br/comunidade/artigo/como-montar-um-clube-de-assinatura

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