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Wed Apr 05 17:28:00 BRT 2023
Inovação | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Logística e tecnologia da informação - parceria mais do que necessária

Implementar tecnologias da informação pode ajudar e muito as pequenas e médias empresas a atender melhor às necessidades dos clientes.

· Atualizado em 05/04/2023
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Hoje em dia tudo está interconectado, graças à evolução do computador e da internet. O nível de informação e o modo de tratá-la também evoluiu, e com isso vão aparecendo diversas ferramentas para a análise dessas informações.

Isso, é claro, não poderia ser diferente dentro das empresas, pequenas e grandes, que seriam impensáveis sem a chamada Tecnologia da Informação, ou TI. É claro, há áreas com mais ou menos apoio da tecnologia - mas, sem dúvida, uma maior aproximação com a TI é essencial, por exemplo, no setor de logística. Implementar tecnologias de informação na logística das pequenas e médias empresas traz muitas vantagens. 

Mas, enfim, o que é “logística”? Para resumir, é a área de um empreendimento que une a empresa a seus clientes e fornecedores. É o processo de planejamento, implementação e controle, de forma eficiente e eficaz, do fluxo e armazenagem de produtos, desde a origem até o ponto de consumo - a partir dos pedidos dos clientes. 

A transferência de informações é, claro, de enorme importância na logística. A automatização, armazenamento e gerenciamento dessa informação é tão importante quanto a própria prestação de serviços. E é aí que a importância da TI fica ainda mais clara - clique aqui para conhecer, por exemplo, os desafios logísticos que a pandemia da covid-19 trouxe e como foram enfrentados 

Vamos ver como isso funciona. 

Os chamados sistemas de informações logísticas interligam as atividades da área em quatro níveis: 

  1. Existe o chamado sistema transacional, que nada mais é do que base de tudo e de onde são retiradas as informações das atividades de planejamento e coordenação. 
  2. Em um segundo momento, temos o controle gerencial; nesse momento é essencial buscar as informações no sistema transacional, para o gerenciamento das atividades logísticas. 
  3. A partir daí, aparece a necessidade de apoiar as decisões gerenciais; é quando utilizamos softwares como ferramenta decisória para as atividades operacionais. 
  4. Finalmente, há o planejamento estratégico: as informações obtidas nos três primeiros níveis entram como suporte para o desenvolvimento e melhoria permanente da estratégia logística.

Para que todo esse sistema logístico funcione, é preciso definir qual o sistema que melhor atenda às necessidades da empresa. É importante pensar sempre na melhoria no planejamento das operações de entrada e saída, na redução dos custos de processamento e na redução do estoque. 

Para isso, há uma série de ferramentas à disposição no mercado. Entre as mais usadas estão: 

Transportation Management System (Sistema de Gerenciamento de Transporte) - é um software que integra o gerenciamento de informações de manutenção, suprimentos, fretes, tráfego, faturamento, custo, planejamento, entre outras funcionalidades, reduzindo gastos e falhas operacionais.

Warehouses Management System (Sistema de Gestão de Armazéns) - sistema que aperfeiçoa todas as atividades operacionais e administrativas dentro do processo de armazenagem, incluindo recebimento, inspeção, endereçamento, estocagem, embalagem, carregamento, expedição, emissão de documentos, inventário, entre outras.

Enterprise Resource Planning, ou ERPs (Recurso de Planejamento Empresarial) - sistemas mais complexos, que integram todos os sistemas operacionais da empresa (por exemplo, o SAP, líder mundial neste mercado).

Há uma série de exemplos que indicam a melhor maneira (e os resultados dessas escolhas) de usar a TI nos processos logísticos: 

1. Na integração de processos: permite a comunicação em tempo real, agilizando a conclusão das atividades.

2. Para rastrear as cargas em tempo real: acompanhar os transportes em tempo real permite resolver ocorrências no momento em que acontecem.

3. Para utilizar com mais eficiência a tecnologia mobile: permite o acesso ao sistema e às informações de qualquer lugar, a qualquer momento, podendo ser usadas por gestores em tempo real para garantir o fluxo dos processos.

4. Na gestão de estoque: permite eliminar a necessidade de trabalhos manuais, reduzir os índices de erros e aumentar a segurança e confiabilidade das informações.

Vamos lá: quais os benefícios do uso da tecnologia da informação na logística? 

Bem, são muitos: agilidade nos processos e nas entregas, redução de custos e falhas, melhoria do planejamento e, o mais importante, a satisfação do cliente. Tudo isso acompanhado do aumento da lucratividade da empresa. Precisa dizer mais? 

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