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Fri Jan 13 20:14:43 BRT 2023
Mercado e Vendas | FRANQUIA
KPIs são estratégicos para medir o desempenho do seu negócio

Os chamados indicadores-chave de desempenho são um apoio importante na definição de estratégias para atingir determinada meta. Conheça a técnica KPI.

· 11/01/2023 · Atualizado em 13/01/2023
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Você já ouviu falar de KPIs? Esta sigla corresponde ao termo em inglês “Key Performance Indicator”, e refere-se a uma técnica de gestão conhecida em português como indicador-chave de desempenho. Em princípio, os KPIs facilitam a transmissão da visão e missão de uma determinada empresa para funcionários que não ocupam cargos elevados. Esse modelo também é especialmente útil para o setor de franchising, permitindo aos franqueados a possibilidade de gerir os negócios a partir de indicadores-chave levantados pelo franqueador. 

Um indicador-chave de desempenho funciona como um veículo de comunicação, garantindo, na cadeia produtiva, que todos entendam como os seus trabalhos são importantes para o sucesso ou falta de sucesso da organização. A ideia desse sistema é criar ações de melhorias para os pontos identificados como problemáticos por meio dos KPIs.

Para que servem os KPIs

Na prática, os KPIS permitem ao empresário entender, de forma quantificável, se os objetivos do negócio estão sendo atingidos. Obter essa informação pode ser estratégico para o seu sucesso, pois vai permitir que você descubra quais são as etapas menos produtivas de uma cadeia de serviços, colaborando para ganhar maior competitividade no mercado.

É por meio dos KPIs que a empresa vai tomar decisões importantes para melhorar os resultados atuais, pois eles oferecem informações concretas e confiáveis para justificar as mudanças. Tais métricas permitem aos gestores olharem com mais precisão para os problemas do negócio e definir estratégias para melhorar as rotinas internas. O resultado são os ganhos em competitividade que permitem atender a um público maior com alta qualidade. 

Os KPIs não servem apenas para analisar se tudo está correndo bem ou indo mal. Eles trazem insights preciosos sobre o que pode ser melhorado e o que pode ser eliminado em suas estratégias.

Na área de vendas, por exemplo, se a equipe está longe de bater a meta de crescimento dos resultados, esses indicadores podem ajudar o time a avançar por meio de ações como recuperação de oportunidades de vendas perdidas ou focar em segmentos com ciclo mais rápido de fechamento. 

Gestão de desempenho para o sucesso do franchising

Um dos grandes desafios para a construção de um KPI é a definição da meta a ser alcançada. Se você é franqueado de uma marca e quer usar essas metas para crescer seu negócio, precisa saber exatamente aonde quer chegar e quais são os passos necessários para se atingir esse objetivo.

 Para isso, você vai precisar de algum tipo de metodologia. Um exemplo é a “Smart”’, uma sigla que reúne os atributos “specific, measurable, attainable, relevant e time-bound”. Na tradução para o português: específico, mensurável, atingível, relevante e temporizável.

No caso de uma empresa que pretende aumentar o ticket médio por cliente em 35%, mensurado por meio de software financeiro, em um prazo de dois anos, a metodologia deve considerar:

(S) Específico: ticket médio por cliente;

(M) Mensurável: medido por meio de software financeiro;

(A) Atingível: lançamento de novos benefícios para agregar valor ao produto/serviço;

(R) Relevante: o aumento do ticket médio permite maior saúde financeira para a empresa;

(T) Temporizável: durante um ano.

Experiência do franqueador a serviço do franqueado

Conhecer os indicadores da sua franchising com o auxílio da experiência do franqueador é uma estratégia importante para atingir seus objetivos empresariais. Neste contexto, um KPI bem aplicado pode trazer grandes benefícios para um negócio, permitindo o rastreamento de gargalos operacionais e problemas internos com maior agilidade e segurança.

Um KPI traz a oportunidade de criar fluxos de otimização contínua. Ao analisar quais são os fatores que mais impactam no lucro do empreendimento, o gestor pode definir uma estratégia alinhada com padrões mais amplos de qualidade e, assim, ampliar os lucros do negócio.

Como diz a célebre frase de Peter Burker: “Se você não pode medir, não pode gerenciar”. Definir metas e não alcançá-las pode ser frustrante e decepcionante, mas, mesmo os nossos erros devem ser encarados como informações importantes para apontar mudanças rumo às metas.  

Os KPIs são fundamentais para analisar o andamento em direção às metas estabelecidas, identificando ações e comportamentos específicos que vão te guiar rumo ao sucesso.

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