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Mercado e Vendas | DEMANDA DE CONSUMO
Longevidade gera oportunidade para profissionais da beleza

Quem trabalha no ramo da beleza pode faturar mais com a longevidade dos brasileiros. Saiba como se preparar!

· 31/10/2022 · Atualizado em 22/11/2022
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De acordo com o Censo Demográfico 2022, o Brasil tem 51,7% de mulheres e 16,7% de idosos. Em algumas regiões, um em cada quatro habitantes é idoso. Esses dados podem ajudar empreendedores a compreender o momento atual do mercado, prever o andamento em alguns anos e desenvolver ideias para remodelar seus negócios. Profissionais que trabalham com a beleza podem ver os números da longevidade como uma grande oportunidade para gerar renda hoje e amanhã!

Beleza na terceira idade

Com o avanço da tecnologia e o crescente número de pessoas nas redes sociais, existe uma preocupação ainda maior com a própria imagem. Assim, estar bem apresentado pessoalmente e no mundo on-line é muito importante para a maioria das pessoas. Além disso, já existem diversos influenciadores da terceira idade na internet, o que acaba sendo um incentivo para homens e mulheres continuarem investindo na aparência social e cultivando sua autoestima. 

Cada vez mais, mulheres acima dos 60 anos vêm buscando procedimentos estéticos e recorrendo a salões de beleza para os mais diversos serviços. Isso mostra que pensar nesse público é um investimento certo para negócios do ramo que buscam se estabilizar e crescer. 

O desafio e a vantagem em atender a terceira idade

Os empreendedores que desejam atender esse público devem ter em mente que ele demanda uma exigência maior. Isso ocorre porque essas pessoas possuem experiência com diferentes serviços de beleza e já sabem do que gostam e como gostam. Mas, como existe gosto pra tudo, a exigência não deve ser algo a temer. Basta saber identificar quais as dores do seu potencial cliente e como um serviço pode saná-las. Desse modo, não é necessário oferecer tudo, mas demonstrar qualidade na entrega. 

Um incentivo para especializar-se e buscar clientes com mais de 60 anos é o poder aquisitivo. Essas pessoas, que geralmente estão estabilizadas em suas carreiras ou até aposentadas, possuem uma renda determinada e sabem o quanto podem investir. Fidelizar clientes da terceira idade pode ser excelente, pois eles já sabem o quanto podem gastar mensalmente com beleza. Eles também podem ser um canal rico de indicação, pois sua experiência desperta confiança.

Gerando oportunidades
  • Atendimento cuidadoso: esse é o primeiro passo para ganhar a simpatia da população 50+.
  • Representatividade: tenha colaboradores mais velhos na comunicação da empresa para que o público se sinta confortável.
  • Cases de sucesso: apresente resultados de serviços feitos em pessoas com a pele madura e/ou cabelo grisalho.
  • Cuidado com a comunicação: esses clientes não querem ser chamados de idosos, pois a longevidade é maior e o que eles buscam é jovialidade.

Os profissionais da beleza já sabem que a comunicação é muito importante nesse ramo, uma vez que uma boa conversa é a cereja do bolo para quem frequenta salões de beleza - e, para a terceira idade, isso é essencial. Também é necessário ter paciência e jogo de cintura para lidar com diversos assuntos. 

Um bom empreendedor sempre está atento a novas oportunidades de negócio, e a longevidade da população pode levar seu empreendimento mais longe! Lembre-se: um bom atendimento ao público 50+ pode te beneficiar com mais clientes e, consequentemente, com um faturamento maior. 

Clique aqui para conhecer o potencial do mercado da terceira idade!


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