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Mon Jun 05 22:03:24 BRT 2023
Mercado e Vendas | AMBIENTE DE VENDA
Lojas compartilhadas: uma alternativa para reduzir custos

O modelo de espaços colaborativos pode reduzir custos para empreendedores e facilitar a entrada em grandes centros comerciais.

· Atualizado em 05/06/2023
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A loja compartilhada ou colaborativa é um modelo de negócio fundamentado nos princípios da economia colaborativa. São várias lojas e empreendimentos dividindo um mesmo espaço, que costuma ser separado por nichos, araras e boxes, dependendo do tipo de serviço ou produto que está sendo oferecido. Esses espaços podem conter de tudo: desde uma loja de roupas e sapatos até um salão de beleza, por exemplo – o espaço alugado é bem limitado, mas é o ideal para começar a trabalhar e o preço também é condizente com a realidade do empreendedor. O importante é ter um espaço decente para iniciar as operações e, assim, com o tempo, ir expandindo, gradativamente.

Existem dois tipos principais de aluguel dentro de uma loja compartilhada: o expositor fixo e o expositor flutuante.

O fixo seria um compromisso mais duradouro com o local, onde o empreendedor paga uma taxa mensal e uma porcentagem do seu lucro do mês (variando de acordo com o contrato).

O flutuante aluga apenas um espaço provisório, funcionando como um período de teste; geralmente, não é cobrada nenhuma taxa fixa, apenas a porcentagem do lucro do período em que ele atuar dentro do estabelecimento.

Benefícios da loja colaborativa

Este é um modelo de negócio com vários benefícios, não só para o responsável por ele, mas também para os empreendedores que não têm condições de manter um espaço físico e precisam contar com este tipo de estrutura para iniciar o negócio. 

Algumas vantagens do modelo para os empreendedores:

  • Por ser um espaço compartilhado, custos com água, energia, colaboradores e sistema de cartão de crédito são minimizados;
  • Não se preocupar com a manutenção do espaço físico, permite que as lojas foquem na produção;
  • Fornece visibilidade para novos talentos;
  • Permite que o consumidor tenha acesso a produtos diversificados;
  • Acesso aos melhores pontos comerciais. O custo de um bom ponto comercial é dividido entre todos os empresários participantes;
  • O modelo possibilita que as lojas façam parcerias entre si;
  • Não é necessário que o empreendedor fique constantemente no espaço, pois o local disponibiliza vendedores.

Vantagens para os clientes

  • Acesso a produtos diferenciados, complementares ou substitutivos em um mesmo local;
  • Possibilidade de compras de produtos e serviços direto do produtor/fornecedor;
  • Possibilidade de um canal de comunicação e de relacionamento direto com produtor/prestador de serviço.

Vantagens para o proprietário da loja colaborativa

  • Diminuição dos riscos de inadimplência, pela locação de um único espaço para vários empresários/negócios independentes;
  • Maior fluxo de clientes, em função da maior diversidade do mix de produtos e serviços e constante atualização dos mesmos;
  • Público diferenciado e fiel, em função do relacionamento direto com os fornecedores dos produtos e serviços ofertados;
  • Redução da sazonalidade de demanda, pela oferta de produtos distintos/diferenciados. 

Cada loja colaborativa possui suas próprias regras, normas e políticas de funcionamento. Por isso, antes de aderir a esta iniciativa, é importante que leve em consideração alguns pontos, como:

  • Saiba mais sobre a loja colaborativa

A primeira coisa a ser feita é buscar mais informações sobre a loja colaborativa que você deseja integrar. Observe a sua movimentação, o seu público, assim como o perfil das outras lojas que fazem parte do grupo de expositores. Com isso, você consegue identificar se há compatibilidade do seu negócio com a loja escolhida. 

  • Elabore estratégias para atrair seus clientes

Depois de escolher a loja, o segundo passo é atrair seus clientes. Escolha cuidadosamente onde seus produtos serão expostos, evitando, sempre, misturá-los com segmentos diferentes dos seus. Este cuidado é importante, pois, caso contrário, isso pode acabar atrapalhando a comunicação com o seu público. 

Use o poder do coletivo a seu favor, mas não deixe a divulgação toda por conta do empreendedor do espaço. Crie a sua estratégia e busque atrair o público que mais lhe interessa.

  • Acordo de parceria

Você também deve conversar com os responsáveis pela loja e saber o que acontece em caso de roubos, furtos e demais problemas que possam vir a ocorrer. Além disso, verifique se os vendedores conhecem seu produto, para oferecê-los aos clientes. Leia com cuidado as cláusulas do acordo e depois de instalada a sua loja, mantenha o monitoramento de suas vendas, fique de olho em seu estoque e saiba quais produtos são os mais procurados, levando sempre em consideração o gosto de seus clientes. 

Saiba mais:

Se precisar, procure a ajuda especializada do Sebrae no seu estado.

Artigo criado a partir do conteúdo da Comunidade Sebrae PR

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