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Inovação | INOVAÇÃO EM NEGÓCIOS DIGITAIS
Jovem maquiadora cria modelo de negócio nômade

Conheça a história de uma brasiliense que consumia tutoriais de beleza como hobby e depois se tornou maquiadora e empreendedora

· 05/04/2023 · Atualizado em 24/08/2023
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Giovana Fernandes sempre foi apaixonada por conteúdos de beleza, principalmente tutoriais de maquiagem disponíveis na internet. Quando estava prestes a entrar na faculdade, a mãe dela sugeriu que ela fizesse um curso para trabalhar como maquiadora e, assim, conseguir arcar com as despesas do estudo enquanto não se formava no ensino superior.  E foi o que ela fez, sem imaginar que a opção pelo trabalho nas horas de folga seria tão impactante em sua vida. Durante a faculdade de design de moda, ela chegou a participar de diversos eventos da área, mas sempre com o que mais lhe chamava atenção era a maquiagem das modelos e, assim, o que era apenas um hobby passou a ser o foco de sua carreira.

Pensando em aprimorar seu conhecimento, Giovana estudou com uma maquiadora renomada de Brasília. “O curso durou quatro dias, mas foi o suficiente para abrir portas. Passei a treinar bastante minha técnica de maquiar na minha mãe e nas minhas amigas”, lembra. Em 2018, a maquiadora decidiu atender em domicílio, tanto na casa das clientes quanto em sua própria casa, oferecendo serviços como fox eyes, maquiagem express, maquiagem beauty e o pacote noivas. Esse modelo de negócio nômade ganhou corpo e se tornou uma marca, a G Fernandes Makeup. 

Assim como todo profissional de beleza que inicia no mercado, Giovana enfrentou dificuldades para conseguir clientes, mas depois de dominar as redes sociais, ela nunca mais teve esse problema. “A cada maquiagem que fazia eu postava nas redes sociais para mostrar o meu trabalho e revelar os produtos que eu tinha utilizado”, destaca.

Antes de cada atendimento, ela organiza todos os produtos que precisa levar conforme o perfil das clientes e tipo de maquiagem que elas desejam. De acordo com a maquiadora, trabalhar com produtos de qualidade e demonstrar cuidado com as clientes é fundamental para fidelizar a clientela e manter a agenda sempre cheia.  “Quando inicio uma maquiagem sempre utilizo produtos descartáveis, como esponja de maquiagem e pincéis, para evitar contaminação. Assim que termino o trabalho, entrego todos os pincéis usados para a própria cliente”, acrescenta.

Outro cuidado que a maquiadora mantém é evitar o atendimento de mais de cinco clientes por dia. “Às vezes, fico tão cansada que não consigo entregar resultado perfeito para todas, então, para evitar falta de qualidade da minha parte, eu prefiro remarcar ou deixar de atender, se não tiver outro jeito”, comenta.

Este ano, a maquiadora planeja realizar o sonho de inaugurar um estúdio de maquiagem para concentrar seus serviços e acomodar melhor as clientes. A ideia de criar esse espaço surgiu após uma conversa com duas amigas, a esteticista Adriana e a maquiadora Sara, que também atenderão no local.

Ainda em 2023, Giovana também pretende começar um projeto com fotógrafos para visitar e maquiar mulheres com câncer, fazer sessões de fotos e ajudar a devolver a autoestima e a felicidade que essas pacientes perderam durante o tratamento de quimioterapia.

3 dicas para alavancar sua carreira de maquiadora

Existem várias estratégias para auxiliar no crescimento profissional, assim como roteiros que auxiliam em relação a abertura e o gerenciamento de um novo negócio, e o Sebrae pode lhe ajudar muito nesse aspecto. Aqui, três dicas para quem está começando:

  1. Invista em capacitação: seja via online ou presencial, busque aprendizado com profissionais renomados do mercado. O Sebrae, por exemplo, disponibiliza vários cursos em formato EAD e todos gratuitos.
  2. Pratique marketing de relacionamento: mantenha atualizados os contatos de clientes e invista em promoções em datas comemorativas, descontos para clientes fiéis etc. Oferecer algum diferencial no atendimento sempre encanta, como Giovana faz ao utilizar pincéis individuais e depois presentear as clientes com os utilizados para a maquiagem dela é uma ideia.
  3. Use as redes sociais a seu favor: capriche nas fotos e na produção de vídeos e poste detalhes do seu trabalho. Lembre-se de que para mostrar uma maquiagem bonita é necessário que a luz esteja favorável, portanto se não domina o assunto busque informações na própria internet para aprimorar suas postagens.

Saiba mais:

O maquiador profissional precisa investir em atualização constante

O Portal do Sebrae Beleza traz dicas e informações sobre empreendedorismo, mercado, tendências e como ser bem-sucedido no seu negócio.

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